Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 |
Resumo: | Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo. |
id |
UTFPR-10_89867a547fdefe0ea3753e8faddd8bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8695 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e PortugalEducaçãoAutonomia; Escola; Leitor; LiteraturaEste texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Debus, Jose Carlos SantosSouza, Renata Junqueira deBalça, Angela Maria2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/869510.3895/rl.v20n30.8695Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n30reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:20:22Zoai:periodicos.utfpr:article/8695Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:20:22Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal Debus, Jose Carlos Santos Educação Autonomia; Escola; Leitor; Literatura |
title_short |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_full |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
title_sort |
Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal |
author |
Debus, Jose Carlos Santos |
author_facet |
Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debus, Jose Carlos Santos Souza, Renata Junqueira de Balça, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autonomia; Escola; Leitor; Literatura |
topic |
Educação Autonomia; Escola; Leitor; Literatura |
description |
Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 10.3895/rl.v20n30.8695 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v20n30.8695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n30 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713881655738368 |