Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.23015 |
Resumo: | As pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática. |
id |
RCAP_9a73916f2cf796b60ddee07b0a057c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteirosConhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteirosArtigosAs pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática.Studies regarding the Mathematics teacher educator have been receiving spotlights in the last years. In particular, the research on the Mathematics teacher educator’s knowledge has led to the construction of different models of knowledge. In this work, we attempt to understand the knowledge of a mathematician considering the observation of his classroom practice as Mathematics teacher educator in a Brazilian Number Theory undergraduate course. The chosen research method was the instrumental case study, whose goal is to understand the revealed and mobilized subject’s knowledge. The data were collected by audio and video recording of a chosen class, which was analyzed in the perspective of identifying the specialized knowledge of this mathematician as a teacher educator. Among the results are indicators of the teacher educator’s Mathematical Knowledge, as well as elements of his Pedagogical Content Knowledge. The obtained indicators constitute a new step in the elaboration of a Specialized Knowledge model for the Mathematics teacher educator.APM - Associação de Professores de Matemática2019-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23015por2183-28380872-3915Rediske de Almeida, Marieli VanessaRibeiro, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.984422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
title |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
spellingShingle |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros Rediske de Almeida, Marieli Vanessa Artigos |
title_short |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
title_full |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
title_fullStr |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
title_full_unstemmed |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
title_sort |
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros |
author |
Rediske de Almeida, Marieli Vanessa |
author_facet |
Rediske de Almeida, Marieli Vanessa Ribeiro, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rediske de Almeida, Marieli Vanessa Ribeiro, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
As pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23015 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.23015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130480477470720 |