Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, José Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira, Balca, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24131
https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
Resumo: Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pósdoutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.
id RCAP_99a0207d0ac724fcf3db4c073a391ecd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.AutonomiaEscolaLeitorLiteraturaEste texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pósdoutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.Revista de Letras, v. 20, n. 30, p.54-65 https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/86952019-01-21T15:56:27Z2019-01-212018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24131http://hdl.handle.net/10174/24131https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695por2179-5282ndndapb@uevora.ptDebus, José CarlosSouza, Renata JunqueiraBalca, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:52.209908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
title Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
spellingShingle Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
Debus, José Carlos
Autonomia
Escola
Leitor
Literatura
title_short Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
title_full Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
title_fullStr Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
title_full_unstemmed Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
title_sort Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal.
author Debus, José Carlos
author_facet Debus, José Carlos
Souza, Renata Junqueira
Balca, Angela
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira
Balca, Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, José Carlos
Souza, Renata Junqueira
Balca, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Escola
Leitor
Literatura
topic Autonomia
Escola
Leitor
Literatura
description Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pósdoutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-21T15:56:27Z
2019-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24131
http://hdl.handle.net/10174/24131
https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
url http://hdl.handle.net/10174/24131
https://doi.org/10.3895/rl.v20n30.8695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2179-5282
nd
nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras, v. 20, n. 30, p.54-65 https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
publisher.none.fl_str_mv Revista de Letras, v. 20, n. 30, p.54-65 https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136630901047296