As implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Lúcia Jacinta Afonso Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2932
Resumo: A implementação do Plano Tecnológico da Educação (PTE) tem como ambição colocar Portugal entre os cinco países Europeus mais avançados ao nível de modernização tecnológica do ensino. No âmbito do PTE foi promovido o apetrechamento informático das Escolas do Ensino Básico e Secundário, com vista a criar as condições necessárias à aprendizagem com base na utilização de fontes e suportes diversificados de informação, aproveitando o potencial das TIC. Para acompanhar a dotação de infraestruturas, o ministério criou o Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC, que pretendeu promover a generalização das competências digitais e pedagógicas com recurso às TIC, visando a generalização de práticas de ensino mais inovadoras e, consequentemente, a melhoria das aprendizagens dos alunos. No âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um trabalho de investigação, realizado no âmbito de um curso de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas, subordinado ao tema: Implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais. Este estudo pretende saber de que forma as medidas do PTE em implementação, referentes à modernização tecnológica, estão a ser rentabilizadas nas escolas do concelho de Vinhais. O estudo realizado foi um estudo de caso. A investigação decorreu nas escolas do concelho de Vinhais durante o ano letivo 2010/2011 e envolveu 110 docentes do pré-escolar, primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e secundário. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: um questionário e uma entrevista estruturada. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que a escola do ensino básico e secundário existente neste concelho recebeu equipamento de sobra, está a ser rentabilizado mas depara-se com problemas a nível de apoio técnico e manutenção. As outras escolas do concelho de Vinhais, da responsabilidade da autarquia, carecem de equipamento e ressentem-se da manutenção do que possuem. Os professores integram as TIC no processo ensino/aprendizagem e concordam que a integração das mesmas melhora os resultados escolares dos alunos. A nível de formação, os professores reconhecem a importância da certificação de competências TIC, lamentam que a mesma não tenha prosseguido e reconhecem que poderia ser uma mais-valia na integração de novos recursos no processo ensino/aprendizagem.
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No âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um trabalho de investigação, realizado no âmbito de um curso de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas, subordinado ao tema: Implicações do PTE nas escolas do concelho de Vinhais. Este estudo pretende saber de que forma as medidas do PTE em implementação, referentes à modernização tecnológica, estão a ser rentabilizadas nas escolas do concelho de Vinhais. O estudo realizado foi um estudo de caso. A investigação decorreu nas escolas do concelho de Vinhais durante o ano letivo 2010/2011 e envolveu 110 docentes do pré-escolar, primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e secundário. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: um questionário e uma entrevista estruturada. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que a escola do ensino básico e secundário existente neste concelho recebeu equipamento de sobra, está a ser rentabilizado mas depara-se com problemas a nível de apoio técnico e manutenção. As outras escolas do concelho de Vinhais, da responsabilidade da autarquia, carecem de equipamento e ressentem-se da manutenção do que possuem. Os professores integram as TIC no processo ensino/aprendizagem e concordam que a integração das mesmas melhora os resultados escolares dos alunos. A nível de formação, os professores reconhecem a importância da certificação de competências TIC, lamentam que a mesma não tenha prosseguido e reconhecem que poderia ser uma mais-valia na integração de novos recursos no processo ensino/aprendizagem.The implementation of the Education Technological Plan (PTE) aims at placing Portugal among the five most advanced European countries as far as technological modernization in teaching is concerned. Within the ambit of the PTE, the increase and improvement of computing materials of Basic and Secondary Schools was promoted, with the objective of creating the necessary conditions to learning based in the use of varied sources and supports of information, taking advantage of the potential of TIC (Information and Communication Technologies). To keep up with the increase of infrastructures, the ministry has created the System of Training and Certification in TIC Skills, which aimed at promoting the generalization of digital and pedagogic skills using the TIC in order to generalize more innovative teaching techniques and, therefore, to improve the students’ learning. In this Master’s Degree dissertation, a research work has been developed, in the Master’s Degree in Education Sciences, specialization area of Educational Communication and Technology, under the theme: Implications of the PTE in the schools of Vinhais. This study aims at knowing in which way the measures of the PTE that are being implemented, referring to technological modernization, are being applied in the schools of Vinhais. The study was a case study. The investigation took place in the schools of Vinhais in the school year 2010/ 2011 and involved 110 teachers of pre-elementary, elementary, 2nd “ciclo”, 3rd “ciclo” and secondary. To collect the data, the following tools were developed: a questionnaire and a structured interview. The analysis of the data allowed to conclude that the Basic and Secondary school of Vinhais has received extra equipment, which is being used, but it faces a problem related to the technical support and maintenance. The other schools of Vinhais, which the City Hall is responsible for, lack equipment and resent a suitable maintenance of the one they have got. The teachers include the TIC in their teaching process and agree that the integration of TIC actually improves the students’ school achievements. As far as training is concerned, teachers recognize the importance of TIC skills certification, are sorry that it didn’t continue and agree that it could have an extra value in the integration of new resources in the teaching/ learning process.2014-02-04T11:33:39Z2014-02-04T00:00:00Z2014-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2932porGuerra, Lúcia Jacinta Afonso Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:53.034081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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