A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12836 |
Resumo: | O relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades. |
id |
RCAP_9a8fdd36f3a4ce4ec8a371880fb23ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infânciaAdaptação ao jardim de infânciaJogoBrincarPapel da famíliaPapel do educadorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades.The report that follows presents the investigative and reflective work that took place within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) course, of the Master's in Pre-school Education and is entitled "Adapting a group of children to kindergarten”. In the practice of supervised teaching in the context of kindergarten, the experience of a beginning of a school year marked by a period of instability, marked by a large exit and entrance of children, motivated the interest in understanding how the adaptation period takes place in a room of kindergarten. The question was: how does the process of adapting children to the context of kindergarten take place? It was intended to observe and reflect on the question of the adaptation process in kindergarten with the aim of understanding the difficulties and the intervention needs of the educator during this period. It was a qualitative study that in the collection of data privileged the direct observation of the group of children in the room, the semi-directive interviews to the educator of the room and the educator of another room, the questionnaire to the parents complemented with field notes. The study made it possible to reflect on the importance of this period for the successful integration of children in kindergarten, namely, the role of all actors, educator and family, and the need in this period for activities that promote the child's adaptation to the reality of a new context. Taking into account the results of the work, it is proposed a plan of activitiesBorges, Maria LeonorSapientiaVarela, Nicole Sofia Gomes2019-10-22T15:23:06Z2019-05-102019-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12836TID:202257002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:48Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:06.045747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
title |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
spellingShingle |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância Varela, Nicole Sofia Gomes Adaptação ao jardim de infância Jogo Brincar Papel da família Papel do educador Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
title_full |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
title_fullStr |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
title_sort |
A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância |
author |
Varela, Nicole Sofia Gomes |
author_facet |
Varela, Nicole Sofia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Maria Leonor Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Nicole Sofia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação ao jardim de infância Jogo Brincar Papel da família Papel do educador Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Adaptação ao jardim de infância Jogo Brincar Papel da família Papel do educador Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-22T15:23:06Z 2019-05-10 2019-05-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/12836 TID:202257002 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/12836 |
identifier_str_mv |
TID:202257002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133275869937664 |