O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15191
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_99b3912be989513a3f1148f2bb165095
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana MangericãoExpressividadeFlamencoRepertório de dança clássicaDom QuixoteExpressivenessFlamencoClassical dance repertoireD. QuixoteRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaNum bailado, a técnica aliada à interpretação e expressividade dos bailarinos é o ingrediente chave para que o espetáculo se torne transcendente. A dança, enquanto arte performativa, tem a capacidade de comunicar através de movimentos técnicos aliados a sentimentos internos que se exteriorizam através do corpo. Atualmente, a pressão constante por alcançar a quiçá inexistente perfeição técnica, torna-se, por vezes, uma prioridade para muitos professores, alunos, coreógrafos e bailarinos profissionais, pondo em segundo plano o trabalho expressivo, necessário para a interpretação de diferentes papéis do Repertório de Dança Clássica, promovendo a uniformidade de corpos dançantes e, consequentemente despromovendo a heterogeneidade expressiva dos bailarinos. O presente relatório de estágio, integrado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), pela Escola Superior de Dança, tem como principal objetivo introduzir elementos da Técnica de Dança Flamenca na aula de Técnica de Dança Clássica, como estratégia pedagógica no trabalho da expressividade, aplicada aos alunos do 5º ano da Escola de Dança Ana Mangericão. A Técnica de Dança Flamenca, por possuir especificidades tão características do trabalho expressivo, aliada a dinâmicas rítmicas e musicais complexas, serviu de estímulo ao desenvolvimento e aprimoramento da expressividade interpretativa, proporcionando aos alunos um contato com elementos técnicos que exigem uma adaptação por parte dos corpos contribuindo assim, para a formação de um corpo versátil que sente e expressa as emoções, fazendo a ponte com o caráter exigido no bailado Dom Quixote, um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, estreado em 1869 e caraterizado por apresentar um virtuosismo técnico aliado a uma estética fascinante, sensual e enérgica característica da natureza popular espanhola. Através de uma metodologia de investigação-ação, elaborou-se um plano de ação apoiado por elementos qualitativos de avaliação e de análise reflexiva, que permitiram observar e acompanhar a evolução dos alunos, conduzindo-os a um aperfeiçoamento e entendimento da expressividade necessária no trabalho desenvolvido. Deste modo, verificou-se que a implementação da Técnica de Dança Flamenca nas aulas de Técnica de Dança Clássica, levou a uma melhoria efetiva da expressividade, da dinâmica e qualidade de movimento, aliada a uma consciencialização corporal e controlo técnico.ABSTRACT - In ballet, the technique combined with the dancers interpretation and expressiveness is the key ingredient for a show to become transcendent. Dance, as a performing art, has the ability to communicate through technical movements combined with internal feelings that are externalized through the body. Currently, the constant pressure to reach the perhaps non-existent technical perfection sometimes becomes a priority for many teachers, students, choreographers and professional dancers, putting in the background the expressive work necessary for the interpretation of different roles in the Repertoire. of Classical Dance, promoting the uniformity of dancing bodies and, consequently, demoting the expressive heterogeneity of the dancers. The present internship report, integrated within the scope of the Master in Dance Teaching (10th edition), by the Escola Superior de Dança, has as a main objective to introduce elements of the Flamenco Dance Technique in the Classical Dance Technique class, as a pedagogical strategy at work. of expressiveness, in the students of the 5th year of the Ana Mangericão Dance School. The Flamenco Dance Technique, because it has specificities so characteristic of expressive work, combined with complex rhythmic and musical dynamics, served as a stimulus towards development and improvement of interpretive expressiveness, providing students the contact with technical elements that require an adaptation by the bodies. , thus contributing to the formation of a versatile body that feels and expresses emotions, making the bridge with the character required in the ballet Dom Quixote, one of the great legacies of the choreographer Marius Petipa, premiered in 1869 characterized by presenting a technical virtuosity combined with a fascinating, sensual and energetic aesthetic characteristic of the popular Spanish nature. Through an action-research methodology, an action plan was elaborated supported by qualitative elements of evaluation and reflective analysis, which allowed to observe and monitor the evolution of the students, leading them to an improvement and understanding of necessary expressiveness in the work. developed. In this way, it was verified that the implementation of the Flamenco Dance Technique in the Classical Dance Technique classes, led to an effective improvement of the expressiveness, dynamics and quality of movement, combined with a body awareness and technical control.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaAmorim, VeraRCIPLLara, João2022-12-19T17:40:31Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15191TID:203229819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:54.281796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
title O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
spellingShingle O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
Lara, João
Expressividade
Flamenco
Repertório de dança clássica
Dom Quixote
Expressiveness
Flamenco
Classical dance repertoire
D. Quixote
title_short O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
title_fullStr O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
title_full_unstemmed O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
title_sort O Flamenco como potenciador da expressividade na técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 5º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão
author Lara, João
author_facet Lara, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Vera
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, João
dc.subject.por.fl_str_mv Expressividade
Flamenco
Repertório de dança clássica
Dom Quixote
Expressiveness
Flamenco
Classical dance repertoire
D. Quixote
topic Expressividade
Flamenco
Repertório de dança clássica
Dom Quixote
Expressiveness
Flamenco
Classical dance repertoire
D. Quixote
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T17:40:31Z
2022-11
2022-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15191
TID:203229819
url http://hdl.handle.net/10400.21/15191
identifier_str_mv TID:203229819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133501474209792