Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Luísa Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19310
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ ESE (IPP). No primeiro capítulo pretende-se contextualizar a comunidade escolar da Jobra e, especificamente, o curso profissional de instrumentista de jazz da Art’J. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida no contexto da prática de ensino supervisionada, as observações, planificações, aulas lecionadas e consequentes reflexões. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação: compreender o conceito de play by ear e as suas implicações na aprendizagem; recolha de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem sobre a internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal. A recolha e análise de dados é consequência da procura de conhecimento a partir da revisão bibliografia, da concretização de um inquérito por questionário na mesma instituição escolar do capítulo II, e da realização de uma entrevista ao músico João Paulo Esteves da Silva. A investigação analisa a ligação da aprendizagem teórico-musical com o desenvolvimento de habilidades auditivas, a partir da prática cantada; a importância do canto na aprendizagem musical, e no desenvolvimento do pensamento musical na improvisação instrumental; limitações das referências sensoriais no canto; conceptualização do som na improvisação vocal e fundamento do estudo harmónico; exercícios e estratégias de ensino-aprendizagem sobre harmonias tonais e não funcionais, no contexto da improvisação vocal.
id RCAP_9ad6e9e916dce5599b84849bc20c9b7b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzísticaPlay by earImprovisaçãoHabilidades auditivasTeoria musicalCantoFeedback motorEstruturas harmónicasImprovisação vocalImprovisationListening skillsMusical theoryVoiceMotor feedbackHarmonic structuresVocal improvisationEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ ESE (IPP). No primeiro capítulo pretende-se contextualizar a comunidade escolar da Jobra e, especificamente, o curso profissional de instrumentista de jazz da Art’J. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida no contexto da prática de ensino supervisionada, as observações, planificações, aulas lecionadas e consequentes reflexões. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação: compreender o conceito de play by ear e as suas implicações na aprendizagem; recolha de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem sobre a internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal. A recolha e análise de dados é consequência da procura de conhecimento a partir da revisão bibliografia, da concretização de um inquérito por questionário na mesma instituição escolar do capítulo II, e da realização de uma entrevista ao músico João Paulo Esteves da Silva. A investigação analisa a ligação da aprendizagem teórico-musical com o desenvolvimento de habilidades auditivas, a partir da prática cantada; a importância do canto na aprendizagem musical, e no desenvolvimento do pensamento musical na improvisação instrumental; limitações das referências sensoriais no canto; conceptualização do som na improvisação vocal e fundamento do estudo harmónico; exercícios e estratégias de ensino-aprendizagem sobre harmonias tonais e não funcionais, no contexto da improvisação vocal.This report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the Master in Music Education, at ESMAE/ESE (IPP). The first chapter intends to contextualize the Jobra school community and, specifically, Art’J's professional jazz instrumentalist course. The second chapter exposes all the activity developed in the context of supervised teaching practice, observations, planning, classes taught and consequent reflections. The third chapter presents the research project: understanding the concept of play by ear and its implications for learning; collection of teaching-learning strategies, methods and techniques on the internalization of harmonic structures in vocal improvisation. The collection and analysis of data is a consequence of the search for knowledge based on a literature review, carrying out a questionnaire survey in the same school as in Chapter II, and conducting an interview with musician João Paulo Esteves da Silva. The investigation analyzes the connection of theoretical-musical learning with the development of listening skills, based on singing practice; the importance of singing in musical learning and in the development of musical thinking in instrumental improvisation; limitations of sensory references in singing; conceptualization of sound in vocal improvisation and foundation of harmonic study; exercises and teaching-learning strategies on tonal and non-functional harmonies in the context of vocal improvisation.Pereira, Francisco AntónioCastro, LuísMinnemann, CarlRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Ana Luísa Fonseca2022-01-05T12:35:46Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19310TID:202835995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:23.937807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
title Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
spellingShingle Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
Marques, Ana Luísa Fonseca
Play by ear
Improvisação
Habilidades auditivas
Teoria musical
Canto
Feedback motor
Estruturas harmónicas
Improvisação vocal
Improvisation
Listening skills
Musical theory
Voice
Motor feedback
Harmonic structures
Vocal improvisation
title_short Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
title_full Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
title_fullStr Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
title_full_unstemmed Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
title_sort Play by ear – desenvolvimento de habilidades auditivas na música improvisada e internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal jazzística
author Marques, Ana Luísa Fonseca
author_facet Marques, Ana Luísa Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Francisco António
Castro, Luís
Minnemann, Carl
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Luísa Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Play by ear
Improvisação
Habilidades auditivas
Teoria musical
Canto
Feedback motor
Estruturas harmónicas
Improvisação vocal
Improvisation
Listening skills
Musical theory
Voice
Motor feedback
Harmonic structures
Vocal improvisation
topic Play by ear
Improvisação
Habilidades auditivas
Teoria musical
Canto
Feedback motor
Estruturas harmónicas
Improvisação vocal
Improvisation
Listening skills
Musical theory
Voice
Motor feedback
Harmonic structures
Vocal improvisation
description Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ ESE (IPP). No primeiro capítulo pretende-se contextualizar a comunidade escolar da Jobra e, especificamente, o curso profissional de instrumentista de jazz da Art’J. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida no contexto da prática de ensino supervisionada, as observações, planificações, aulas lecionadas e consequentes reflexões. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação: compreender o conceito de play by ear e as suas implicações na aprendizagem; recolha de estratégias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem sobre a internalização de estruturas harmónicas na improvisação vocal. A recolha e análise de dados é consequência da procura de conhecimento a partir da revisão bibliografia, da concretização de um inquérito por questionário na mesma instituição escolar do capítulo II, e da realização de uma entrevista ao músico João Paulo Esteves da Silva. A investigação analisa a ligação da aprendizagem teórico-musical com o desenvolvimento de habilidades auditivas, a partir da prática cantada; a importância do canto na aprendizagem musical, e no desenvolvimento do pensamento musical na improvisação instrumental; limitações das referências sensoriais no canto; conceptualização do som na improvisação vocal e fundamento do estudo harmónico; exercícios e estratégias de ensino-aprendizagem sobre harmonias tonais e não funcionais, no contexto da improvisação vocal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-01-05T12:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19310
TID:202835995
url http://hdl.handle.net/10400.22/19310
identifier_str_mv TID:202835995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131481909493760