Linhas energéticas e operacionalidade das aeronaves no combate a incêndios florestais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Daniel Santos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8488
Resumo: O trabalho realizado visa contribuir para a redução do risco associado aos meios aéreos em operações de combate a incêndio a baixa altitude e, simultaneamente, para melhorar a eficiência da operação no ataque inicial contra incêndios florestais. Durante as operações de combate a incêndios florestais ocorrem incidentes e acidentes causados principalmente por impactos contra cabos ou terreno durante operações a baixa altitude. Na maioria desses casos, os riscos são invisíveis para o piloto, sem que este tenha a consciência da localização ou presença de perigo. Não só esses problemas estão presentes, como os pilotos também enfrentam uma falta de conhecimento sobre a localização de pontos de recolha de água seguros e acessíveis, tornando a operação menos eficiente durante o ataque inicial, que é uma etapa fundamental para evitar o desenvolvimento e a progressão do incêndio. O trabalho estará dividido em três fases, sendo a primeira fase uma fase de recolha de dados sobre os incêndios florestais e a operacionalidade dos meios aéreos. Já na segunda fase, será efetuada uma avaliação e escolha do caso de estudo de forma a puder implementar a aplicação proposta para a deteção das linhas energéticas descrita na fase três. É criada então uma base de dados com todas as linhas de muito alta tensão e alta tensão do local e criada a aplicação para uma maior segurança dos meios a operar no terreno.
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