Acidentes rodoviários: culpa e comportamento preventivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria João Guerreiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1641
Resumo: Os acidentes de viação em Portugal constituem um problema grave, tanto pela frequência com que ocorrem, como pelo elevado número de mortos daí resultante. A culpa sentida pelo acidente, ou atribuída formalmente, e danos a ele associados, parecem fomentar sentimentos de arrependimento e de mudança de comportamentos. O objectivo geral do estudo foi compreender a relação da culpa em acidentes rodoviários e a mudança de comportamentos no sentido preventivo. Este objectivo foi analisado através de dois objectivos específicos: (1) análise da relação entre a auto-culpabilização em acidentes rodoviários e a mudança de comportamentos no sentido preventivo e (2) a análise da relação entre a culpa atribuída em acidentes rodoviários e a mudança de comportamentos no sentido preventivo. Foram utilizados dois instrumentos de análise – questionário e entrevista semi-estruturada –, aplicados a 19 indivíduos (13 Homens / 6 Mulheres), com uma média etária de 34,2 anos, que sofreram acidentes de viação nos últimos 3-4 anos, dos quais resultaram lesões físicas nos próprios ou em terceiros. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que a auto-culpabilização, caracterológica e comportamental, não contribuiu para a mudança de comportamento, (os indivíduos atribuíram externamente a culpa ao invés de se auto-culpabilizarem). Por outro lado, e respondendo ao segundo objectivo desta investigação, os resultados sugerem que a culpa formal poderá ter contribuído para a mudança de comportamento após o acidente. Conclui-se que existe uma influencia maior da culpa formal do que da auto-culpabilização na mudança de comportamentos rodoviários.
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