Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, Jose Carlos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de, Balça, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
Resumo: Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil  como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.
id UTFPR-10_89867a547fdefe0ea3753e8faddd8bd8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8695
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e PortugalEducaçãoAutonomia; Escola; Leitor; LiteraturaEste texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil  como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Debus, Jose Carlos SantosSouza, Renata Junqueira deBalça, Angela Maria2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/869510.3895/rl.v20n30.8695Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n30reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:20:22Zoai:periodicos.utfpr:article/8695Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:20:22Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
spellingShingle Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
Debus, Jose Carlos Santos
Educação
Autonomia; Escola; Leitor; Literatura
title_short Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_full Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_fullStr Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
title_sort Literatura na escola: conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal
author Debus, Jose Carlos Santos
author_facet Debus, Jose Carlos Santos
Souza, Renata Junqueira de
Balça, Angela Maria
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de
Balça, Angela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, Jose Carlos Santos
Souza, Renata Junqueira de
Balça, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Autonomia; Escola; Leitor; Literatura
topic Educação
Autonomia; Escola; Leitor; Literatura
description Este texto busca apresentar pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento que envolve a literatura infantil e juvenil em cenários luso-brasileiros no contexto de pós-doutoramentos. A primeira pesquisa se interessou em saber qual o lugar da literatura na escola em contextos brasileiros e portugueses. A segunda pesquisa se propõe a investigar a literatura infantojuvenil  como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo por parte do estudante, apoiados em análises de textos literários produzidos por autores portugueses e brasileiros. No primeiro trabalho a perspectiva de análise foi organizada a partir das teorias de Jauss e Iser, que enfatizam o caráter comunicativo de uma obra literária. No segundo, o referencial se apoia em Freire, Rancière e Candido que entretecem educação e literatura. O comprometimento com o desenvolvimento da leitura e o seu papel no campo educacional tem estimulado e realizado pesquisas comparativas com investigadores brasileiros e portugueses ao longo das últimas duas décadas no sentido de contribuir no incremento do conhecimento mútuo de dois povos, Brasil e Portugal. E as ações de seus pesquisadores envolvem a temática da literatura nas relações de ensino e aprendizagem e comparam práticas de leitura literária e se interessam pela formação do leitor autônomo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
10.3895/rl.v20n30.8695
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n30.8695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8695/7774
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n30
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881655738368