Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Susana Isabel dos Santos, 1980-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2473
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_99af81166682cb00070af1872f87ced6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das criançasFormação de professoresEnsino das ciências - PortugalAprendizagem escolarTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Compete à escola fomentar o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e afectivas, que permitam aos alunos serem cidadãos mais autónomos, críticos e responsáveis. O presente estudo cujo teve como principal objectivo conhecer os impactos do programa de formação em ensino experimental das ciências (PFEEC) nas aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Foram constituídas as seguintes questões de investigação: a) quais as aprendizagens dos alunos do 1º ciclo do ensino básico quando realizam actividades experimentais (tal como são propostas no âmbito do programa de formação em ensino experimental das ciências)?; b) o que pensam os alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre as actividades experimentais realizadas no âmbito do programa do programa de formação em estudo? Nesta investigação, de natureza qualitativa, participaram trezentos e dezasseis alunos do 1º CEB do distrito de Santarém (seleccionados aleatoriamente da totalidade de alunos cujos professores frequentaram o PFEEC nesse distrito no ano lectivo 2008/09) e 12 docentes seleccionados de um total de 124 participantes no programa de formação em ensino experimental das ciências. Para responder às questões foram utilizados dois métodos distintos de recolha de dados: questionários aplicados aos alunos e análise documental dos portefólios elaborados dos professores no âmbito do programa de formação. Através dos resultados obtidos pode-se constatar que os alunos realizaram, principalmente, aprendizagens ao nível de conceitos científicos, capacidades de resolução de problemas e atitudes e valores.It is the responsibility of schools to foster the development of social, cognitive and affective skills, allowing students to become more autonomous, critic and responsible citizens. The main goal of this study was to assess the impact of the training program in experimental teaching of sciences (PFEEC) in students’ learning during the 1st cycle of basic education. We had established the following research questions: What do 1st cycle of basic education students learn while performing experimental activities (as proposed under the training program in experimental teaching of sciences)? What do 1st cycle of basic education students think of the experimental activities carried out under the training program studied in this work? This research, mainly qualitative, had the participation of three hundred and sixteen students of 1st CEB from the district of Santarem (randomly selected from a total of students whose teachers have attended the PFEEC in that district during the academic year 2008/2009) and 12 teachers selected from a total of 124 participants in the training program in experimental teaching of sciences. To answer the above questions we used two distinct methods of data collection: questionnaires to students, and document-based analysis of portfolios designed by the teachers in the training program. The results show that the pupils have mostly learned at the level of scientific concepts, developing problem-solving skills, attitudes and values.Reis, Pedro, 1965-Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaBento, Susana Isabel dos Santos, 1980-2011-02-11T12:50:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:51.814628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
title Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
spellingShingle Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
Bento, Susana Isabel dos Santos, 1980-
Formação de professores
Ensino das ciências - Portugal
Aprendizagem escolar
Teses de mestrado - 2010
title_short Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
title_full Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
title_fullStr Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
title_full_unstemmed Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
title_sort Impactos do programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências nas aprendizagens das crianças
author Bento, Susana Isabel dos Santos, 1980-
author_facet Bento, Susana Isabel dos Santos, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Susana Isabel dos Santos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino das ciências - Portugal
Aprendizagem escolar
Teses de mestrado - 2010
topic Formação de professores
Ensino das ciências - Portugal
Aprendizagem escolar
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-11T12:50:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2473
url http://hdl.handle.net/10451/2473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134172851208192