"Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2711
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_99bda7340cd6296b4f10bb452d3cd15f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolasAdministração educacional - PortugalComunicação organizacionalAgrupamento de escolasTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente relatório apresenta-se sobre a forma de “trabalho projecto”. Desenvolveu-se num Agrupamento Horizontal de Escolas da área Metropolitana de Lisboa, com base na seguinte questão inicial: “Como é que as escolas associadas comunicam entre si e o que comunicam”? Numa organização a comunicação tende a adoptar a forma de rede: formal e informal. A comunicação formal ocorre dentro da estrutura formal adoptando normalmente a forma escrita. A comunicação informal: ocorre independentemente da estrutura formal e assume, essencialmente, a forma oral. O nosso trabalho apoiou-se num modelo de investigação empírica recorrendo a uma metodologia mista, abarcando uma dimensão quantitativa e qualitativa e centrou-se em dois eixos de análise: comunicação formal e comunicação informal. Os resultados evidenciam que no interior do Agrupamento predomina a comunicação formal, com fluxo descendente, com um carácter informativo e uma função instrumental. As escolas associadas comunicam utilizando uma rede informal mas só o fazem para esclarecimentos pontuais, não havendo registo de comunicação formal entre elas. No último capítulo são feitas algumas recomendações, que pretendem contribuir para a implementação de uma estratégia de comunicação efectiva entre as diferentes unidades educativas que constituem o Agrupamento.This report presents a "work project" developed in a “Agrupamento de Escolas” (grouped schools) of the Lisbon metropolitan area, based on the following initial question: "How do the grouped schools communicate with each other and what do they communicate? The study follows the idea that in organization communication tends to take the form of a network: formal and informal. Formal communication is usually written and it occurs inside the formal structure. Informal communication does not depend on the formal structure to occur and it is mainly oral. Our study is based on an empirical research model that follows a mixed methodology, embracing quantitative and qualitative procedures, using documental analysis and interviews. The study focus an formal communication and informal communication. The results show that, inside the grouped of schools, formal communication prevails. It has an informative nature and with an instrumental function, and it flows downwards. Grouped schools communicate by means of an informal network but only for occasional explanations and there is no record of formal communication among them. The report includes some advice - build from the study – in order to help establishing an effective communication strategy within the grouped of schools.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Maria João da Rocha Santos, 1964-2011-03-16T10:31:59Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:59.174647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
title "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
spellingShingle "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
Administração educacional - Portugal
Comunicação organizacional
Agrupamento de escolas
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
title_full "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
title_fullStr "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
title_full_unstemmed "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
title_sort "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
author Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
author_facet Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional - Portugal
Comunicação organizacional
Agrupamento de escolas
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Administração educacional - Portugal
Comunicação organizacional
Agrupamento de escolas
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-16T10:31:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2711
url http://hdl.handle.net/10451/2711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/vnd.ms-excel
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173845258240