Município da Póvoa de Lanhoso : contributos para a construção da história dos Agrupamentos de Escolas : o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15736
Resumo: O presente Relatório Reflexivo tem como principal objetivo a apresentação de um esboço crítico que, embora demasiado genérico e limitado, possa contribuir para um trabalho mais abrangente e mais sistemático sobre a problemática dos agrupamentos de escolas, acreditando que a situação em que nos encontramos, atualmente, possa ser potenciadora de uma tomada de consciência da importância do estudo da escola, enquanto unidade organizacional, como forma de pressionar a mudança do rumo que a educação tem levado nos últimos tempos. Partindo da súmula do meu percurso profissional e tendo presente o papel que desempenhei no desenvolvimento do processo de agrupamento das escolas do Concelho da Póvoa de Lanhoso e o impacto, no meu percurso, da experiência de dirigente de uma das unidades organizacionais criadas por determinação do governo, analiso a implementação do processo na globalidade passando, em seguida, a um estudo mais pormenorizado, embora incompleto, da criação e funcionamento do Agrupamento Vertical de Escolas Gonçalo Sampaio. A reflexão está orientada no sentido de possibilitar uma revisão da literatura e dos suportes legislativos produzidos sobre a redefinição da rede escolar e as primeiras abordagens ao agrupamento das escolas, para uma melhor contextualização da implementação do processo no Concelho da Póvoa de Lanhoso e, mais especificamente, na Escola EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Revisita-se a evolução da rede escolar até à concretização dos agrupamentos de escolas, fazendo referência aos diversos modelos organizacionais que os antecederam, e a evolução da educação no concelho até à entrada em funcionamento dos agrupamentos de escolas. A problemática em análise será acompanhada do levantamento das principais potencialidades e constrangimentos sentidos com a entrada em funcionamento da unidade organizacional em estudo. O Relatório Reflexivo termina com a apresentação de uma das experiências mais marcantes no desenvolvimento do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, com a intencionalidade de realçar a mais valia que o agrupamento de escolas pode constituir, se construído com uma dimensão adequada ao desenvolvimento de um Projeto Educativo que responda, efetivamente, às reais necessidades da Comunidade Escolar.
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spelling Município da Póvoa de Lanhoso : contributos para a construção da história dos Agrupamentos de Escolas : o Agrupamento de Escolas Gonçalo SampaioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Reflexivo tem como principal objetivo a apresentação de um esboço crítico que, embora demasiado genérico e limitado, possa contribuir para um trabalho mais abrangente e mais sistemático sobre a problemática dos agrupamentos de escolas, acreditando que a situação em que nos encontramos, atualmente, possa ser potenciadora de uma tomada de consciência da importância do estudo da escola, enquanto unidade organizacional, como forma de pressionar a mudança do rumo que a educação tem levado nos últimos tempos. Partindo da súmula do meu percurso profissional e tendo presente o papel que desempenhei no desenvolvimento do processo de agrupamento das escolas do Concelho da Póvoa de Lanhoso e o impacto, no meu percurso, da experiência de dirigente de uma das unidades organizacionais criadas por determinação do governo, analiso a implementação do processo na globalidade passando, em seguida, a um estudo mais pormenorizado, embora incompleto, da criação e funcionamento do Agrupamento Vertical de Escolas Gonçalo Sampaio. A reflexão está orientada no sentido de possibilitar uma revisão da literatura e dos suportes legislativos produzidos sobre a redefinição da rede escolar e as primeiras abordagens ao agrupamento das escolas, para uma melhor contextualização da implementação do processo no Concelho da Póvoa de Lanhoso e, mais especificamente, na Escola EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Revisita-se a evolução da rede escolar até à concretização dos agrupamentos de escolas, fazendo referência aos diversos modelos organizacionais que os antecederam, e a evolução da educação no concelho até à entrada em funcionamento dos agrupamentos de escolas. A problemática em análise será acompanhada do levantamento das principais potencialidades e constrangimentos sentidos com a entrada em funcionamento da unidade organizacional em estudo. O Relatório Reflexivo termina com a apresentação de uma das experiências mais marcantes no desenvolvimento do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, com a intencionalidade de realçar a mais valia que o agrupamento de escolas pode constituir, se construído com uma dimensão adequada ao desenvolvimento de um Projeto Educativo que responda, efetivamente, às reais necessidades da Comunidade Escolar.This Reflective report has the main objective to present a critical outline that, although too general and limited, can contribute to a more systematic understanding about the school clusters issues, believing that this situation we are in now, can be a booster to a better awareness of studying the school importance, while organizational unit, as a way of pressure to change present education path. From my professional background summary and having in mind the role I played in the School Cluster of Póvoa de Lanhoso development process and the impact, in my journey, that this organizational units leading experience, created by government order, I analyze the process implementation as a whole first, and then into a more detailed study, though incomplete, of the establishment and function of the Gonçalo Sampaio, Vertical Group of Schools. The reflection is directed to facilitate a literature review and legislative supports produced on the redefinition of the school network and the first approach to Schools Clusters, for a better contextualization of the implementation process in Póvoa de Lanhoso municipality and more specifically, School EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Revisits the evolution of school system until the implementation of school clusters, referring to the several organizational models that preceded them, and the evolution of county education until the entry of school clusters. The issue under consideration is followed by the survey of the main potentials and constraints experienced with the beginning of Organizational Units in study. The Reflective Report ends with the presentation of one of the most remarkable experiences in Gonçalo Sampaio Group of Schools developing, with the highlighting intention of added value that the schools cluster can be, if built with a suitable size for the development of an Educational Project to respond effectively to school community real needs.Fernandes, António SousaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa2014-11-20T13:42:28Z2013-11-1220132013-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15736TID:203018966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:39:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:05.648046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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