Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tânia Duarte
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2776
Resumo: O Balanced Scorecard tem ganho uma acrescida popularidade, graças não só ao uso de indicadores não financeiros, como também com a sua crescente preocupação com a estratégia. Deparando-se com uma envolvente em constante mudança, com diferentes necessidades de informação, em consequência das alterações das condições do mercado, da crescente competitividade e das alterações na estrutura e da estratégia de negócio, é necessário que as empresas possuam propostas de valor, para conquistarem a sua continuidade no mercado. As empresas necessitam de uma gestão de indicadores que garantam o seu alinhamento com a estratégia definida, de forma a estarem em consonância com os novos desafios, surgindo assim a adopção do Balanced Scorecard. O presente trabalho procura contribuir para a concepção do modelo de Balanced Scorecard a uma empresa de Consultoria de Gestão e Sistemas de Informação. Neste sentido, este projecto descreve todo o processo de desenvolvimento do Balanced Scorecard na empresa Alfa. O ponto de partida é a revisão teórica do tema, iniciando com a descrição do controlo de gestão e os novos desafios que se impõem às organizações actualmente. Complementarmente faz-se uma abordagem sobre o Balanced Scorecard, identificando as suas características e analisando os motivos da sua consequente adopção. De seguida, a partir da missão, visão e valores da empresa Alfa são definidos objectivos, indicadores, metas e iniciativas, permitindo a implementação da estratégia, a sua comunicação e consequente monitorização dos resultados obtidos face aos objectivos estabelecidos anteriormente. Por fim, são sublinhadas as conclusões e limitações inerentes à elaboração do projecto.
id RCAP_9a2f33dbd3062b7b17cb63b0c47eeeed
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoriaBalanced ScorecardAvaliação da PerformanceMapa estratégicoMedidas não-financeirasPerformance evaluationStrategy MapNonfinancial measuresO Balanced Scorecard tem ganho uma acrescida popularidade, graças não só ao uso de indicadores não financeiros, como também com a sua crescente preocupação com a estratégia. Deparando-se com uma envolvente em constante mudança, com diferentes necessidades de informação, em consequência das alterações das condições do mercado, da crescente competitividade e das alterações na estrutura e da estratégia de negócio, é necessário que as empresas possuam propostas de valor, para conquistarem a sua continuidade no mercado. As empresas necessitam de uma gestão de indicadores que garantam o seu alinhamento com a estratégia definida, de forma a estarem em consonância com os novos desafios, surgindo assim a adopção do Balanced Scorecard. O presente trabalho procura contribuir para a concepção do modelo de Balanced Scorecard a uma empresa de Consultoria de Gestão e Sistemas de Informação. Neste sentido, este projecto descreve todo o processo de desenvolvimento do Balanced Scorecard na empresa Alfa. O ponto de partida é a revisão teórica do tema, iniciando com a descrição do controlo de gestão e os novos desafios que se impõem às organizações actualmente. Complementarmente faz-se uma abordagem sobre o Balanced Scorecard, identificando as suas características e analisando os motivos da sua consequente adopção. De seguida, a partir da missão, visão e valores da empresa Alfa são definidos objectivos, indicadores, metas e iniciativas, permitindo a implementação da estratégia, a sua comunicação e consequente monitorização dos resultados obtidos face aos objectivos estabelecidos anteriormente. Por fim, são sublinhadas as conclusões e limitações inerentes à elaboração do projecto.The Balanced Scorecard has gained increased popularity, thanks not only to the use of non-financial indicators, as well as its growing concern with the strategy. Faced with a constantly changing environment, with different information needs, in consequence of changes in market conditions, increased competition and changes in structure and business strategy, it is necessary for companies to possess value propositions for conquer their continuity in the market. Companies need a management indicators to ensure its alignment with the strategy, so it as to be in line with the new challenges, giving rise to the adoption of the Balanced Scorecard. This work seeks to contribute to the conception of the Balanced Scorecard model to a company that provides Management Consulting and IT services. Thus, this project describes the process of developing a Balanced Scorecard in the company Alfa. The starting point is the theoretical review of the topic, beginning with a description of management control and the new challenges they pose to organizations today. In addition it is an approach to the Balanced Scorecard, identifying their characteristics and analyzing the reasons for its subsequent adoption. Then, from the mission, vision and values of the company Alfa targets are set, indicators, goals and initiatives, allowing the implementation of the strategy, its communication and subsequent monitoring of results against objectives laid out above. Finally, the conclusions are outlined and the limitations to the elaboration of the project.2011-07-26T15:23:19Z2011-07-26T00:00:00Z2011-07-262010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2776porAlves, Tânia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:22:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:32.914663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
title Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
spellingShingle Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
Alves, Tânia Duarte
Balanced Scorecard
Avaliação da Performance
Mapa estratégico
Medidas não-financeiras
Performance evaluation
Strategy Map
Nonfinancial measures
title_short Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
title_full Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
title_fullStr Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
title_full_unstemmed Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
title_sort Balanced scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
author Alves, Tânia Duarte
author_facet Alves, Tânia Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tânia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard
Avaliação da Performance
Mapa estratégico
Medidas não-financeiras
Performance evaluation
Strategy Map
Nonfinancial measures
topic Balanced Scorecard
Avaliação da Performance
Mapa estratégico
Medidas não-financeiras
Performance evaluation
Strategy Map
Nonfinancial measures
description O Balanced Scorecard tem ganho uma acrescida popularidade, graças não só ao uso de indicadores não financeiros, como também com a sua crescente preocupação com a estratégia. Deparando-se com uma envolvente em constante mudança, com diferentes necessidades de informação, em consequência das alterações das condições do mercado, da crescente competitividade e das alterações na estrutura e da estratégia de negócio, é necessário que as empresas possuam propostas de valor, para conquistarem a sua continuidade no mercado. As empresas necessitam de uma gestão de indicadores que garantam o seu alinhamento com a estratégia definida, de forma a estarem em consonância com os novos desafios, surgindo assim a adopção do Balanced Scorecard. O presente trabalho procura contribuir para a concepção do modelo de Balanced Scorecard a uma empresa de Consultoria de Gestão e Sistemas de Informação. Neste sentido, este projecto descreve todo o processo de desenvolvimento do Balanced Scorecard na empresa Alfa. O ponto de partida é a revisão teórica do tema, iniciando com a descrição do controlo de gestão e os novos desafios que se impõem às organizações actualmente. Complementarmente faz-se uma abordagem sobre o Balanced Scorecard, identificando as suas características e analisando os motivos da sua consequente adopção. De seguida, a partir da missão, visão e valores da empresa Alfa são definidos objectivos, indicadores, metas e iniciativas, permitindo a implementação da estratégia, a sua comunicação e consequente monitorização dos resultados obtidos face aos objectivos estabelecidos anteriormente. Por fim, são sublinhadas as conclusões e limitações inerentes à elaboração do projecto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-26T15:23:19Z
2011-07-26T00:00:00Z
2011-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2776
url http://hdl.handle.net/10071/2776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134659343286272