As formas animadas e a criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sónia Patrícia Alves Pires
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2325
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - Especialidade Teatro na Educação
id RCAP_9aa816802aaf6a7fe10d783205e32268
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As formas animadas e a criatividadePensamento criativoFormas animadasTeatroProjetoExercíciosJogosEscolaCreative thinkingAnimated formsProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - Especialidade Teatro na EducaçãoEste projeto de investigação teve como questão principal analisar se as Formas Animadas podem ou não estimular o pensamento criativo dos alunos. Para obter respostas sobre essa temática, os participantes neste projeto foram oito alunos do quarto ano de escolaridade de um Agrupamento de escolas que pertence a um meio rural. Este grupo de alunos manifestava dificuldades de aprendizagem e por essa razão, estavam integrados no Projeto Mais Sucesso Escolar/ Tipologia Fénix. Como metodologia de recolha de informação foram planificadas doze sessões, incluídas a sessão de diagnóstico e uma última sessão de avaliação. Foi efetivado ao longo do projeto uma observação direta com registos em diário de bordo, filmagens, fotografias e outros registos, de cada uma das sessões dinamizadas, assim como a construção e preenchimento de duas grelhas de avaliação, a saber: uma grelha de avaliação de Indicadores do Pensamento Criativo e uma grelha de Avaliação de Expressão Dramática/Teatro. Ainda como instrumento de recolha de dados, efetuou-se uma entrevista, por escrito, à professora titular dos alunos envolvidos. Para o tratamento de dados foram elaborados e analisados gráficos resultantes da avaliação dos Indicadores do Pensamento Criativo e de Avaliação de Expressão Dramática/Teatro por aluno e globais. Dos principais resultados obtidos no presente estudo, podemos destacar que embora não se tenham revelado excelentes efeitos ao nível dos indicadores do pensamento criativo, os alunos desenvolveram, contudo, determinadas competências criativas e conseguiram alcançar, na sua maioria, os objetivos propostos. Podemos inferir deste projeto que o Teatro de Formas Animadas contribui para uma melhoria de alguns fatores do pensamento criativo na escola e com os alunos, pois podem oferecer a educadores, professores e animadores uma reflexão sobre os diferentes temas do teatro, e um resumo dos seus principais valores educacionais. Na relação da criança com os objetos, com as formas animadas, com as marionetas, com os fantoches, será relevante a aplicação destes conhecimentos no contexto escolar pois funcionará como um meio precioso para o desenvolvimento, que deveria ser reconhecido como experiência de aprendizagem constante na formação das crianças. Pode confirmar-se, no entanto, que o tempo destinado para o desenvolvimento deste projeto deveria ter sido maior para alcançar, efetivamente, uma resposta mais consistente e provavelmente, resultados mais significativos no que diz respeito ao desempenho criativo. - Abstract This research project was to examine whether the main issue Animated forms may or may not stimulate the creative thinking of students. For answers on this topic, participants in this project were eight students in the fourth year of schooling for a group of schools that belong to a rural environment. This group expressed learning difficulties and for this reason, was integrated into the design Projeto Mais Sucesso Escolar/ Tipologia Fénix. As a tool for gathering information twelve sessions were planned, including a diagnostic session and a final evaluation session. During the project it was created with a direct observation a record in a logbook, this observation held with footage, photographs and records of each of the sessions streamlined, as well as the construction and completion of two evaluation grids, namely an evaluation grid Indicators of Creative Thinking, and an evaluation of Drama / Theatre. Finally, we also conducted a written interview with teacher of the students involved. For treatment data were prepared and analyzed charts of indicators and evaluation of Creative Thinking and Drama/Theater, per student and global evaluation graphs. Were also constructed and analyzed two tables with indicators of both upper and lower grilles with qualitative score achieved by participants. To summarize, the main results obtained in this study highlight that although we have not revealed excellent results in terms of indicators of creative thinking, the students developed certain skills and have achieved mostly those goals. Therefore, the Theatre of Animated forms can contribute to an improvement of the indicators of creative thinking in school. We can confirm, however, that the time allocated for the development of this project should be extended to achieve a response more accurate and probably best results, as regards creativity.Mendes, Ana BelaRCIPLVieira, Sónia Patrícia Alves Pires2013-03-01T14:29:45Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.736352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As formas animadas e a criatividade
title As formas animadas e a criatividade
spellingShingle As formas animadas e a criatividade
Vieira, Sónia Patrícia Alves Pires
Pensamento criativo
Formas animadas
Teatro
Projeto
Exercícios
Jogos
Escola
Creative thinking
Animated forms
title_short As formas animadas e a criatividade
title_full As formas animadas e a criatividade
title_fullStr As formas animadas e a criatividade
title_full_unstemmed As formas animadas e a criatividade
title_sort As formas animadas e a criatividade
author Vieira, Sónia Patrícia Alves Pires
author_facet Vieira, Sónia Patrícia Alves Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Ana Bela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sónia Patrícia Alves Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento criativo
Formas animadas
Teatro
Projeto
Exercícios
Jogos
Escola
Creative thinking
Animated forms
topic Pensamento criativo
Formas animadas
Teatro
Projeto
Exercícios
Jogos
Escola
Creative thinking
Animated forms
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - Especialidade Teatro na Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T14:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2325
url http://hdl.handle.net/10400.21/2325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375727927296