O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15259
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_9a037b2076225e4604bad4df8c85fcff
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de LisboaLojas históricasturismocomércioLisboaHistorical storestourismcommerceLisbonMestrado em Ciências EmpresariaisAs lojas históricas têm um papel relevante na cidade de Lisboa, seja pelas funções que oferecem como também pela sua importância em termos de património cultural e histórico. Nos últimos anos tem-se observado um aumento do turismo na cidade de Lisboa, assim como o facto de várias lojas históricas terem fechado portas. Desta forma, pretende-se com esta investigação analisar qual o papel do turismo neste tipo de lojas, nomeadamente em termos financeiros, de resiliência e de estratégias de captação de novos clientes turistas. Optou-se por recorrer ao estudo de caso múltiplo, através de entrevistas realizadas a três lojas históricas da cidade de Lisboa, assim como a duas entidades relevantes para a temática, de forma a triangular os dados recolhidos. Com este estudo foi possível concluir que o turismo é bastante importante para a sobrevivência das lojas históricas, principalmente em termos financeiros. Também foi possível concluir que o turismo contribui para que estas lojas tenham vontade de se adaptar e inovar, embora nem todas o façam de forma muito notória. Também se verificou uma maior vontade de divulgação das lojas, nomeadamente através das redes sociais e websites.Historical stores have a relevant role in the city of Lisbon, for the functions they offer and for their importance in terms of cultural and historical heritage. In recent years there has been an increase in tourism in the city of Lisbon, as well as the fact that several historical stores have closed. This way, this research intends to analyze the role of tourism in this type of stores, particularly in financial terms, resilience and strategies to attract new tourist customers. It was decided to use a multiple case study method, through interviews conducted at three historical stores in the city of Lisbon, as well as two relevant entities to the subject, in order to triangulate collected data. With this study it was possible to conclude that tourism is very important for the historical stores survival, mainly in financial terms. It has also been possible to conclude that tourism contributes to the fact that these stores are more willing to adapt and innovate, although not all of them do so in a very notorious way. There is also a greater desire to promote these stores, especially through social media and websites.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaDamásio, Miguel Filipe Ribeirinho2018-04-24T12:14:05Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15259porDamásio, Miguel Filipe Ribeirinho (2017). "O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:57.840116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
title O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
spellingShingle O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho
Lojas históricas
turismo
comércio
Lisboa
Historical stores
tourism
commerce
Lisbon
title_short O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
title_full O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
title_fullStr O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
title_full_unstemmed O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
title_sort O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
author Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho
author_facet Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, José Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho
dc.subject.por.fl_str_mv Lojas históricas
turismo
comércio
Lisboa
Historical stores
tourism
commerce
Lisbon
topic Lojas históricas
turismo
comércio
Lisboa
Historical stores
tourism
commerce
Lisbon
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2017-06-01T00:00:00Z
2018-04-24T12:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15259
url http://hdl.handle.net/10400.5/15259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho (2017). "O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131097970245632