O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15259 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_9a037b2076225e4604bad4df8c85fcff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de LisboaLojas históricasturismocomércioLisboaHistorical storestourismcommerceLisbonMestrado em Ciências EmpresariaisAs lojas históricas têm um papel relevante na cidade de Lisboa, seja pelas funções que oferecem como também pela sua importância em termos de património cultural e histórico. Nos últimos anos tem-se observado um aumento do turismo na cidade de Lisboa, assim como o facto de várias lojas históricas terem fechado portas. Desta forma, pretende-se com esta investigação analisar qual o papel do turismo neste tipo de lojas, nomeadamente em termos financeiros, de resiliência e de estratégias de captação de novos clientes turistas. Optou-se por recorrer ao estudo de caso múltiplo, através de entrevistas realizadas a três lojas históricas da cidade de Lisboa, assim como a duas entidades relevantes para a temática, de forma a triangular os dados recolhidos. Com este estudo foi possível concluir que o turismo é bastante importante para a sobrevivência das lojas históricas, principalmente em termos financeiros. Também foi possível concluir que o turismo contribui para que estas lojas tenham vontade de se adaptar e inovar, embora nem todas o façam de forma muito notória. Também se verificou uma maior vontade de divulgação das lojas, nomeadamente através das redes sociais e websites.Historical stores have a relevant role in the city of Lisbon, for the functions they offer and for their importance in terms of cultural and historical heritage. In recent years there has been an increase in tourism in the city of Lisbon, as well as the fact that several historical stores have closed. This way, this research intends to analyze the role of tourism in this type of stores, particularly in financial terms, resilience and strategies to attract new tourist customers. It was decided to use a multiple case study method, through interviews conducted at three historical stores in the city of Lisbon, as well as two relevant entities to the subject, in order to triangulate collected data. With this study it was possible to conclude that tourism is very important for the historical stores survival, mainly in financial terms. It has also been possible to conclude that tourism contributes to the fact that these stores are more willing to adapt and innovate, although not all of them do so in a very notorious way. There is also a greater desire to promote these stores, especially through social media and websites.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaDamásio, Miguel Filipe Ribeirinho2018-04-24T12:14:05Z2017-062017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15259porDamásio, Miguel Filipe Ribeirinho (2017). "O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:57.840116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
title |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
spellingShingle |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho Lojas históricas turismo comércio Lisboa Historical stores tourism commerce Lisbon |
title_short |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
title_full |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
title_fullStr |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
title_full_unstemmed |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
title_sort |
O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa |
author |
Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho |
author_facet |
Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, José Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lojas históricas turismo comércio Lisboa Historical stores tourism commerce Lisbon |
topic |
Lojas históricas turismo comércio Lisboa Historical stores tourism commerce Lisbon |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06 2017-06-01T00:00:00Z 2018-04-24T12:14:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Damásio, Miguel Filipe Ribeirinho (2017). "O impacto do turismo nas lojas históricas da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131097970245632 |