Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, João Oliveira Lima Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11972
Resumo: Com a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf.
id RCAP_99a9a0d491b920aa04407b8fb92369cc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marcaPatrocínioNotoriedadeAtitude face aos patrocinadoresIntenção de compraSurfEventos desportivosSponsorshipAwarenessAttitude towards the sponsorsPurchase intentionSurfSport EventsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf.This study is intended to meet two objectives: i) to assess the effectiveness of the sports sponsorship through the use of measures such as brand awareness, attitude towards the sponsor and purchase intentions of the audience in the national surf circuit also known as "Moche League"; and ii) to analyze how the involvement people have to surf influence the sponsorship effectiveness. To investigate these questions, we have applied and collected 250 questionnaires in the audience of the national surf circuit. Survey results were processed by methods of descriptive statistics, Pearson correlation coefficients; mean comparison tests (t-student). The results indicate that the sponsor brand of the surf event, Moche, features high levels of recall (83,2%) and recognition (91,2%) among the spectators of the nation circuit and spectator also have favorable attitudes as well as favorable purchase intentions. There was also a significant positive correlation between attitude towards the sponsor and purchase intentions. Finally, surf practitioners and spectators of the events have a more positive attitude and greater purchase intentions of the sponsors’ products than those who do not practice surf or attend surfing events. These results should be taken into account by managers responsible for future surfing events.Biscaia, Rui Daniel Gaspar NetoRepositório da Universidade de LisboaCoelho, João Oliveira Lima Castro2016-08-19T10:04:21Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11972TID:201203065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:11.022115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
title Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
spellingShingle Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
Coelho, João Oliveira Lima Castro
Patrocínio
Notoriedade
Atitude face aos patrocinadores
Intenção de compra
Surf
Eventos desportivos
Sponsorship
Awareness
Attitude towards the sponsors
Purchase intention
Surf
Sport Events
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
title_full Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
title_fullStr Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
title_full_unstemmed Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
title_sort Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
author Coelho, João Oliveira Lima Castro
author_facet Coelho, João Oliveira Lima Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, João Oliveira Lima Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Patrocínio
Notoriedade
Atitude face aos patrocinadores
Intenção de compra
Surf
Eventos desportivos
Sponsorship
Awareness
Attitude towards the sponsors
Purchase intention
Surf
Sport Events
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Patrocínio
Notoriedade
Atitude face aos patrocinadores
Intenção de compra
Surf
Eventos desportivos
Sponsorship
Awareness
Attitude towards the sponsors
Purchase intention
Surf
Sport Events
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Com a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19T10:04:21Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11972
TID:201203065
url http://hdl.handle.net/10400.5/11972
identifier_str_mv TID:201203065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131067311980544