A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16810
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escola Escola Superior de Educação de Lisboa
id RCAP_99c566b633a75d49e55e8a333d952763
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolarEducação de InfânciaGrupos heterogéneosDesenvolvimentoAprendizagemDesenvolvimento profissionalEarly childhood educationHeterogeneous groupsDevelopmentLearningProfessional developmentRelatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escola Escola Superior de Educação de LisboaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu numa instituição pública, situada na zona de Lisboa, em contexto de jardim de infância. Durante a mesma estive inserida num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este documento apresenta, de forma reflexiva, toda a minha prática ao longo do período de cerca de quatro meses em que acompanhei o grupo. Desta forma, inicia-se com a caracterização do contexto, que me permitiu delinear as intenções para a minha ação com as crianças. Esta sequência conduzirá o leitor à investigação, baseada numa problemática emergente. Ao longo da mesma será focada a temática da Influência dos Grupos Heterogéneos no Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças em Idade Pré-Escolar, já que, ao longo da prática, esta foi a problemática que mais se destacou, a partir das observações e notas de campo realizadas diariamente. Os objetivos estabelecidos para a investigação visam: (i) Percecionar interações entre pares como potenciadoras do desenvolvimento e aprendizagem das crianças; (ii) Perceber se os grupos heterogéneos em idade contribuem para uma maior responsabilidade social e para o desenvolvimento da autonomia das crianças; (iii) Compreender de que forma as salas heterogéneas em idade beneficiam as crianças e os educadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo sido utilizados diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação participante, entrevistas semiestruturadas, questionários e focus group, sendo posteriormente analisados com recurso à análise de conteúdo. Desta forma foi possível compreender que o desenvolvimento a nível pessoal e social é o mais beneficiado dentro deste grupo, sendo de destacar capacidades como a liderança, autonomia e responsabilidade social, não desfazendo as restantes áreas de conteúdo, nas quais foram também visíveis novas aprendizagens. Estes resultados permitiram-me ainda perceber o papel de relevância do educador, que deve ser o mediador de todas as aprendizagens das crianças. Concluindo o relatório, será apresentada uma reflexão pessoal aprofundada, acerca do impacto da PPS I e II, naquele que será o meu futuro profissional e as conclusões de todo o trabalho realizado.This report was written within the scope of the Supervised Professional Practice II (PPS II), part of the master’s degree in Pre-School Education, which took place in a public institution, located in the Lisbon area, in a kindergarten context. During this period, i was part of a group of children aged between 3 and 6 years old. This document presents, in a reflective way, all my practice throughout the period of about four months in which I accompanied the group. Thus, it begins with the characterization of the context, which allowed me to outline the intentions for my action with the children. This sequence will lead the reader to the investigation, based on an emerging problematic. Throughout the research, the theme of the Influence of Heterogeneous Groups in the Development and Learning of Preschool Children will be focused on, since, throughout the practice, this was the issue that stood out the most, from the observations and field notes made daily. The objectives established for the research are: (i) To perceive interactions among peers as enhancers of children's development and learning; (ii) To understand if heterogeneous age groups contribute to greater social responsibility and to the development of children's autonomy; (iii) To understand how heterogeneous age groups benefit children and educators. Methodologically, this is a case study of a qualitative nature, and different techniques and instruments were used, namely participant observation, semi-structured interviews, questionnaires and focus group, which were subsequently analyzed using content analysis. This way it was possible to understand that the personal and social development is the most benefited within this group, highlighting skills such as leadership, autonomy and social responsibility, without undoing the remaining content areas, in which new learning was also visible. These results also allowed me to realize the important role of the educator, who should be the mediator of all the children's learning. In concluding the report, I will present an in-depth personal reflection on the impact of PPS I and II in what will be my professional future and the conclusions of all the work done.Lino, DalilaRCIPLOliveira, Carolina Garcia2024-01-09T09:31:19Z2023-11-202023-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16810TID:203452763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:15.092011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
spellingShingle A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Oliveira, Carolina Garcia
Educação de Infância
Grupos heterogéneos
Desenvolvimento
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Early childhood education
Heterogeneous groups
Development
Learning
Professional development
title_short A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_fullStr A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_sort A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
author Oliveira, Carolina Garcia
author_facet Oliveira, Carolina Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carolina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Infância
Grupos heterogéneos
Desenvolvimento
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Early childhood education
Heterogeneous groups
Development
Learning
Professional development
topic Educação de Infância
Grupos heterogéneos
Desenvolvimento
Aprendizagem
Desenvolvimento profissional
Early childhood education
Heterogeneous groups
Development
Learning
Professional development
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escola Escola Superior de Educação de Lisboa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
2023-11-20T00:00:00Z
2024-01-09T09:31:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16810
TID:203452763
url http://hdl.handle.net/10400.21/16810
identifier_str_mv TID:203452763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136794694909952