The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendes, Felismina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3207
https://doi.org/10.5205/01012007
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de saúde relativamente ao trabalho em equipe em contexto hospitalar. Método: Estudo descritivo correlacional realizado visando analisar as percepções do trabalho de 140 profissionais de saúde de um Hospital de Évora. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o inquérito por questionário. Resultados: De acordo com o objectivo do estudo constituiu-se a escala total: Percepção do trabalho em Equipa e as sub-escalas designadas: Coordenação do Grupo, Estratégia de Negociação, Interacção do Grupo. Confirma-se a hipótese da percepção do trabalho em equipa por parte dos profissionais de saúde estar relacionada com os factores sócio-organizacionais. No que diz respeita á hipótese de existir relação significativa da percepção do trabalho em equipe e as características do perfil dos profissionais de saúde, confirma-se apenas a relação da percepção do trabalho em equipa com o grupo profissional. Conclusão: os profissionais de saúde revelam uma percepção favorável do trabalho em equipa, e que relativamente à existência de relação entre a percepção do trabalho em equipe e os fatores sócio-organizacionais, confirma-se a relação, inferindo que os fatores sócio-organizacionais influenciam a forma como os profissionais percepcionam o trabalho em equipa.
id RCAP_99dd274eb9c70fdf0b6f73e277309007
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital contextprofissional de saúdetrabalho em equipahospitalObjetivo: conhecer a percepção dos profissionais de saúde relativamente ao trabalho em equipe em contexto hospitalar. Método: Estudo descritivo correlacional realizado visando analisar as percepções do trabalho de 140 profissionais de saúde de um Hospital de Évora. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o inquérito por questionário. Resultados: De acordo com o objectivo do estudo constituiu-se a escala total: Percepção do trabalho em Equipa e as sub-escalas designadas: Coordenação do Grupo, Estratégia de Negociação, Interacção do Grupo. Confirma-se a hipótese da percepção do trabalho em equipa por parte dos profissionais de saúde estar relacionada com os factores sócio-organizacionais. No que diz respeita á hipótese de existir relação significativa da percepção do trabalho em equipe e as características do perfil dos profissionais de saúde, confirma-se apenas a relação da percepção do trabalho em equipa com o grupo profissional. Conclusão: os profissionais de saúde revelam uma percepção favorável do trabalho em equipa, e que relativamente à existência de relação entre a percepção do trabalho em equipe e os fatores sócio-organizacionais, confirma-se a relação, inferindo que os fatores sócio-organizacionais influenciam a forma como os profissionais percepcionam o trabalho em equipa.2012-01-10T14:37:17Z2012-01-102011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3207http://hdl.handle.net/10174/3207https://doi.org/10.5205/01012007porMendes, Felismina Rosa Parreira; Cristina Grilo. The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context, Journal of Nursing UFPE Online [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE On Line [REUOL] , v.5, 336-343, 2011.ndfm@uevora.ptGrilo, CristinaMendes, Felisminainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:36.479532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
title The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
spellingShingle The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
Grilo, Cristina
profissional de saúde
trabalho em equipa
hospital
title_short The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
title_full The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
title_fullStr The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
title_full_unstemmed The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
title_sort The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context
author Grilo, Cristina
author_facet Grilo, Cristina
Mendes, Felismina
author_role author
author2 Mendes, Felismina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Cristina
Mendes, Felismina
dc.subject.por.fl_str_mv profissional de saúde
trabalho em equipa
hospital
topic profissional de saúde
trabalho em equipa
hospital
description Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de saúde relativamente ao trabalho em equipe em contexto hospitalar. Método: Estudo descritivo correlacional realizado visando analisar as percepções do trabalho de 140 profissionais de saúde de um Hospital de Évora. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o inquérito por questionário. Resultados: De acordo com o objectivo do estudo constituiu-se a escala total: Percepção do trabalho em Equipa e as sub-escalas designadas: Coordenação do Grupo, Estratégia de Negociação, Interacção do Grupo. Confirma-se a hipótese da percepção do trabalho em equipa por parte dos profissionais de saúde estar relacionada com os factores sócio-organizacionais. No que diz respeita á hipótese de existir relação significativa da percepção do trabalho em equipe e as características do perfil dos profissionais de saúde, confirma-se apenas a relação da percepção do trabalho em equipa com o grupo profissional. Conclusão: os profissionais de saúde revelam uma percepção favorável do trabalho em equipa, e que relativamente à existência de relação entre a percepção do trabalho em equipe e os fatores sócio-organizacionais, confirma-se a relação, inferindo que os fatores sócio-organizacionais influenciam a forma como os profissionais percepcionam o trabalho em equipa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01T00:00:00Z
2012-01-10T14:37:17Z
2012-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3207
http://hdl.handle.net/10174/3207
https://doi.org/10.5205/01012007
url http://hdl.handle.net/10174/3207
https://doi.org/10.5205/01012007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Felismina Rosa Parreira; Cristina Grilo. The healthcare professionals’ perception on teamwork in a hospital context, Journal of Nursing UFPE Online [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE On Line [REUOL] , v.5, 336-343, 2011.
nd
fm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136469398323200