O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Teresa Aleixo Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16889
Resumo: O presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica.
id RCAP_9a76b3160f377c47ca4fefa55ffc9452
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em PortugalInglês[a língua inglesa]como segunda línguaMúsica e aprendizagem desegunda línguaMúsica e motivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica.This research report aims to highlight the importance of learning English as a foreign language in childhood and the impact of music as a strategy for its implementation. Music is considered by some scholars to be a relevant didactic-pedagogical resource in learning a foreign language, as it has beneficial effects on the acquisition of the four specific language skills (in this case: listening, speaking, reading and writing), it facilitates the acquisition pronunciation, intonation and vocabulary, makes classroom interaction more fluid through real communication situations and arouses emotions that cause children to create an affective relationship with the language. In short, music benefits the process of learning the English language, acting as a motivating and facilitating element. This case study was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, inserted in the study plan of the Master in Teaching English in the 1st cycle of basic education, and had as target audience two classes of the 1st cycle of basic education. A set of materials for observation in the classroom was built and the analysis of the data collected allows us to conclude the importance of music in pedagogical practice.Simonot, CatherineSapientiaSantos, Teresa Aleixo Almeida2021-08-24T10:56:59Z2020-12-152020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16889TID:202754871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:56.104947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Teresa Aleixo Almeida
Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal
Inglês[a língua inglesa]como segunda língua
Música e aprendizagem desegunda língua
Música e motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O impacto da música no ensino-aprendizagem da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Teresa Aleixo Almeida
author_facet Santos, Teresa Aleixo Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simonot, Catherine
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Teresa Aleixo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal
Inglês[a língua inglesa]como segunda língua
Música e aprendizagem desegunda língua
Música e motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino de Inglês [da língua inglesa] no 1.º ciclo [do ensino básico /em Portugal
Inglês[a língua inglesa]como segunda língua
Música e aprendizagem desegunda língua
Música e motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de investigação pretende evidenciar a importância da aprendizagem do Inglês como língua estrangeira na infância e o impacto da música enquanto estratégia para a sua implementação. A música é considerada, por alguns estudiosos, um recurso didático-pedagógico relevante na aprendizagem de uma língua estrangeira, pois tem efeitos benéficos na aquisição das quatro competências específicas da língua (neste caso: listening, speaking, reading e writing), facilita a aquisição da pronúncia, da entoação e do vocabulário, torna a interação em sala de aula mais fluída através de situações reais de comunicação e desperta emoções que fazem com que as crianças criem uma relação afetiva com a língua. Em suma, a música beneficia o processo de aprendizagem da língua inglesa, agindo como elemento motivador e facilitador. Este estudo de caso realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e teve como público-alvo duas turmas do 1.º ciclo do ensino básico. Foi construído um conjunto de materiais para observação em sala de aula e a análise dos dados recolhidos permite concluir da importância da música na prática pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2020-12-15T00:00:00Z
2021-08-24T10:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16889
TID:202754871
url http://hdl.handle.net/10400.1/16889
identifier_str_mv TID:202754871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133313092288512