Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11972 |
Resumo: | Com a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf. |
id |
RCAP_99a9a0d491b920aa04407b8fb92369cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marcaPatrocínioNotoriedadeAtitude face aos patrocinadoresIntenção de compraSurfEventos desportivosSponsorshipAwarenessAttitude towards the sponsorsPurchase intentionSurfSport EventsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf.This study is intended to meet two objectives: i) to assess the effectiveness of the sports sponsorship through the use of measures such as brand awareness, attitude towards the sponsor and purchase intentions of the audience in the national surf circuit also known as "Moche League"; and ii) to analyze how the involvement people have to surf influence the sponsorship effectiveness. To investigate these questions, we have applied and collected 250 questionnaires in the audience of the national surf circuit. Survey results were processed by methods of descriptive statistics, Pearson correlation coefficients; mean comparison tests (t-student). The results indicate that the sponsor brand of the surf event, Moche, features high levels of recall (83,2%) and recognition (91,2%) among the spectators of the nation circuit and spectator also have favorable attitudes as well as favorable purchase intentions. There was also a significant positive correlation between attitude towards the sponsor and purchase intentions. Finally, surf practitioners and spectators of the events have a more positive attitude and greater purchase intentions of the sponsors’ products than those who do not practice surf or attend surfing events. These results should be taken into account by managers responsible for future surfing events.Biscaia, Rui Daniel Gaspar NetoRepositório da Universidade de LisboaCoelho, João Oliveira Lima Castro2016-08-19T10:04:21Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11972TID:201203065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:11Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:11.022115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
title |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
spellingShingle |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca Coelho, João Oliveira Lima Castro Patrocínio Notoriedade Atitude face aos patrocinadores Intenção de compra Surf Eventos desportivos Sponsorship Awareness Attitude towards the sponsors Purchase intention Surf Sport Events Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
title_full |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
title_fullStr |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
title_full_unstemmed |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
title_sort |
Patrocínio no circuito nacional de surf : estudo da notoriedade, atitude e intenção de compra dos espectadores face a uma marca |
author |
Coelho, João Oliveira Lima Castro |
author_facet |
Coelho, João Oliveira Lima Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biscaia, Rui Daniel Gaspar Neto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, João Oliveira Lima Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrocínio Notoriedade Atitude face aos patrocinadores Intenção de compra Surf Eventos desportivos Sponsorship Awareness Attitude towards the sponsors Purchase intention Surf Sport Events Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Patrocínio Notoriedade Atitude face aos patrocinadores Intenção de compra Surf Eventos desportivos Sponsorship Awareness Attitude towards the sponsors Purchase intention Surf Sport Events Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Com a realização deste estudo pretendeu-se cumprir dois objetivos: i) aferir a eficácia do patrocínio desportivo através da utilização de medidas como a notoriedade da marca, a atitude face ao patrocinador e a intenção de compra dos espectadores presentes no circuito nacional de surf (Liga Moche); ii) analisar a forma como o envolvimento das pessoas com o surf pode ter influência na eficácia do patrocínio. Para cumprir estes objetivos foram aplicados 250 questionários a espectadores presentes nas provas do circuito nacional de surf. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, testes de correlação de Pearson e de tstudent. Os resultados indicam que a marca patrocinadora do evento de surf, a Moche, apresenta elevados níveis de notoriedade espontânea (83,2%) e assistida (91,2%) entre os espectadores do circuito nacional e que os espectadores apresentam também atitudes favoráveis assim como intenções de compra favoráveis. Verificou-se também uma correlação significativamente positiva entre a atitude face ao patrocinador e as intenções de compra. Por último, os praticantes de surf e os espectadores dos eventos apresentam uma atitude mais favorável e maiores intenções de compra dos produtos patrocinadores do que os que não praticam surf nem costumam assistir a eventos de surf. Estes resultados devem ser levados em consideração pelos responsáveis de futuros eventos de surf. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-19T10:04:21Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11972 TID:201203065 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11972 |
identifier_str_mv |
TID:201203065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131067311980544 |