Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rediske de Almeida, Marieli Vanessa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.23015
Resumo: As pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática.
id RCAP_9a73916f2cf796b60ddee07b0a057c2b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteirosConhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteirosArtigosAs pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática.Studies regarding the Mathematics teacher educator have been receiving spotlights in the last years. In particular, the research on the Mathematics teacher educator’s knowledge has led to the construction of different models of knowledge. In this work, we attempt to understand the knowledge of a mathematician considering the observation of his classroom practice as Mathematics teacher educator in a Brazilian Number Theory undergraduate course. The chosen research method was the instrumental case study, whose goal is to understand the revealed and mobilized subject’s knowledge. The data were collected by audio and video recording of a chosen class, which was analyzed in the perspective of identifying the specialized knowledge of this mathematician as a teacher educator. Among the results are indicators of the teacher educator’s Mathematical Knowledge, as well as elements of his Pedagogical Content Knowledge. The obtained indicators constitute a new step in the elaboration of a Specialized Knowledge model for the Mathematics teacher educator.APM - Associação de Professores de Matemática2019-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.23015por2183-28380872-3915Rediske de Almeida, Marieli VanessaRibeiro, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/23015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:30.984422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
title Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
spellingShingle Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
Rediske de Almeida, Marieli Vanessa
Artigos
title_short Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
title_full Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
title_fullStr Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
title_full_unstemmed Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
title_sort Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros
author Rediske de Almeida, Marieli Vanessa
author_facet Rediske de Almeida, Marieli Vanessa
Ribeiro, Miguel
author_role author
author2 Ribeiro, Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rediske de Almeida, Marieli Vanessa
Ribeiro, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As pesquisas com foco no formador de professores de Matemática, com abordagens diversas, vêm ganhando destaque na área de Educação Matemática nos últimos anos. Em particular, pesquisas sobre o conhecimento do formador têm dado origem a diferentes modelos de conhecimento. Nesse trabalho, buscamos compreender o conhecimento de um matemático, a partir da observação de sua prática em sala de aula como formador de professores de Matemática no Brasil, no contexto de uma disciplina de Teoria dos Números. A investigação se configura como um estudo de caso instrumental, no qual se pretende compreender o conhecimento revelado e mobilizado pelo sujeito. As informações foram coletadas por meio da gravação em áudio e vídeo de uma aula e foram analisadas buscando identificar o conhecimento especializado desse matemático enquanto formador de professores. Entre os resultados, são apresentados indicadores do Conhecimento Matemático (Mathematical Knowledge) do formador, bem como elementos do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge). Os indicadores obtidos constituem mais um passo na elaboração de um modelo de conhecimento especializado do formador de professores de Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.23015
url https://doi.org/10.48489/quadrante.23015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130480477470720