Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Maria Graciosa
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4226
Resumo: A apropriação de uma ideia ou de um instrumento é um processo de domínio progressivo que permite que essa ideia ou instrumento se vá tornando uma ferramenta de pensamento e de acção. Leva, assim, a encarar e resolver situações problemáticas num quadro de referência mais lato e novas formas de encarar a realidade. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre diferentes modos de apropriação da calculadora, enquanto ferramenta educativa, por parte de professores de Matemática que participaram num programa de formação realizado durante um ano lectivo. Procurar-se-ão relacionar os modos de utilização pedagógica da calculadora com os diferentes níveis de apropriação identificados.
id RCAP_9a7ea5673a6719be8d94901af78ae443
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativasTICProfessorMatemáticaCalculadoraPráticas profissionaisA apropriação de uma ideia ou de um instrumento é um processo de domínio progressivo que permite que essa ideia ou instrumento se vá tornando uma ferramenta de pensamento e de acção. Leva, assim, a encarar e resolver situações problemáticas num quadro de referência mais lato e novas formas de encarar a realidade. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre diferentes modos de apropriação da calculadora, enquanto ferramenta educativa, por parte de professores de Matemática que participaram num programa de formação realizado durante um ano lectivo. Procurar-se-ão relacionar os modos de utilização pedagógica da calculadora com os diferentes níveis de apropriação identificados.Repositório da Universidade de LisboaVeloso, Maria GraciosaPonte, João Pedro da2011-10-04T11:29:17Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4226porVeloso, M. G., & Ponte, J. P. (1993). Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas. Quadrante, 2(1), 153-164.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:55.397064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
title Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
spellingShingle Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
Veloso, Maria Graciosa
TIC
Professor
Matemática
Calculadora
Práticas profissionais
title_short Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
title_full Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
title_fullStr Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
title_full_unstemmed Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
title_sort Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas
author Veloso, Maria Graciosa
author_facet Veloso, Maria Graciosa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Maria Graciosa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Professor
Matemática
Calculadora
Práticas profissionais
topic TIC
Professor
Matemática
Calculadora
Práticas profissionais
description A apropriação de uma ideia ou de um instrumento é um processo de domínio progressivo que permite que essa ideia ou instrumento se vá tornando uma ferramenta de pensamento e de acção. Leva, assim, a encarar e resolver situações problemáticas num quadro de referência mais lato e novas formas de encarar a realidade. Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre diferentes modos de apropriação da calculadora, enquanto ferramenta educativa, por parte de professores de Matemática que participaram num programa de formação realizado durante um ano lectivo. Procurar-se-ão relacionar os modos de utilização pedagógica da calculadora com os diferentes níveis de apropriação identificados.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2011-10-04T11:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4226
url http://hdl.handle.net/10451/4226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veloso, M. G., & Ponte, J. P. (1993). Apropriação e desenvolvimento profissional: Instrumentos tecnológicos e práticas educativas. Quadrante, 2(1), 153-164.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134184991621120