Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Raquel Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28362
Resumo: Este artigo aborda a comunicação visual em unidades de enoturismo da Região Oeste de Portugal. As Ciências da Comunicação consagraram a comunicação integrada, adotaram a perspetiva omnicanal e têm dado atenção crescente à comunicação não verbal. O estudo do turismo tem beneficiado de artigos sobre comunicação digital, comunicação interpessoal e atendimento. Porém, a parte visual da comunicação turística não tem sido ainda consistentemente investigada em Portugal. Os objetivos de investigação são: a) caracterizar elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; b) avaliar a coerência dos elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; e c) refletir sobre o alinhamento entre os conteúdos online e a comunicação offline na comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, incluindo a observação direta e entrevistas a profissionais de comunicação. Apurou-se existirem diferenças acentuadas entre os espaços no que respeita à comunicação no ponto de venda, ao vestuário e aos acessórios dos funcionários. Foi possível concluir que, para os profissionais entrevistados, a integração dos vários elementos da comunicação visual é necessária e preponderante na imagem que o consumidor tem da unidade de enoturismo e também no seu sucesso.
id RCAP_9ab3b209815dd8fe2fa334c9a7ac3cd2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região OesteIntegrated visual communication in wine tourism units in the Portuguese Western Regioncomunicação omnicanal, enoturismo, imagem, visual, ponto de vendaEste artigo aborda a comunicação visual em unidades de enoturismo da Região Oeste de Portugal. As Ciências da Comunicação consagraram a comunicação integrada, adotaram a perspetiva omnicanal e têm dado atenção crescente à comunicação não verbal. O estudo do turismo tem beneficiado de artigos sobre comunicação digital, comunicação interpessoal e atendimento. Porém, a parte visual da comunicação turística não tem sido ainda consistentemente investigada em Portugal. Os objetivos de investigação são: a) caracterizar elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; b) avaliar a coerência dos elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; e c) refletir sobre o alinhamento entre os conteúdos online e a comunicação offline na comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, incluindo a observação direta e entrevistas a profissionais de comunicação. Apurou-se existirem diferenças acentuadas entre os espaços no que respeita à comunicação no ponto de venda, ao vestuário e aos acessórios dos funcionários. Foi possível concluir que, para os profissionais entrevistados, a integração dos vários elementos da comunicação visual é necessária e preponderante na imagem que o consumidor tem da unidade de enoturismo e também no seu sucesso.Repositório da Universidade de LisboaPinto, Joana Raquel FernandesSoares, Isabel2023-08-31T13:32:25Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28362porJoana Raquel Fernandes Pinto e Isabel Soares, «Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste», Comunicação Pública [Online], Vol.15 nº 28 | 2020, posto online no dia 29 junho 202010.4000/cp.7298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:32:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:10.354046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
Integrated visual communication in wine tourism units in the Portuguese Western Region
title Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
spellingShingle Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
Pinto, Joana Raquel Fernandes
comunicação omnicanal, enoturismo, imagem, visual, ponto de venda
title_short Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
title_full Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
title_fullStr Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
title_full_unstemmed Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
title_sort Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste
author Pinto, Joana Raquel Fernandes
author_facet Pinto, Joana Raquel Fernandes
Soares, Isabel
author_role author
author2 Soares, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Raquel Fernandes
Soares, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação omnicanal, enoturismo, imagem, visual, ponto de venda
topic comunicação omnicanal, enoturismo, imagem, visual, ponto de venda
description Este artigo aborda a comunicação visual em unidades de enoturismo da Região Oeste de Portugal. As Ciências da Comunicação consagraram a comunicação integrada, adotaram a perspetiva omnicanal e têm dado atenção crescente à comunicação não verbal. O estudo do turismo tem beneficiado de artigos sobre comunicação digital, comunicação interpessoal e atendimento. Porém, a parte visual da comunicação turística não tem sido ainda consistentemente investigada em Portugal. Os objetivos de investigação são: a) caracterizar elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; b) avaliar a coerência dos elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; e c) refletir sobre o alinhamento entre os conteúdos online e a comunicação offline na comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, incluindo a observação direta e entrevistas a profissionais de comunicação. Apurou-se existirem diferenças acentuadas entre os espaços no que respeita à comunicação no ponto de venda, ao vestuário e aos acessórios dos funcionários. Foi possível concluir que, para os profissionais entrevistados, a integração dos vários elementos da comunicação visual é necessária e preponderante na imagem que o consumidor tem da unidade de enoturismo e também no seu sucesso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-08-31T13:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28362
url http://hdl.handle.net/10400.5/28362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Joana Raquel Fernandes Pinto e Isabel Soares, «Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste», Comunicação Pública [Online], Vol.15 nº 28 | 2020, posto online no dia 29 junho 2020
10.4000/cp.7298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133549850263552