Relação entre responsabilidade social, empenhamento organizacional afectivo e percepção de apoio organizacional : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4962 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 |
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Relação entre responsabilidade social, empenhamento organizacional afectivo e percepção de apoio organizacional : um estudo exploratórioEmpenhamento organizacionalResponsabilidade socialTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011A presente investigação incide sobre o estudo da relação entre Responsabilidade Social (RS), Empenhamento Organizacional Afectivo e Percepção de Apoio Organizacional. Em particular, é estudada a relação entre a percepção de cinco dimensões de responsabilidade social – económica, legal, ética, discricionária para com os colaboradores e discricionária para com a comunidade –, e as outras duas variáveis em estudo. As hipóteses de investigação formuladas prevêem uma relação positiva significativa entre as variáveis, como também uma relação funcional entre as dimensões de RS e o empenhamento organizacional afectivo. É ainda explorada a hipótese de mediação desta relação pela percepção de apoio organizacional (POS), tendo por base explicativa a norma da reciprocidade. Para medir as variáveis em estudo foram utilizados a Escala de Cidadania Empresarial, a Escala de Empenhamento Organizacional Afectivo e o Questionário sobre Percepção de Apoio Organizacional. Estes foram aplicados a uma amostra de 66 trabalhadores de uma empresa da área da indústria e automação. Os resultados obtidos corroboram a relação funcional entre as dimensões de RS e o empenhamento organizacional afectivo, verificando-se o efeito de mediação. No final, tecem-se ainda algumas considerações sobre as limitações do presente estudo e futuras linhas de investigação.This research focuses on the study of the relation between Corporate Social Responsibility, Affective Organizational Commitment and Perceived Organizational Support. In particular, the relationship between the perception of five dimensions of corporate social responsibility – economic, legal, ethical, discretionary towards employees and discretionary towards community -, and the other two variables were sutdied. The research hypotheses formulated predict a significant positive relationship between the variables, but also a functional relationship between the corporate social responsibility dimensions and the affective organizational commitment. It is also explored the hypothese of mediation of this relationship by the perceived organizational support (POS), based on the norm of reciprocity. The measures used to study the variables were the Scale Corporate Citizenship Scale, the Affective Organizational Commitment Scale and the Questionnaire oof Perceived Organizational Support. These were applied to a sample of 66 employees of an industry and automation company. The results confirm the functional relationship between the RS dimensions and the affective organizational commitment, as well as the effect of mediation. In the end, the main limitations of the study and future research suggestions are discussed.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaAmancio, Lua Rusu2012-01-25T12:31:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:30.259474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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