Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23151 |
Resumo: | A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma. |
id |
RCAP_999f0495dc178067c345cd34d156604e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23151 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de AveiroDesignCartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20Cartazes - DesignArtes gráficasIconografiaPatrimónio cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma.The present investigation has as object of study the poster of Portuguese tourism in the middle of the 20th century, and materializes in a project that starts from a structural analysis of these same posters for a reinterpretation of graphic driven content as an argument for the symbolic valorization of the cultural heritage of the region of Aveiro. With tourism as a sector of great importance from the strategic point of view in the Portuguese economy, it is intended to revive the role of the poster as a vehicle for dissemination, cultural affirmation and sharing of experience, trying to understand also how important this is in the tourism context. The methodology was based on a documentary analysis of posters that refered the Aveiro region. The analysis of the posters was made based on its formal and aesthetic structure in order to perceive the essential elements in its construction and organization of communication elements. Taking these structural aspects into account, it was then reinterpreted and adjusted to the current reality and region of Aveiro, passing through a channeling of elements that are denominated as identifiers of the region itself and that can in a way be promoters of the region in a iconographic and touristic context. This study intends to revive the importance of the poster as a vehicle for communicating the iconography of a region and to understand the importance of the role of the travel poster on its dissemination.Universidade de Aveiro2018-05-15T16:25:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23151TID:201941414porPereira, Rafael Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:09Zoai:ria.ua.pt:10773/23151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:02.114170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
title |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
spellingShingle |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro Pereira, Rafael Mendes Design Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 Cartazes - Design Artes gráficas Iconografia Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 |
title_short |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
title_full |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
title_fullStr |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
title_full_unstemmed |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
title_sort |
Cartaz turístico : valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro |
author |
Pereira, Rafael Mendes |
author_facet |
Pereira, Rafael Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rafael Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 Cartazes - Design Artes gráficas Iconografia Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 |
topic |
Design Cartazes - Turismo - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 Cartazes - Design Artes gráficas Iconografia Património cultural - Aveiro (Portugal) - Séc. 20 |
description |
A presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz de turismo português nos meados do séc. XX, e materializa-se num projeto que parte duma análise estrutural desses mesmos cartazes para uma reinterpretação de teor gráfico como argumento à valorização simbólica do património cultural da região de Aveiro. Tendo o turismo como um sector de grande importância do ponto de vista estratégico na economia portuguesa, pretendese reviver o papel do cartaz como veículo de divulgação, afirmação cultural e de partilha de experiência, tentando perceber ao mesmo tempo até que ponto este é importante no âmbito turístico. Como metodologia partiu-se de uma análise documental de cartazes referentes à região de Aveiro. A análise dos cartazes foi feita com base na sua estrutura formal e estética por forma a perceber os elementos essenciais na sua construção e organização de elementos de comunicação. Tendo estes aspetos estruturais em conta, passou-se então à reinterpretação e ajustamento à realidade atual e região de Aveiro, passando por uma canalização de elementos que se denominam como identificativos da região em si e que podem de certa forma ser promotores da região num contexto iconográfico e turístico. Pretende-se com este estudo reviver a importância do cartaz como veículo de comunicação da iconografia de uma região e perceber a importância do papel do cartaz turístico na divulgação da mesma. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-15T16:25:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23151 TID:201941414 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23151 |
identifier_str_mv |
TID:201941414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624073437184 |