Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Bento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mestrinho, Nelson, Cunha, Juliana, Sousa, Maria Catarina, Laranjinha, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3495
Resumo: O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
id RCAP_9a7182ad1a2e4b6a0555e9108fc852ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professoresAn interdisciplinary approach to soil porosity in context of teacher educationciênciasinvestigaçãointerdisciplinaridadematemáticaporosidadesolosscienceinquiryinterdisciplinaritymathematicssoilsoil porosityO solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.Soil is a complex and non-renewable natural resource, essential for the equilibrium of the ecosystems and for the provision of food, energy and fibres to humans. This study presents an inquiry and experimental activity about soil porosity. This activity has the particularity of proportionate an interdisciplinary learning experience between mathematics and science. The participants were 28 students of an elementary teacher education degree. They had to answer these questions: What is the porosity of different soils? How to quantitatively represent soil porosity? With this focus, students planned and implemented an inquiry to collect evidences in order to evaluate the soil porosity of three soil samples, with variable control. Afterwards, formulate explanation from evidence. The inquiry was concluded with the exchange of those evidences and justification of the results and conclusions. This interdisciplinary activity promoted in the participants the learning of scientific content related to the soils and aspects associated to the planning of experimental and investigative activities, due to its practical nature and promoter of the skills of reasoning and problem solving.Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCavadas, BentoMestrinho, NelsonCunha, JulianaSousa, Maria CatarinaLaranjinha, Rita2021-06-07T22:25:45Z2020-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3495porCavadas, B., Mestrinho, N., Cunha, J., Sousa, M. C., & Laranginha, R. (2020). Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores. Experiências em Ensino de Ciências, 15(1), 194-206. http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf1982-2413info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:15.973311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
An interdisciplinary approach to soil porosity in context of teacher education
title Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
spellingShingle Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
Cavadas, Bento
ciências
investigação
interdisciplinaridade
matemática
porosidade
solos
science
inquiry
interdisciplinarity
mathematics
soil
soil porosity
title_short Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
title_full Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
title_fullStr Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
title_full_unstemmed Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
title_sort Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores
author Cavadas, Bento
author_facet Cavadas, Bento
Mestrinho, Nelson
Cunha, Juliana
Sousa, Maria Catarina
Laranjinha, Rita
author_role author
author2 Mestrinho, Nelson
Cunha, Juliana
Sousa, Maria Catarina
Laranjinha, Rita
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Bento
Mestrinho, Nelson
Cunha, Juliana
Sousa, Maria Catarina
Laranjinha, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv ciências
investigação
interdisciplinaridade
matemática
porosidade
solos
science
inquiry
interdisciplinarity
mathematics
soil
soil porosity
topic ciências
investigação
interdisciplinaridade
matemática
porosidade
solos
science
inquiry
interdisciplinarity
mathematics
soil
soil porosity
description O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes de uma turma do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias para avaliar a porosidade de três tipos de solos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas, construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências de raciocínio e resolução de problemas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01
2020-01-01T00:00:00Z
2021-06-07T22:25:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3495
url http://hdl.handle.net/10400.15/3495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavadas, B., Mestrinho, N., Cunha, J., Sousa, M. C., & Laranginha, R. (2020). Uma abordagem interdisciplinar à porosidade dos solos em contexto de formação de professores. Experiências em Ensino de Ciências, 15(1), 194-206. http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID686/v15_n1_a2020.pdf
1982-2413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041791844352