Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34566 |
Resumo: | No presente trabalho propõe-se uma abordagem da teoria de grafos pela lente de um professor de matemática que leciona no ensino não superior. Ao longo do trabalho é feita uma abordagem aos conceitos básicos da teoria de grafos, recorrendo a exemplos retirados do contexto escolar e de fácil contextualização por parte de quem lê. Nos exemplos escolhidos, pretende-se fazer a ponte entre a teoria e a sua aplicabilidade a problemas que possam ser colocados aos alunos na escolaridade obrigatória, de forma a estimular o seu raciocínio e a desenvolver as suas capacidades de pensamento matemático. |
id |
RCAP_9a0d7b5806bf1ca6071e5b521a8b4cef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superiorTeoria de grafosEscolaridade obrigatóriaEnsinoNo presente trabalho propõe-se uma abordagem da teoria de grafos pela lente de um professor de matemática que leciona no ensino não superior. Ao longo do trabalho é feita uma abordagem aos conceitos básicos da teoria de grafos, recorrendo a exemplos retirados do contexto escolar e de fácil contextualização por parte de quem lê. Nos exemplos escolhidos, pretende-se fazer a ponte entre a teoria e a sua aplicabilidade a problemas que possam ser colocados aos alunos na escolaridade obrigatória, de forma a estimular o seu raciocínio e a desenvolver as suas capacidades de pensamento matemático.The present paper proposes a new approach to graph theory through the lens of a mathematics teacher at the non-higher education level. Throughout this work, an approach to the basic concepts of graph theory is developed, resorting to easily understandable school-related examples. The chosen examples attempt to bridge theory and its application to problems that can be presented to students within compulsory education, in order to stimulate and develop their rational and mathematical thinking.2022-09-08T10:37:12Z2022-07-21T00:00:00Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34566porBrandão, Anabela de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:54.265269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
title |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
spellingShingle |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior Brandão, Anabela de Azevedo Teoria de grafos Escolaridade obrigatória Ensino |
title_short |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
title_full |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
title_fullStr |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
title_full_unstemmed |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
title_sort |
Uma perspetiva de inclusão da teoria dos grafos no ensino não superior |
author |
Brandão, Anabela de Azevedo |
author_facet |
Brandão, Anabela de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Anabela de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria de grafos Escolaridade obrigatória Ensino |
topic |
Teoria de grafos Escolaridade obrigatória Ensino |
description |
No presente trabalho propõe-se uma abordagem da teoria de grafos pela lente de um professor de matemática que leciona no ensino não superior. Ao longo do trabalho é feita uma abordagem aos conceitos básicos da teoria de grafos, recorrendo a exemplos retirados do contexto escolar e de fácil contextualização por parte de quem lê. Nos exemplos escolhidos, pretende-se fazer a ponte entre a teoria e a sua aplicabilidade a problemas que possam ser colocados aos alunos na escolaridade obrigatória, de forma a estimular o seu raciocínio e a desenvolver as suas capacidades de pensamento matemático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08T10:37:12Z 2022-07-21T00:00:00Z 2022-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34566 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714211127296 |