Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alinne Cardoso da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5502
Resumo: O desenho do atual cenário jurídico brasileiro de Direito de Família em muito se explica pelo seu histórico de colonização portuguesa. Por outro lado, Portugal é apenas uma das matrizes de formação do povo brasileiro, embora talvez a mais influente no aspecto jurídico. É o objetivo principal de este trabalho acadêmico comparar o atual tratamento jurídico dos temas filiação, multiparentalidade e apadrinhamento civil entre Brasil e Portugal, sendo dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, que tem pretensão apenas introdutória aos demais capítulos, o estudo versa sobre as noções de proteção à infância que envolve a filiação no contexto da família ocidental contemporânea, ressaltando os aspectos ao menos aparentemente comuns dessas sociedades, destacando a relevância da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. No segundo capítulo, que versa sobre a filiação no direito brasileiro, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as diferentes origens do vínculo de filiação (por critério genético e puramente legal, por adoção, por socioafetividade); já ao discorrer sobre a filiação no Direito português, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as previsões constitucionais e mais especificamente a procriação medicamente assistida e a adoção. No terceiro capítulo, que versa sobre a multiparentalidade no Direito brasileiro, o estudo aborda as previsões normativas e as posições doutrinárias e jurisprudenciais; já ao discorrer sobre a multiparentalidade no Direito português, aborda a falta de debate sobre multiparentalidade em Portugal e se o Direito de Família português já sinaliza que tende à desbiologização da paternidade, repetindo assim o fenômeno brasileiro. No último capítulo, que versa sobre o apadrinhamento no Direito brasileiro, o estudo aborda especialmente a previsão normativa e um exemplo de programa de apadrinhamento; já ao discorrer sobre o apadrinhamento no Direito português, aborda a previsão normativa, as reflexões doutrinárias e a baixa aplicação do instituto.
id RCAP_99ed12e16d64a66819be672827a56cb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiroFiliaçãoMultiparentalidadeApadrinhamento civilDireito de Família brasileiroDireito de Família português.O desenho do atual cenário jurídico brasileiro de Direito de Família em muito se explica pelo seu histórico de colonização portuguesa. Por outro lado, Portugal é apenas uma das matrizes de formação do povo brasileiro, embora talvez a mais influente no aspecto jurídico. É o objetivo principal de este trabalho acadêmico comparar o atual tratamento jurídico dos temas filiação, multiparentalidade e apadrinhamento civil entre Brasil e Portugal, sendo dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, que tem pretensão apenas introdutória aos demais capítulos, o estudo versa sobre as noções de proteção à infância que envolve a filiação no contexto da família ocidental contemporânea, ressaltando os aspectos ao menos aparentemente comuns dessas sociedades, destacando a relevância da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. No segundo capítulo, que versa sobre a filiação no direito brasileiro, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as diferentes origens do vínculo de filiação (por critério genético e puramente legal, por adoção, por socioafetividade); já ao discorrer sobre a filiação no Direito português, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as previsões constitucionais e mais especificamente a procriação medicamente assistida e a adoção. No terceiro capítulo, que versa sobre a multiparentalidade no Direito brasileiro, o estudo aborda as previsões normativas e as posições doutrinárias e jurisprudenciais; já ao discorrer sobre a multiparentalidade no Direito português, aborda a falta de debate sobre multiparentalidade em Portugal e se o Direito de Família português já sinaliza que tende à desbiologização da paternidade, repetindo assim o fenômeno brasileiro. No último capítulo, que versa sobre o apadrinhamento no Direito brasileiro, o estudo aborda especialmente a previsão normativa e um exemplo de programa de apadrinhamento; já ao discorrer sobre o apadrinhamento no Direito português, aborda a previsão normativa, as reflexões doutrinárias e a baixa aplicação do instituto.2022-07-05T10:24:46Z2022-06-27T00:00:00Z2022-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5502TID:203043405porSilva, Alinne Cardoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:07:33Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:23.374986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
title Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
spellingShingle Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
Silva, Alinne Cardoso da
Filiação
Multiparentalidade
Apadrinhamento civil
Direito de Família brasileiro
Direito de Família português.
title_short Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
title_full Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
title_fullStr Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
title_full_unstemmed Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
title_sort Filiação, multiparentalidade e apadrinhamento: um estudo de direito comparado luso-brasileiro
author Silva, Alinne Cardoso da
author_facet Silva, Alinne Cardoso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alinne Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Filiação
Multiparentalidade
Apadrinhamento civil
Direito de Família brasileiro
Direito de Família português.
topic Filiação
Multiparentalidade
Apadrinhamento civil
Direito de Família brasileiro
Direito de Família português.
description O desenho do atual cenário jurídico brasileiro de Direito de Família em muito se explica pelo seu histórico de colonização portuguesa. Por outro lado, Portugal é apenas uma das matrizes de formação do povo brasileiro, embora talvez a mais influente no aspecto jurídico. É o objetivo principal de este trabalho acadêmico comparar o atual tratamento jurídico dos temas filiação, multiparentalidade e apadrinhamento civil entre Brasil e Portugal, sendo dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, que tem pretensão apenas introdutória aos demais capítulos, o estudo versa sobre as noções de proteção à infância que envolve a filiação no contexto da família ocidental contemporânea, ressaltando os aspectos ao menos aparentemente comuns dessas sociedades, destacando a relevância da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. No segundo capítulo, que versa sobre a filiação no direito brasileiro, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as diferentes origens do vínculo de filiação (por critério genético e puramente legal, por adoção, por socioafetividade); já ao discorrer sobre a filiação no Direito português, o estudo aborda especialmente as noções gerais, as previsões constitucionais e mais especificamente a procriação medicamente assistida e a adoção. No terceiro capítulo, que versa sobre a multiparentalidade no Direito brasileiro, o estudo aborda as previsões normativas e as posições doutrinárias e jurisprudenciais; já ao discorrer sobre a multiparentalidade no Direito português, aborda a falta de debate sobre multiparentalidade em Portugal e se o Direito de Família português já sinaliza que tende à desbiologização da paternidade, repetindo assim o fenômeno brasileiro. No último capítulo, que versa sobre o apadrinhamento no Direito brasileiro, o estudo aborda especialmente a previsão normativa e um exemplo de programa de apadrinhamento; já ao discorrer sobre o apadrinhamento no Direito português, aborda a previsão normativa, as reflexões doutrinárias e a baixa aplicação do instituto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T10:24:46Z
2022-06-27T00:00:00Z
2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5502
TID:203043405
url http://hdl.handle.net/11144/5502
identifier_str_mv TID:203043405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136796042330112