Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim Alves, Sabrina Alaide
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro Bezerra, Italla Maria, Gomes Rocha Cavalcante, Edilma, Alencar Alburquerque, Grayce, Vieira Lopes, Maria do Socorro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0210e.26068
Resumo: Introdução: As discussões em torno da relação saúde e meio ambiente no contexto escolar abrem espaços para sensibilizar a população adolescente quanto ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção e promoção da saúde que reforce seu compromisso socioambiental. Objetivo: Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente no ambiente escolar. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com adolescentes de uma escolar de Ensino Médio do estado do Ceará. Participaram 13 adolescentes, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas mediante a técnica de conteúdo. Resultados: Três categorias temáticas foram originadas relacionadas a percepção dos adolescentes sobre a temática discutida, a relação saúde e meio ambiente, temáticas, Saúde Ambiental no contexto escolar. Abordagem de práticas de educação sobre saúde e meio ambiente, valorizam temas relacionados à poluição, ao desmatamento de florestas, às mudanças climáticas e à urbanização. Conclusão: Fomenta a necessidade inserção da temática saúde ambiental em práticas de educação, permitindo a ampliação de reflexões que possam tornar o adolescente autônomo quanto a realizar condutas que minimizem o risco à saúde e favoreçam ações para a promoção da saúde.
id RCAP_9aaab37b10eb632aca24df3f9bd0627c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentesSalud y medio ambiente en el escenario escolar en la perspectiva del adolescenteSaúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentesLife and Healthcare SciencesIntrodução: As discussões em torno da relação saúde e meio ambiente no contexto escolar abrem espaços para sensibilizar a população adolescente quanto ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção e promoção da saúde que reforce seu compromisso socioambiental. Objetivo: Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente no ambiente escolar. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com adolescentes de uma escolar de Ensino Médio do estado do Ceará. Participaram 13 adolescentes, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas mediante a técnica de conteúdo. Resultados: Três categorias temáticas foram originadas relacionadas a percepção dos adolescentes sobre a temática discutida, a relação saúde e meio ambiente, temáticas, Saúde Ambiental no contexto escolar. Abordagem de práticas de educação sobre saúde e meio ambiente, valorizam temas relacionados à poluição, ao desmatamento de florestas, às mudanças climáticas e à urbanização. Conclusão: Fomenta a necessidade inserção da temática saúde ambiental em práticas de educação, permitindo a ampliação de reflexões que possam tornar o adolescente autônomo quanto a realizar condutas que minimizem o risco à saúde e favoreçam ações para a promoção da saúde.Introduction: Discussions around the relationship between health and the environment in the school context open spaces to sensitize the adolescent population regarding the development of educational actions aimed at prevention and health promotion that reinforce their socio-environmental commitment. Objetive: To know the perception of adolescents about the relationship between health and the environment in the school environment. Methods: Descriptive study, with a qualitative approach, carried out with adolescents from a high school in the state of Ceará. Thirteen adolescents participated, data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the content technique. Results: Three thematic categories were originated related to the adolescents' perception of the discussed theme, the relationship between health and the environment, themes, Environmental Health in the school context. Approach to health and environment education practices, valuing issues related to pollution, deforestation, climate change and urbanization. Conclusion: It encourages the need to include the theme of environmental health in educational practices, allowing the expansion of reflections that can make the adolescent autonomous in terms of carrying out behaviors that minimize the risk to health and favor actions to promote health.Introducción: Las discusiones en torno a la relación entre salud y medio ambiente en el contexto escolar abren espacios para sensibilizar a la población adolescente sobre el desarrollo de acciones educativas orientadas a la prevención y promoción, que refuercen su compromiso socioambiental. Objetivo: Conocer la percepción de los adolescentes sobre la relación entre salud y medio ambiente en el ámbito escolar. Métodos: Estudio descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado con adolescentes de una escuela secundaria del estado de Ceará. Participaron trece adolescentes, los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas y analizados mediante la técnica de contenido. Resultados: Se originaron tres categorías temáticas relacionadas con la percepción de los adolescentes sobre el tema discutido, la relación entre la salud y el medio ambiente, temas, Salud Ambiental en el contexto escolar. Aproximación a las prácticas de educación en salud y medio ambiente, valorando temas relacionados con la contaminación, la deforestación, el cambio climático y la urbanización. Conclusión: Alienta la necesidad de incluir el tema de la salud ambiental en las prácticas educativas, permitiendo la ampliación de reflexiones que puedan tornar autónomo al adolescente en la realización de conductas que minimicen el riesgo para la salud y favorezcan acciones de promoción de la salud.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0210e.26068por1647-662X0873-3015Amorim Alves, Sabrina AlaidePinheiro Bezerra, Italla MariaGomes Rocha Cavalcante, EdilmaAlencar Alburquerque, GrayceVieira Lopes, Maria do Socorroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:37.093574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
Salud y medio ambiente en el escenario escolar en la perspectiva del adolescente
Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
title Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
spellingShingle Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
Amorim Alves, Sabrina Alaide
Life and Healthcare Sciences
title_short Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
title_full Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
title_fullStr Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
title_full_unstemmed Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
title_sort Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentes
author Amorim Alves, Sabrina Alaide
author_facet Amorim Alves, Sabrina Alaide
Pinheiro Bezerra, Italla Maria
Gomes Rocha Cavalcante, Edilma
Alencar Alburquerque, Grayce
Vieira Lopes, Maria do Socorro
author_role author
author2 Pinheiro Bezerra, Italla Maria
Gomes Rocha Cavalcante, Edilma
Alencar Alburquerque, Grayce
Vieira Lopes, Maria do Socorro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Alves, Sabrina Alaide
Pinheiro Bezerra, Italla Maria
Gomes Rocha Cavalcante, Edilma
Alencar Alburquerque, Grayce
Vieira Lopes, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Life and Healthcare Sciences
topic Life and Healthcare Sciences
description Introdução: As discussões em torno da relação saúde e meio ambiente no contexto escolar abrem espaços para sensibilizar a população adolescente quanto ao desenvolvimento de ações educativas voltadas para a prevenção e promoção da saúde que reforce seu compromisso socioambiental. Objetivo: Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente no ambiente escolar. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com adolescentes de uma escolar de Ensino Médio do estado do Ceará. Participaram 13 adolescentes, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas mediante a técnica de conteúdo. Resultados: Três categorias temáticas foram originadas relacionadas a percepção dos adolescentes sobre a temática discutida, a relação saúde e meio ambiente, temáticas, Saúde Ambiental no contexto escolar. Abordagem de práticas de educação sobre saúde e meio ambiente, valorizam temas relacionados à poluição, ao desmatamento de florestas, às mudanças climáticas e à urbanização. Conclusão: Fomenta a necessidade inserção da temática saúde ambiental em práticas de educação, permitindo a ampliação de reflexões que possam tornar o adolescente autônomo quanto a realizar condutas que minimizem o risco à saúde e favoreçam ações para a promoção da saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29352/mill0210e.26068
url https://doi.org/10.29352/mill0210e.26068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130164701954048