A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Catarina dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20383
Resumo: O ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.
id RCAP_9ae0b3e2472d0bd1435b49f3524257f2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificaçãoAbordagem multissensorialEnfoque comunicativo experiencialGamificaçãoEnsino de Inglês 1º CEBMultisensory approachExperiential communicative approachGamificationPrimary EnglishDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.Teaching Primary English requires dedication, motivation and interest from both teachers and students. Due to the needed attention towards the age of the students and their individual needs, it also requires more playful activities and/or activities that appeal more to their interests. Based on the pedagogy of an Experiential Communicative Approach by Fernández-Corbacho (2014) combined with gamification (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; among others...), this project sought to show the importance of these concepts within the English teaching classroom. This project aimed to: a) analyse if and in which ways could a multisensory, interactive, meaningful and also inclusive pedagogy be carried out in the teaching and learning process within the Primary English teaching; b) analyse the role of gamification in the scope of achieving practices based on a multisensory pedagogy; c) verify the impacts of the use of a multisensory approach in the scope of the teaching and learning process of English as a foreign language, with regard to the development of competences, interests and motivation. This is an ethnographic study with action-research outlines (Mattos, 2011) and took place at a school in Grande Porto, with a group of 4th grade students. The results obtained through different data collection tools (focus groups, worksheets/projects developed by pupils, field notes, among others) are positive and seem to show that the two concepts addressed here have a contribution to foreign language learning when applied in Primary English teaching context.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Catarina dos Santos2022-04-19T11:52:54Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20383TID:202993779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:27.903569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
title A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
spellingShingle A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
Pinto, Catarina dos Santos
Abordagem multissensorial
Enfoque comunicativo experiencial
Gamificação
Ensino de Inglês 1º CEB
Multisensory approach
Experiential communicative approach
Gamification
Primary English
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
title_full A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
title_fullStr A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
title_full_unstemmed A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
title_sort A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
author Pinto, Catarina dos Santos
author_facet Pinto, Catarina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Catarina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem multissensorial
Enfoque comunicativo experiencial
Gamificação
Ensino de Inglês 1º CEB
Multisensory approach
Experiential communicative approach
Gamification
Primary English
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem multissensorial
Enfoque comunicativo experiencial
Gamificação
Ensino de Inglês 1º CEB
Multisensory approach
Experiential communicative approach
Gamification
Primary English
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T11:52:54Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20383
TID:202993779
url http://hdl.handle.net/10400.22/20383
identifier_str_mv TID:202993779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131493442781184