Plano estratégico de sistemas de informação para a Cruz Vermelha Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4603 |
Resumo: | O presente projeto empresa aborda a temática da melhoria de desempenho para a Cruz Vermelha Portuguesa baseada na reengenharia de processos organizacionais e na implementação de um plano estratégico de sistemas de informação. O objetivo é analisar a forma como os sistemas de informação podem contribuir para a melhoria de desempenho desta organização e quais deverão ser as caraterísticas destes sistemas. Dada a importância do alinhamento entre os sistemas de informação e a estratégia organizacional foi efetuada a análise da visão, missão, objetivos estratégicos e fatores críticos de sucesso da Cruz Vermelha Portuguesa. Efetua-se, ainda, o levantamento dos processos organizacionais, através de análise documental, entrevistas e observação direta, procedendo-se à análise e reengenharia dos processos organizacionais prioritários. A definição da prioridade teve em consideração a importância de cada processo para os fatores críticos de sucesso e o seu desempenho atual. O plano de implementação de sistemas de informação tem em conta as prioridades identificadas, os custos envolvidos, os benefícios a atingir e os processos organizacionais sobre os quais se pretende intervir. Para além da definição de um plano de implementação assente em três fases distintas são, ainda, apresentadas orientações gerais e ações efetivas de gestão da mudança que têm como objetivo garantir o envolvimento de todos os dirigentes e colaboradores bem como ultrapassar resistências à mudança. |
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Plano estratégico de sistemas de informação para a Cruz Vermelha PortuguesaCruz Vermelha PortuguesaPlano estratégico de sistemas de informaçãoReengenhariaProcessos organizacionaisPortuguese Red CrossInformation systems strategic planReengineeringOrganizational processesO presente projeto empresa aborda a temática da melhoria de desempenho para a Cruz Vermelha Portuguesa baseada na reengenharia de processos organizacionais e na implementação de um plano estratégico de sistemas de informação. O objetivo é analisar a forma como os sistemas de informação podem contribuir para a melhoria de desempenho desta organização e quais deverão ser as caraterísticas destes sistemas. Dada a importância do alinhamento entre os sistemas de informação e a estratégia organizacional foi efetuada a análise da visão, missão, objetivos estratégicos e fatores críticos de sucesso da Cruz Vermelha Portuguesa. Efetua-se, ainda, o levantamento dos processos organizacionais, através de análise documental, entrevistas e observação direta, procedendo-se à análise e reengenharia dos processos organizacionais prioritários. A definição da prioridade teve em consideração a importância de cada processo para os fatores críticos de sucesso e o seu desempenho atual. O plano de implementação de sistemas de informação tem em conta as prioridades identificadas, os custos envolvidos, os benefícios a atingir e os processos organizacionais sobre os quais se pretende intervir. Para além da definição de um plano de implementação assente em três fases distintas são, ainda, apresentadas orientações gerais e ações efetivas de gestão da mudança que têm como objetivo garantir o envolvimento de todos os dirigentes e colaboradores bem como ultrapassar resistências à mudança.This project addresses the business performance improvement subject in the Portuguese Red Cross (PRC) based on the reengineering of organizational processes and in the implementation of an information systems strategic plan. The goal is to examine how information systems can help improving the performance of this organization and what should be the characteristics of these systems. Due to the importance of alignment between information systems and organizational strategy the analysis of the vision, mission, strategic goals and critical success factors of the Portuguese Red Cross is also performed. A survey of the organizational processes, through document analysis, interviews and direct observation, proceeding to the analysis and reengineering of organizational processes that have top priority is also made. The definition of the process priority took into account the importance of each process for the critical success factors and its current performance. The information systems implementation plan has considered the identified priorities, the costs involved, the benefits to be achieved and the key organizational processes on which the PRC intends to intervene. In addition to define an implementation plan based on three distinct phases recommendations and effective actions of change management are also presented aiming to ensure the involvement of all the stakeholders and to overcome resistances to change.2013-02-14T15:16:09Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4603porCorreia, Gonçalo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:39.562079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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