A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Nicole Sofia Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12836
Resumo: O relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades.
id RCAP_9a8fdd36f3a4ce4ec8a371880fb23ca5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infânciaAdaptação ao jardim de infânciaJogoBrincarPapel da famíliaPapel do educadorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades.The report that follows presents the investigative and reflective work that took place within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) course, of the Master's in Pre-school Education and is entitled "Adapting a group of children to kindergarten”. In the practice of supervised teaching in the context of kindergarten, the experience of a beginning of a school year marked by a period of instability, marked by a large exit and entrance of children, motivated the interest in understanding how the adaptation period takes place in a room of kindergarten. The question was: how does the process of adapting children to the context of kindergarten take place? It was intended to observe and reflect on the question of the adaptation process in kindergarten with the aim of understanding the difficulties and the intervention needs of the educator during this period. It was a qualitative study that in the collection of data privileged the direct observation of the group of children in the room, the semi-directive interviews to the educator of the room and the educator of another room, the questionnaire to the parents complemented with field notes. The study made it possible to reflect on the importance of this period for the successful integration of children in kindergarten, namely, the role of all actors, educator and family, and the need in this period for activities that promote the child's adaptation to the reality of a new context. Taking into account the results of the work, it is proposed a plan of activitiesBorges, Maria LeonorSapientiaVarela, Nicole Sofia Gomes2019-10-22T15:23:06Z2019-05-102019-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12836TID:202257002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:48Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:06.045747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
title A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
spellingShingle A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
Varela, Nicole Sofia Gomes
Adaptação ao jardim de infância
Jogo
Brincar
Papel da família
Papel do educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
title_full A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
title_fullStr A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
title_full_unstemmed A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
title_sort A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância
author Varela, Nicole Sofia Gomes
author_facet Varela, Nicole Sofia Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Maria Leonor
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Nicole Sofia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação ao jardim de infância
Jogo
Brincar
Papel da família
Papel do educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Adaptação ao jardim de infância
Jogo
Brincar
Papel da família
Papel do educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório que se apresenta relata o trabalho de cariz investigativo e reflexivo que decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar e tem como título «A adaptação de um grupo de crianças ao jardim de infância». Na prática de ensino supervisionada em contexto jardim de infância a vivência de um início de ano letivo marcado por um período de instabilidade, assinalado por uma grande saída e entrada de crianças, motivou o interesse em compreender como se processa o período de adaptação numa sala de jardim de infância. A questão que se colocou foi: como decorre o processo de adaptação das crianças ao contexto de jardim de infância? Pretendia-se observar e refletir sobre a questão do processo de adaptação no jardim de infância com o objetivo de compreender as dificuldades e as necessidades de intervenção da educadora durante este período. Tratou-se de um estudo de cariz qualitativo que na recolha de dados privilegiou a observação direta do grupo de crianças da sala, a entrevista semi-diretiva a duas educadoras, o questionário aos pais e o diário de campo. O estudo possibilitou refletir sobre a importância deste período para a integração com sucesso das crianças no jardim de infância nomeadamente, do papel de todos os intervenientes, educadora e família, e da necessidade de neste período existirem atividades que promovam a adaptação da criança à realidade de um novo contexto. Tendo em atenção os resultados do trabalho propõe-se um plano de atividades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T15:23:06Z
2019-05-10
2019-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12836
TID:202257002
url http://hdl.handle.net/10400.1/12836
identifier_str_mv TID:202257002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133275869937664