Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Maria da Graça da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59080
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
id RCAP_7a00259c615e6929988ac08d60d42c57
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos paisScientific literacy on earthquake: a study with Azorean students at the end of primary school and respective parentsLiteracia científicaLiteracia sobre sismosMedidas de autoproteção1.º CEBScientific literacyEarthquake literacySelf-protection measures1st CEBCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)Em Portugal, nos últimos anos, a promoção da literacia científica passou a assumir o estatuto de principal finalidade da educação em ciência. O sismo é um desastre natural, fruto de um processo geológico, que está entre os principais problemas de muitos países, sendo impossível evitá-lo, é possível dirimi-lo, pois, a extensão do dano deste desastre é inversamente proporcional ao nível de consciência das pessoas. O Arquipélago dos Açores, dado o seu enquadramento geodinâmico, é marcado por uma importante atividade sísmica e vulcânica, o que implica a necessidade da população deter determinados conhecimentos específicos sobre os sismos, as medidas de autoproteção e os comportamentos a adotar perante este evento natural. Neste sentido esta investigação pretendeu averiguar a literacia científica de alunos, no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico e respetivos pais no que concerne aos sismos. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas a 15 alunos e 15 pais, dos três agrupamentos da ilha de São Jorge, incidindo sobre as conceções, procedimentos e atitudes face aos sismos. Identificaram-se, ainda, as fontes de conhecimento, no que diz respeito aos alunos e caracterizou-se a transmissão de conhecimentos dos pais, no que à temática em estudo diz respeito. Os dados obtidos revelaram que a maioria dos participantes do estudo define os sismos como “a terra a tremer”, associando a esta conceção as suas consequências negativas em termos de danos materiais e humanos, em vez de apresentarem uma explicação científica. Existe na maioria dos inquiridos, a noção de que vivem em zona de maior risco sísmico. No entanto, tal perceção, não se traduz na adoção de um comportamento conducente com essa perceção. Reconhecem a importância de uma atitude calma, no entanto muitos dos pais admitem que esta não existirá. A grande diferença encontrada situa-se na eventual previsibilidade de um sismo, em que a maioria dos pais afirma que os animais os pressentem, enquanto que a maioria dos alunos afirma o contrário. Excecionando-se a conceção dos alunos quanto à previsibilidade dos sismos pelos animais, os resultados deste estudo são concordantes com estudos anteriores. Face a estes resultados, recomenda-se a promoção do nível de literacia funcional das populações e o incremento do seu nível de autoeficácia no que diz respeito aos sismos. Para a concretização de um comportamento de autoproteção é necessário um determinado nível de informação e a crença da eficácia da sua ação.In Portugal, in recent years, the promotion of scientific literacy has come to assume the status of main purpose of education in science. The earthquake is a natural disaster, result of a geologic process, which is among the main problems of many countries and it if is impossible to avoid it, it is possible to minimize it, because the extent of the damage of this disaster is inversely proportional to the level of people's consciousness. The Azorean Archipelago, due to its geodynamic framework, is marked by an important seismic and volcanic activity, which implies the need of the population to hold certain specific knowledge about earthquakes, the measures of self-protection and the behaviors to adopt before this natural event. In this sense, this research aimed to verify the scientific literacy of students at the end of primary school and its parents in relation to earthquakes. Data collection was done through semi-structured interviews with 15 students and 15 parents from the three groupings of the island of São Jorge, focusing on the conceptions, procedures and attitudes towards earthquakes. The sources of knowledge regarding the students were also identified and the knowledge transmission of the parents was characterized, as far as the subject under study is concerned. The data obtained revealed that most of the study participants define earthquakes as "earth shaking", associating this design with its negative consequences in terms of material and human damages, rather than presenting a scientific explanation. There is, in the majority of respondents, the notion that they live in a zone of higher seismic risk, however, such perception does not translate into the adoption of behavior conducive with this perception. They recognize the importance of a calm attitude, however many parents admit that it will not exist. The great difference found lies in the possible predictability of an earthquake, in which most of the parents say that the animals are aware of them, while most of the students say otherwise. Except for pupils' conception of the predictability of earthquakes by animals, the results of this study are consistent with previous studies. In view of these results, it is recommended to promote the level of functional literacy of populations and increase their level of self-efficacy with respect to earthquakes. Self-protection behavior requires a certain level of information and a belief in the effectiveness of its action.Varela, PauloUniversidade do MinhoTavares, Maria da Graça da Costa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59080por202168786info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:19.619216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
Scientific literacy on earthquake: a study with Azorean students at the end of primary school and respective parents
title Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
spellingShingle Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
Tavares, Maria da Graça da Costa
Literacia científica
Literacia sobre sismos
Medidas de autoproteção
1.º CEB
Scientific literacy
Earthquake literacy
Self-protection measures
1st CEB
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
title_full Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
title_fullStr Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
title_full_unstemmed Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
title_sort Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais
author Tavares, Maria da Graça da Costa
author_facet Tavares, Maria da Graça da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Maria da Graça da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia científica
Literacia sobre sismos
Medidas de autoproteção
1.º CEB
Scientific literacy
Earthquake literacy
Self-protection measures
1st CEB
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literacia científica
Literacia sobre sismos
Medidas de autoproteção
1.º CEB
Scientific literacy
Earthquake literacy
Self-protection measures
1st CEB
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59080
url http://hdl.handle.net/1822/59080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202168786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132651236360192