Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38291 |
Resumo: | Esta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza. |
id |
RCAP_7b163f000f8864138f8422a42a104282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infânciaBrincarEspaço-exteriorDesenvolvimentoAprendizagemCrecheJardim de InfânciaPapel do EducadorPlayOutdoorDevelopmentLearningDaycareKindergardenEducator’s roleEsta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza.The theme of this investigation is Outdoor Playing in daycare and kindergarten, aiming to develop a deeper understanding of the theme as well as to develop strategies to optimize play in this context. This project presents, analyzes and interprets the observations and interventions carried out during two stages of intervention – in Daycare and Kindergarden –, within the scope of the Master in Pre-School Education. This is a qualitative methodology, following the action-research approach, whose procedures for collecting, processing and analyzing information were observation, field notes, photographic and video recording, as well as informal conversations and quiz inquiries (carried out to the cooperating educators). The analysis and interpretation of the collected information allowed knowing the different groups and their interests, as well as understanding the educators' practice, which helped to adapt the intervention proposals carried out. The interventions presented and analyzed in this project report were selected not only for their relevance but also for their variety of character: spontaneous and planned. By analyzing them, it’s possible to understand that playing is an activity that should be valued and recognized as a motor of the child's learning and development, providing it in a holistic way, simultaneously covering the emotional, social, cognitive and motor aspects. Since the outer space is a place that offers greater freedom, greater opportunity for discovery and exploration with all the senses, playing becomes a sensorially rich experience, balanced and in harmony with naturePires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumGalvão, Cármen Sofia Machado de Sousa2021-12-15T10:49:14Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38291TID:202815188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:57.653287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
title |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
spellingShingle |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa Brincar Espaço-exterior Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim de Infância Papel do Educador Play Outdoor Development Learning Daycare Kindergarden Educator’s role |
title_short |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
title_full |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
title_fullStr |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
title_sort |
Um mundo lá fora: brincar no espaço exterior em creche e jardim de infância |
author |
Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa |
author_facet |
Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Ana Luísa Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Cármen Sofia Machado de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Espaço-exterior Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim de Infância Papel do Educador Play Outdoor Development Learning Daycare Kindergarden Educator’s role |
topic |
Brincar Espaço-exterior Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim de Infância Papel do Educador Play Outdoor Development Learning Daycare Kindergarden Educator’s role |
description |
Esta investigação tem como tema Brincar no Espaço Exterior nas valências de creche e jardim de infância, pretendendo desenvolver uma compreensão mais aprofundada sobre o tema bem como desenvolver estratégias para otimizar a brincadeira neste contexto. Assim, o projeto de investigação apresenta, analisa e interpreta as observações e intervenções realizadas no decorrer de dois estágios de intervenção — em Creche e Jardim de Infância —, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Trata-se de uma metodologia qualitativa, seguindo a abordagem da investigação-ação, cujos procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação foram a observação, notas de campo, registo fotográfico e vídeo, assim como conversas informais e inquéritos por questionário realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu conhecer os diferentes grupos e os seus interesses, bem como compreender a prática pedagógica das educadoras, o que ajudou a adequar as propostas de intervenção realizadas. As intervenções apresentadas e analisadas neste relatório de projeto foram selecionadas não só pela sua pertinência como pela variedade do seu carácter: espontâneas e planificadas. Ao analisá las, é possível compreender que brincar é uma atividade que deve ser valorizada e reconhecida como motor da aprendizagem e desenvolvimento da criança, proporcionando-o de forma holística, abrangendo em simultâneo as vertentes emocional, social, cognitiva e motora. Sendo o espaço exterior um lugar que oferece uma maior liberdade, maior oportunidade de descoberta e exploração com todos os sentidos, brincar torna-se uma experiência sensorialmente rica, equilibrada e em harmonia com a natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T10:49:14Z 2021-11 2021-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38291 TID:202815188 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38291 |
identifier_str_mv |
TID:202815188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135390583488512 |