Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12969 |
Resumo: | Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência. |
id |
RCAP_99ee9c13c34f9f80aad9d313d942f2fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolarCiganos portuguesesEnsino secundário e médioTrajetórias escolares de continuidadeEscola públicaApesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.Universidade de São PauloRepositório AbertoMendes, Maria ManuelaMagano, OlgaPinheiro, SaraMourão, Susana2023-01-04T10:06:32Z2022-12-282022-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12969porMendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social, 34(3), 403-426. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.1962300103-20700103-2070.ts.2022.196230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:09.749033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
title |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
spellingShingle |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar Mendes, Maria Manuela Ciganos portugueses Ensino secundário e médio Trajetórias escolares de continuidade Escola pública |
title_short |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
title_full |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
title_fullStr |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
title_sort |
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar |
author |
Mendes, Maria Manuela |
author_facet |
Mendes, Maria Manuela Magano, Olga Pinheiro, Sara Mourão, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Magano, Olga Pinheiro, Sara Mourão, Susana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria Manuela Magano, Olga Pinheiro, Sara Mourão, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciganos portugueses Ensino secundário e médio Trajetórias escolares de continuidade Escola pública |
topic |
Ciganos portugueses Ensino secundário e médio Trajetórias escolares de continuidade Escola pública |
description |
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 2022-12-28T00:00:00Z 2023-01-04T10:06:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social, 34(3), 403-426. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.196230 0103-2070 0103-2070.ts.2022.196230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135113889447936 |