Linhas energéticas e operacionalidade das aeronaves no combate a incêndios florestais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8488 |
Resumo: | O trabalho realizado visa contribuir para a redução do risco associado aos meios aéreos em operações de combate a incêndio a baixa altitude e, simultaneamente, para melhorar a eficiência da operação no ataque inicial contra incêndios florestais. Durante as operações de combate a incêndios florestais ocorrem incidentes e acidentes causados principalmente por impactos contra cabos ou terreno durante operações a baixa altitude. Na maioria desses casos, os riscos são invisíveis para o piloto, sem que este tenha a consciência da localização ou presença de perigo. Não só esses problemas estão presentes, como os pilotos também enfrentam uma falta de conhecimento sobre a localização de pontos de recolha de água seguros e acessíveis, tornando a operação menos eficiente durante o ataque inicial, que é uma etapa fundamental para evitar o desenvolvimento e a progressão do incêndio. O trabalho estará dividido em três fases, sendo a primeira fase uma fase de recolha de dados sobre os incêndios florestais e a operacionalidade dos meios aéreos. Já na segunda fase, será efetuada uma avaliação e escolha do caso de estudo de forma a puder implementar a aplicação proposta para a deteção das linhas energéticas descrita na fase três. É criada então uma base de dados com todas as linhas de muito alta tensão e alta tensão do local e criada a aplicação para uma maior segurança dos meios a operar no terreno. |
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Linhas energéticas e operacionalidade das aeronaves no combate a incêndios florestaisCombate A Incêndios FlorestaisGestão do RiscoLinhas EnergéticasMeios AéreosOperacionalidade das AeronavesSegurança de VooDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaO trabalho realizado visa contribuir para a redução do risco associado aos meios aéreos em operações de combate a incêndio a baixa altitude e, simultaneamente, para melhorar a eficiência da operação no ataque inicial contra incêndios florestais. Durante as operações de combate a incêndios florestais ocorrem incidentes e acidentes causados principalmente por impactos contra cabos ou terreno durante operações a baixa altitude. Na maioria desses casos, os riscos são invisíveis para o piloto, sem que este tenha a consciência da localização ou presença de perigo. Não só esses problemas estão presentes, como os pilotos também enfrentam uma falta de conhecimento sobre a localização de pontos de recolha de água seguros e acessíveis, tornando a operação menos eficiente durante o ataque inicial, que é uma etapa fundamental para evitar o desenvolvimento e a progressão do incêndio. O trabalho estará dividido em três fases, sendo a primeira fase uma fase de recolha de dados sobre os incêndios florestais e a operacionalidade dos meios aéreos. Já na segunda fase, será efetuada uma avaliação e escolha do caso de estudo de forma a puder implementar a aplicação proposta para a deteção das linhas energéticas descrita na fase três. É criada então uma base de dados com todas as linhas de muito alta tensão e alta tensão do local e criada a aplicação para uma maior segurança dos meios a operar no terreno.The research carried out aims to contribute to the reduction of the risk associated with the aircraft in low-level fire operations and, simultaneously to improve the efficiency of the operation in the initial attack against forest fires. During firefighting operations, there are incidents and accidents mainly caused by impacts on cables or ground during low-altitude operations. In most of these cases, the risks are invisible to the pilot, without being aware of the location or presence of danger. Not only are these problems present, but pilots also face a lack of knowledge about the location of safe and accessible water collection points, rendering the operation less efficient during the initial attack, which is a critical step in preventing development and fire progression. The research will be divided into three phases, the first phase being a phase of collecting data about forest fires and the operationality of the aircrafts. In the second phase, an evaluation and choice of the case study will be carried out in order to implement the proposed application for the detection of the energy lines described in phase three. A database is then created with all the lines of very high voltage and high voltage of the site and created the application for a greater security of the means to operate in the terrain.Silva, Jorge Miguel dos ReisuBibliorumCruz, José Daniel Santos da2020-01-17T14:50:27Z2019-07-222019-06-242019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8488TID:202368190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:28:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:28:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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