A escrita violinística na tradição da escola franco-belga do séc. XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17737 |
Resumo: | No séc. XIX, a França e a Bélgica tornaram-se, em conjunto, um dos principais centros violinísticos da Europa. A técnica de execução e forma de interpretação do violino uniformizaram-se entre os Conservatórios de Música de Paris e de Bruxelas, dando origem à denominada escola de violino franco-belga. O conhecimento transmitido pelos pedagogos desta escola teve um papel vital no desenvolvimento técnico do violino, chegando aos nossos dias particularmente através da publicação de métodos e livros de estudos para violino. Os principais objectivos deste trabalho são: compreender a genealogia da escola franco–belga; analisar as características técnicas utilizadas e desenvolvidas por esta escola presentes nos métodos para violino mais relevantes dos seus professores; por fim, verificar a aplicação dessas técnicas em obras para violino e piano desse período; ABSTRACT: In the 19th Century, France and Belgium became together one of the main violin centres in Europe. The technique of violin playing and the interpretation in both Paris and Brussels Music Conservatories became uniform originating the so-called Franco-Belgian violin school. The knowledge transmitted by the pedagogues of these schools had a vital role in the technical development of the violin, reaching us today mainly through the publication of methods and study books for the violin. The main objectives of this dissertation are: to understand the genealogy of the Franco-Belgian school, analyse the techniques used and developed by this school present in the most relevant violin methods of its teachers; finally, to identify the application of these techniques in violin and piano duos of that period. |
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A escrita violinística na tradição da escola franco-belga do séc. XIXMúsicaViolinoEscola franco-belgaMusicViolinFranco-belgian schoolNo séc. XIX, a França e a Bélgica tornaram-se, em conjunto, um dos principais centros violinísticos da Europa. A técnica de execução e forma de interpretação do violino uniformizaram-se entre os Conservatórios de Música de Paris e de Bruxelas, dando origem à denominada escola de violino franco-belga. O conhecimento transmitido pelos pedagogos desta escola teve um papel vital no desenvolvimento técnico do violino, chegando aos nossos dias particularmente através da publicação de métodos e livros de estudos para violino. Os principais objectivos deste trabalho são: compreender a genealogia da escola franco–belga; analisar as características técnicas utilizadas e desenvolvidas por esta escola presentes nos métodos para violino mais relevantes dos seus professores; por fim, verificar a aplicação dessas técnicas em obras para violino e piano desse período; ABSTRACT: In the 19th Century, France and Belgium became together one of the main violin centres in Europe. The technique of violin playing and the interpretation in both Paris and Brussels Music Conservatories became uniform originating the so-called Franco-Belgian violin school. The knowledge transmitted by the pedagogues of these schools had a vital role in the technical development of the violin, reaching us today mainly through the publication of methods and study books for the violin. The main objectives of this dissertation are: to understand the genealogy of the Franco-Belgian school, analyse the techniques used and developed by this school present in the most relevant violin methods of its teachers; finally, to identify the application of these techniques in violin and piano duos of that period.Universidade de Évora2016-03-03T18:20:03Z2016-03-032012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17737http://hdl.handle.net/10174/17737porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Bandeira, Ana Rita Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:47.733035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No séc. XIX, a França e a Bélgica tornaram-se, em conjunto, um dos principais centros violinísticos da Europa. A técnica de execução e forma de interpretação do violino uniformizaram-se entre os Conservatórios de Música de Paris e de Bruxelas, dando origem à denominada escola de violino franco-belga. O conhecimento transmitido pelos pedagogos desta escola teve um papel vital no desenvolvimento técnico do violino, chegando aos nossos dias particularmente através da publicação de métodos e livros de estudos para violino. Os principais objectivos deste trabalho são: compreender a genealogia da escola franco–belga; analisar as características técnicas utilizadas e desenvolvidas por esta escola presentes nos métodos para violino mais relevantes dos seus professores; por fim, verificar a aplicação dessas técnicas em obras para violino e piano desse período; ABSTRACT: In the 19th Century, France and Belgium became together one of the main violin centres in Europe. The technique of violin playing and the interpretation in both Paris and Brussels Music Conservatories became uniform originating the so-called Franco-Belgian violin school. The knowledge transmitted by the pedagogues of these schools had a vital role in the technical development of the violin, reaching us today mainly through the publication of methods and study books for the violin. The main objectives of this dissertation are: to understand the genealogy of the Franco-Belgian school, analyse the techniques used and developed by this school present in the most relevant violin methods of its teachers; finally, to identify the application of these techniques in violin and piano duos of that period. |
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