35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2014): levantamento e caracterização das obras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8787 |
Resumo: | A escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé. |
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35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2014): levantamento e caracterização das obrasMúsica contemporânea portuguesaCompositores portuguesesOboéOboé soloOboé com acompanhamentoCatálogo de obras para oboéColaboração compositor/intérpreteContemporary portuguese musicPortuguese composersOboeSolo oboeAccompanied oboeCatalogue of worksComposer/performer collaborationA escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé.The lack of a general bibliography of Portuguese oboe music has made it difficult to find and to promote. This dissertation aims to catalogue and contextualize solo and accompanied oboe music (for up to one other player) written by Portuguese composers between 1980 and 2014. Sixty-one pieces have been catalogued with basic information about each work. The research was conducted through both surveys of all the composers included as well as interviews with three of these composers. The data gathered here also shows that these works have been written primarily as a result of the personal interest of the composers or at the request of specific performers. There has been a high percentage of premiers although over-all the collaborations between composer and performer have been limited. The composer´s use of extended techniques specific to the oboe has also been limited over-all. In many cases this results in the use of generic extended techniques that can be found in the contemporary repertoire of a variety of wind instruments and not unique to the oboe. The most significant finding from this research was evidence of a growing number of works being written for the oboe in Portugal in tandem with an increasing level of interest in contemporary Portuguese oboe music.Moreira, Daniel Filipe PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Nelson Jorge Machado2016-12-13T18:41:43Z2015-11-102015-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8787TID:201343002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.600960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé. |
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