Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Alexandra Caleiras
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30123
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_9a2c0e9e8cacc1f6fb7dcd152f88dcd6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015Feedback pedagógicoFormação de professoresEnsino da educação físicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório Final de Estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, foi desenvolvido através da prática pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2014/2015, tendo sido lecionada a disciplina de Educação Física à turma do 12º B. Com este documento, a professora estagiária tem como principal objetivo demonstrar competências de análise crítica fundamentada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico assume um papel de transição dos conhecimentos teóricos para a prática educativa adquirida durante a formação inicial. Assim, o Estágio Pedagógico caracteriza-se por um período de formação curricular, onde o professor estagiário, de uma forma orientada, deve exercer e cumprir com todas as funções inerentes à função docente. Deste modo, tendo em conta a prática pedagógica, no relatório serão descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, fundamentadas em três áreas relevantes neste processo: o planeamento, a realização e a avaliação. Assim, aquando da descrição das atividades desenvolvidas foi realizada uma reflexão das práticas exercidas e aprendizagens realizadas. O relatório de estágio que se apresenta divide-se em três áreas fundamentais. A contextualização da prática desenvolvida diz respeito à primeira etapa e a segunda consiste numa análise reflexiva sobre o desenvolvimento da prática pedagógica. Por fim, a terceira parte refere-se ao aprofundamento do tema-problema, um estudo realizado sobre “O Feedback Pedagógico nas aulas de Educação Física do Professor Estagiário: Análise das dimensões forma, objetivo, direção e afetividade.” The Final Report of Period of training to insere in the plan of studies of the Mestrado in Education of the Physical Education in Educations Basic and Secondary, it was developed through practical the pedagogical one carried through in the Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in school year 2014/2015, having sidthe lecionada one disciplines it of Physical Education to the group of 12º B. With este document, the teacher training has as main objective demonstrair abilities of based critical analysis from its experience of Pedagogical Period of training. The Pedagogical Period of training assumes a role of transistion of the theoretical knowledge for practical the educative one acquired during the initial formation. Thus, the Pedagogical Period of training is characterized for a period of curricular formation, where the probationary professor, of one forms guided, must exert and fulfill with all the inherent functions to the teaching function. In this way, having in practical account the pedagogical one, in the report the activities developed in elapsing of the education process and learning will be described, based on three excellent areas neste process: the planning, the accomplishment and the evaluation. Thus, aquando of the description of practical the developed activities it was carried through a reflection of exerted and learnings carried through. The period of training report that it is presented it is divided in three basic areas. The developed context of the practical one says respect to the first stage and second it consists of a reflexive analysis on the practical development of the pedagogical one. Finally, the third part refereverse speed it the deepening of the subjectproblem, a study carried through on “the Pedagogical Feedback in the lessons of Physical Education of the Teacher Training: Analysis of the dimensions forms, objective, direction and affectivity.”2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30123http://hdl.handle.net/10316/30123TID:201342464porAmado, A., (2015). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores na Turma do 12º B no Ano Letivo 2014/2015. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.Amado, Alexandra Caleirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:16.063939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
title Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
Amado, Alexandra Caleiras
Feedback pedagógico
Formação de professores
Ensino da educação física
title_short Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
title_full Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores na turma do 12º B no ano letivo 2014-2015
author Amado, Alexandra Caleiras
author_facet Amado, Alexandra Caleiras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Alexandra Caleiras
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback pedagógico
Formação de professores
Ensino da educação física
topic Feedback pedagógico
Formação de professores
Ensino da educação física
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30123
http://hdl.handle.net/10316/30123
TID:201342464
url http://hdl.handle.net/10316/30123
identifier_str_mv TID:201342464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amado, A., (2015). Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores na Turma do 12º B no Ano Letivo 2014/2015. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133664009781248