A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20383 |
Resumo: | O ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico. |
id |
RCAP_9ae0b3e2472d0bd1435b49f3524257f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificaçãoAbordagem multissensorialEnfoque comunicativo experiencialGamificaçãoEnsino de Inglês 1º CEBMultisensory approachExperiential communicative approachGamificationPrimary EnglishDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico.Teaching Primary English requires dedication, motivation and interest from both teachers and students. Due to the needed attention towards the age of the students and their individual needs, it also requires more playful activities and/or activities that appeal more to their interests. Based on the pedagogy of an Experiential Communicative Approach by Fernández-Corbacho (2014) combined with gamification (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; among others...), this project sought to show the importance of these concepts within the English teaching classroom. This project aimed to: a) analyse if and in which ways could a multisensory, interactive, meaningful and also inclusive pedagogy be carried out in the teaching and learning process within the Primary English teaching; b) analyse the role of gamification in the scope of achieving practices based on a multisensory pedagogy; c) verify the impacts of the use of a multisensory approach in the scope of the teaching and learning process of English as a foreign language, with regard to the development of competences, interests and motivation. This is an ethnographic study with action-research outlines (Mattos, 2011) and took place at a school in Grande Porto, with a group of 4th grade students. The results obtained through different data collection tools (focus groups, worksheets/projects developed by pupils, field notes, among others) are positive and seem to show that the two concepts addressed here have a contribution to foreign language learning when applied in Primary English teaching context.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Catarina dos Santos2022-04-19T11:52:54Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20383TID:202993779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:27.903569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
title |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
spellingShingle |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação Pinto, Catarina dos Santos Abordagem multissensorial Enfoque comunicativo experiencial Gamificação Ensino de Inglês 1º CEB Multisensory approach Experiential communicative approach Gamification Primary English Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
title_full |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
title_fullStr |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
title_full_unstemmed |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
title_sort |
A abordagem multissensorial no ensino de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso da gamificação |
author |
Pinto, Catarina dos Santos |
author_facet |
Pinto, Catarina dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Catarina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem multissensorial Enfoque comunicativo experiencial Gamificação Ensino de Inglês 1º CEB Multisensory approach Experiential communicative approach Gamification Primary English Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Abordagem multissensorial Enfoque comunicativo experiencial Gamificação Ensino de Inglês 1º CEB Multisensory approach Experiential communicative approach Gamification Primary English Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O ensino de inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico requer dedicação, motivação e interesse por parte dos docentes e alunos. Pela atenção à idade dos alunos e às suas necessidades individuais, requer também atividades mais lúdicas e/ou que apelem mais aos seus interesses. Partindo da pedagogia de uma abordagem comunicativa experiencial de Fernández-Corbacho (2014) aliada à gamificação (Foncubierta & Rodríguez, 2015; Fortunato, 2017; entre outros…), procurou-se com este projeto mostrar a importância destes conceitos dentro da sala de aula de ensino de inglês. Este projeto teve como objetivo: a) analisar se e de que maneiras poderá ser levada a cabo uma pedagogia multissensorial, interativa, significativa e também inclusiva no processo de ensino e aprendizagem do 1º CEB; b) analisar o papel da gamificação no âmbito de consecução de práticas baseadas numa pedagogia multissensorial; c) verificar os impactos do uso de uma abordagem multissensorial no âmbito do processo de ensino e aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no 1ºCiclo do Ensino Básico, no que diz respeito a desenvolvimento de competências, interesse e motivação. O presente estudo é um estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação (Mattos, 2011) e decorreu num Agrupamento do Grande Porto, com alunos do 4º ano. Os resultados obtidos através dos diferentes instrumentos de recolha de dados (focus group, trabalhos/projetos desenvolvidos pelos alunos, notas de campo, entre outros) são positivos e parecem mostrar que os dois conceitos aqui abordados apresentam uma contribuição para a aprendizagem de uma língua estrangeira, quando aplicado a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-19T11:52:54Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20383 TID:202993779 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20383 |
identifier_str_mv |
TID:202993779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131493442781184 |