O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/16889 |
Resumo: | O presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica. |
id |
RCAP_9a76b3160f377c47ca4fefa55ffc9452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em PortugalInglês[a língua inglesa]como segunda línguaMúsica e aprendizagem desegunda línguaMúsica e motivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica.This research report aims to highlight the importance of learning English as a foreign language in childhood and the impact of music as a strategy for its implementation. Music is considered by some scholars to be a relevant didactic-pedagogical resource in learning a foreign language, as it has beneficial effects on the acquisition of the four specific language skills (in this case: listening, speaking, reading and writing), it facilitates the acquisition pronunciation, intonation and vocabulary, makes classroom interaction more fluid through real communication situations and arouses emotions that cause children to create an affective relationship with the language. In short, music benefits the process of learning the English language, acting as a motivating and facilitating element. This case study was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, inserted in the study plan of the Master in Teaching English in the 1st cycle of basic education, and had as target audience two classes of the 1st cycle of basic education. A set of materials for observation in the classroom was built and the analysis of the data collected allows us to conclude the importance of music in pedagogical practice.Simonot, CatherineSapientiaSantos, Teresa Aleixo Almeida2021-08-24T10:56:59Z2020-12-152020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16889TID:202754871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:56.104947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico Santos, Teresa Aleixo Almeida Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal Inglês[a língua inglesa]como segunda língua Música e aprendizagem desegunda língua Música e motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Santos, Teresa Aleixo Almeida |
author_facet |
Santos, Teresa Aleixo Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simonot, Catherine Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Teresa Aleixo Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal Inglês[a língua inglesa]como segunda língua Música e aprendizagem desegunda língua Música e motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal Inglês[a língua inglesa]como segunda língua Música e aprendizagem desegunda língua Música e motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 2020-12-15T00:00:00Z 2021-08-24T10:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/16889 TID:202754871 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/16889 |
identifier_str_mv |
TID:202754871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133313092288512 |