A pedagogia para a autonomia e o desenvolvimento das creactical skills no ensino de Inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, João Miguel Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16300
Resumo: Partindo de uma pedagogia para a autonomia (Raya, Lamb & Vieira, 2007) aliada à abordagem comunicativa experiencial (Fernández-Corbacho, 2014), concretizada por meio de percursos de ensino e aprendizagem que se pretenderam holísticos e emancipadores, almejou-se com este trabalho apresentar evidências da possibilidade de contribuir para um desenvolvimento concomitante da autonomia e das creactical skills (Ohler, 2013; Cruz, 2019) dos alunos de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo que aqui se apresenta foi desenvolvido com base em três principais objetivos: a) perspetivar e analisar diferentes abordagens no sentido de averiguar quais as mais indicadas para, através do Inglês, articular o desenvolvimento da autonomia com o desenvolvimento das creactical skills dos alunos, isto é, a capacidade de combinar pensamento crítico e criatividade de forma a dar resposta aos mais recentes desafios do século 21; b) inventariar e descrever as representações de diversos docentes relativamente à pedagogia para a autonomia e como essas representações se refletem (ou não) nas suas práticas; c) procurar identificar as práticas e recursos do ensino de Inglês no 1º CEB, testadas em contexto de prática supervisionada, que permitam autonomizar os alunos de forma a promover o seu desenvolvimento global (UNESCO, 2005; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008) e a facilitar a sua plena integração na sociedade. Neste estudo com contornos de investigação-ação, optou-se por uma metodologia de índole etnográfica, de natureza predominantemente qualitativa, com triangulação de diferentes instrumentos de recolha de dados (planificações das aulas, questionários, guiões de entrevistas, e vídeos e fotografias das práticas). Os principais resultados obtidos parecem mostrar que as práticas empreendidas são geradoras de motivação e de aprendizagens eficazes, as quais desafiam e incentivam os alunos a fazer um uso interligado da sua autonomia e creactical skills, promovendo, assim, o desenvolvimento destas competências.
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spelling A pedagogia para a autonomia e o desenvolvimento das creactical skills no ensino de Inglês no 1º CEBPedagogia para a autonomiaAbordagem comunicativa experiencialCreactical skillsInglês no 1º CEBPedagogy for autonomyExperiential communicate approachPrimary EnglishDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPartindo de uma pedagogia para a autonomia (Raya, Lamb & Vieira, 2007) aliada à abordagem comunicativa experiencial (Fernández-Corbacho, 2014), concretizada por meio de percursos de ensino e aprendizagem que se pretenderam holísticos e emancipadores, almejou-se com este trabalho apresentar evidências da possibilidade de contribuir para um desenvolvimento concomitante da autonomia e das creactical skills (Ohler, 2013; Cruz, 2019) dos alunos de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo que aqui se apresenta foi desenvolvido com base em três principais objetivos: a) perspetivar e analisar diferentes abordagens no sentido de averiguar quais as mais indicadas para, através do Inglês, articular o desenvolvimento da autonomia com o desenvolvimento das creactical skills dos alunos, isto é, a capacidade de combinar pensamento crítico e criatividade de forma a dar resposta aos mais recentes desafios do século 21; b) inventariar e descrever as representações de diversos docentes relativamente à pedagogia para a autonomia e como essas representações se refletem (ou não) nas suas práticas; c) procurar identificar as práticas e recursos do ensino de Inglês no 1º CEB, testadas em contexto de prática supervisionada, que permitam autonomizar os alunos de forma a promover o seu desenvolvimento global (UNESCO, 2005; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008) e a facilitar a sua plena integração na sociedade. Neste estudo com contornos de investigação-ação, optou-se por uma metodologia de índole etnográfica, de natureza predominantemente qualitativa, com triangulação de diferentes instrumentos de recolha de dados (planificações das aulas, questionários, guiões de entrevistas, e vídeos e fotografias das práticas). Os principais resultados obtidos parecem mostrar que as práticas empreendidas são geradoras de motivação e de aprendizagens eficazes, as quais desafiam e incentivam os alunos a fazer um uso interligado da sua autonomia e creactical skills, promovendo, assim, o desenvolvimento destas competências.Through a pedagogy for autonomy (Raya, Lamb & Vieira, 2007) combined with the experiential communicative approach (Fernández-Corbacho, 2014), which was accomplished in teaching and learning paths meant to be holistic and emancipatory, this work intends to present evidences of the possibility to contribute to a concurrent development of the pupils’ autonomy and “creactical skills” (Ohler, 2013; Cruz, 2019) in Primary English learning contexts. The project that is presented here was developed with three main goals in mind: a) to conceive and analyse different approaches in order to ascertain which are more appropriate to articulate, using English, the development of the students’ autonomy with the development of their creactical skills, i.e., the ability to merge critical thinking and creativity to be able to tackle the most recent 21st century challenges; b) to register and describe the representation of several teachers regarding the pedagogy for autonomy, and how such representations are reflected (or not) in their practices; c) to identify the practices and resources in Primary English teaching, tested within the scope of a supervised teaching practice, which may foster pupils’ autonomy in a way that promotes a global development (UNESCO, 2005; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008) and eases their integration in society. This study, with action-research characteristics, resorted to an ethnographic and mostly qualitative research methodological approach, with triangulation of different data collection tools (lesson plans, questionnaires, interview scripts, and also videos and photos of practices). The main results obtained with this project seem to show that the practices that were implemented can produce effective and motivational learning experiences, which challenge and encourage students to make an articulated use of their autonomy and “creactical skills”, thus promoting the development of such competences.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, João Miguel Rodrigues de2020-09-30T09:45:03Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16300TID:202698386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:59.558385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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