Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Manuela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Magano, Olga, Pinheiro, Sara, Mourão, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12969
Resumo: Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
id RCAP_99ee9c13c34f9f80aad9d313d942f2fa
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolarCiganos portuguesesEnsino secundário e médioTrajetórias escolares de continuidadeEscola públicaApesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.Universidade de São PauloRepositório AbertoMendes, Maria ManuelaMagano, OlgaPinheiro, SaraMourão, Susana2023-01-04T10:06:32Z2022-12-282022-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12969porMendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social, 34(3), 403-426. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.1962300103-20700103-2070.ts.2022.196230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:09.749033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
title Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
spellingShingle Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
Mendes, Maria Manuela
Ciganos portugueses
Ensino secundário e médio
Trajetórias escolares de continuidade
Escola pública
title_short Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
title_full Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
title_fullStr Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
title_full_unstemmed Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
title_sort Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
author Mendes, Maria Manuela
author_facet Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
Pinheiro, Sara
Mourão, Susana
author_role author
author2 Magano, Olga
Pinheiro, Sara
Mourão, Susana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Manuela
Magano, Olga
Pinheiro, Sara
Mourão, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciganos portugueses
Ensino secundário e médio
Trajetórias escolares de continuidade
Escola pública
topic Ciganos portugueses
Ensino secundário e médio
Trajetórias escolares de continuidade
Escola pública
description Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
2022-12-28T00:00:00Z
2023-01-04T10:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12969
url http://hdl.handle.net/10400.2/12969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, S., & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social, 34(3), 403-426. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.196230
0103-2070
0103-2070.ts.2022.196230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135113889447936