O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paulo Emanuel Bento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27996
Resumo: O estudo do meme possibilita não só um melhor entendimento dos processos culturais, mas também do ADN cultural. Neste sentido, o objetivo desta investigação consiste no estudo do meme através da análise do discurso textual e visual, centrando-se na identidade cultural de Alice — personagem de Lewis Carroll. Começamos por delimitar conceitos essenciais, como meme, memória, signo, entre outros. De seguida, exploramos as relações entre o texto e a imagem através das similitude e imitação, utilizando o mito e o conto como elementos de compreensão dessas relações. O nosso trabalho culmina com Alice no País das Maravilhas como estudo de caso. Aqui exploramos o percurso do meme de Alice em diferentes momentos e perspetivas, e refletimos sobre a aplicação do meme à comunicação.
id RCAP_99d9f95793b2298c130cbff03950d90f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensionalCarroll, Lewis, pseud. Alice's adventures in WonderlandImitação socialModificação do comportamentoEvolução socialPsicologia socialTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::HumanidadesO estudo do meme possibilita não só um melhor entendimento dos processos culturais, mas também do ADN cultural. Neste sentido, o objetivo desta investigação consiste no estudo do meme através da análise do discurso textual e visual, centrando-se na identidade cultural de Alice — personagem de Lewis Carroll. Começamos por delimitar conceitos essenciais, como meme, memória, signo, entre outros. De seguida, exploramos as relações entre o texto e a imagem através das similitude e imitação, utilizando o mito e o conto como elementos de compreensão dessas relações. O nosso trabalho culmina com Alice no País das Maravilhas como estudo de caso. Aqui exploramos o percurso do meme de Alice em diferentes momentos e perspetivas, e refletimos sobre a aplicação do meme à comunicação.The study of the meme provides, not only a better understanding of the cultural processes, but also of its cultural DNA. The dissertation aims at studying the meme through the analysis of textual and visual discourse, focusing on the cultural identity of Alice, Lewis Carrol’s well known character. We begin by setting out essential concepts such as meme, memory, sign, among others. Then we explore the relations between the text and the image through similarity and imitation, using the myth and the tale as elements for understanding those relations. Our work culminates with Alice in Wonderland as case study, exploring the way Alice’s meme develops at different times and perspectives. We also reflect on the application of the meme to communication.Martins, Manuel FriasRepositório da Universidade de LisboaAlves, Paulo Emanuel Bento2017-06-05T15:50:55Z2017-03-2020162017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27996TID:201661780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:14.566758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
title O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
spellingShingle O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
Alves, Paulo Emanuel Bento
Carroll, Lewis, pseud. Alice's adventures in Wonderland
Imitação social
Modificação do comportamento
Evolução social
Psicologia social
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
title_full O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
title_fullStr O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
title_full_unstemmed O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
title_sort O meme como unidade cultural : Alice, um meme multidimensional
author Alves, Paulo Emanuel Bento
author_facet Alves, Paulo Emanuel Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Manuel Frias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paulo Emanuel Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Carroll, Lewis, pseud. Alice's adventures in Wonderland
Imitação social
Modificação do comportamento
Evolução social
Psicologia social
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Carroll, Lewis, pseud. Alice's adventures in Wonderland
Imitação social
Modificação do comportamento
Evolução social
Psicologia social
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O estudo do meme possibilita não só um melhor entendimento dos processos culturais, mas também do ADN cultural. Neste sentido, o objetivo desta investigação consiste no estudo do meme através da análise do discurso textual e visual, centrando-se na identidade cultural de Alice — personagem de Lewis Carroll. Começamos por delimitar conceitos essenciais, como meme, memória, signo, entre outros. De seguida, exploramos as relações entre o texto e a imagem através das similitude e imitação, utilizando o mito e o conto como elementos de compreensão dessas relações. O nosso trabalho culmina com Alice no País das Maravilhas como estudo de caso. Aqui exploramos o percurso do meme de Alice em diferentes momentos e perspetivas, e refletimos sobre a aplicação do meme à comunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-05T15:50:55Z
2017-03-20
2017-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27996
TID:201661780
url http://hdl.handle.net/10451/27996
identifier_str_mv TID:201661780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134364138733568