Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6070
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_9a1c2a5b6655b5d1698f26fa3fa57dc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação interculturalEducação intercultural - PortugalMarketing socialInclusão socialRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011O presente trabalho é o produto final do estágio curricular realizado no Programa Escolhas, no âmbito do mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Educação Intercultural. O programa Escolhas é um programa de âmbito nacional, que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de meios socioeconómicos vulneráveis, dando especial atenção aos descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidades e a coesão social. Com este relatório pretendo dar a conhecer, de uma forma reflexiva, as actividades que realizei, ao longo da permanência na instituição acolhedora, contextualizando-as nos projectos em que se integraram. O principal foco e actividade com maior implicação deste estágio foi a criação de um manual técnico-pedagógico assente na filosofia e na prática de marketing social, destinado aos profissionais que actuam nos territórios afectos ao Programa Escolhas. O desenvolvimento das actividades de estágio a toda a reflexão posterior, assentou no uso de competências de investigação que adquiri ao longo da minha formação, designadamente o uso de procedimentos de investigação qualitativa, entrevistas, observação participante, notas de campo, análise de conteúdos e estudos de caso. Procurei sustentar na fundamentação teórica as temáticas abordadas durante as tarefas de estágio de modo a dar fiabilidade e consistência ao trabalho desenvolvido. Fazendo um balanço de todo o percurso de estágio, considero que o resultado foi positivo, na medida em que foi um processo de constante aprendizagem, tanto a nível pessoal como profissional.This report is the result of the curricular internship made in the Programa Escolhas (Program Choices), as part of a master degree in the field of Sciences of Education, with a specialization in the field of Intercultural Education. Escolhas is a national project, which aim is to promote social integration of children and youngsters from vulnerable socioeconomic neighborhoods. It focuses specialy on those descendants from immigrants and ethnical minorities, with the purpose of giving them equal opportunities and social cohesion. This report intends to describe the activities made during the internship within the Programa Escolhas, and contextualize them within the Project. The main focus and most important activity during this internship was the elaboration of a technical pedagogic manual based on the principles and practice of social marketing, destined to professionals who work within the areas where the Programa Escolhas is implemented. The internship activities and all the posterior analysis, is based on the use of research methods learned throughout the internship, namely, qualitative research – interviews, participative observation, fieldwork notes, data analysis and case studies. I have supported the subjects approached during fieldwork with its theoretical framework in order to assure the credibility and cohesion of the work developed. I consider this fieldwork’s result to be positive, once that it was a consistent learning process, both personal and professionally.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-2012-04-20T12:48:54Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:17.862033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
title Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
spellingShingle Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
Educação intercultural - Portugal
Marketing social
Inclusão social
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
title_full Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
title_fullStr Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
title_full_unstemmed Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
title_sort Marketing social : estratégia de promoção da inclusão social e da educação intercultural
author Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
author_facet Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ângela Maria Gonçalves Moreno, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Marketing social
Inclusão social
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Educação intercultural - Portugal
Marketing social
Inclusão social
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-20T12:48:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6070
url http://hdl.handle.net/10451/6070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134202305708032