O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18665 |
Resumo: | O trabalho integra-se na disciplina de Projeto Educativo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Este Projeto Educativo tem como objetivo estimular e analisar o envolvimento entre a sala de aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras e a cultura musical dos jovens adolescentes. Observar-se-á a eficácia da adaptação de músicas das Novas Gerações, como repertório a ser aplicado no âmbito da Orquestra de Guitarras da Academia de Música de São João da Madeira. Refletir-se-á acerca das consequências da utilização de repertório das Novas Gerações na sala de aula e sobre a relevância dos arranjos (realizados pela professora da disciplina e autora deste trabalho) adaptados às necessidades dos alunos. Este documento descreve e contextualiza as diversas fases da investigação e implementação deste projeto na aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras. |
id |
RCAP_9af305a49c4654e9b35eae9bf46b94ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18665 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas geraçõesEnsino de músicaGuitarra - Orquestras - EnsinoArranjo musicalO trabalho integra-se na disciplina de Projeto Educativo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Este Projeto Educativo tem como objetivo estimular e analisar o envolvimento entre a sala de aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras e a cultura musical dos jovens adolescentes. Observar-se-á a eficácia da adaptação de músicas das Novas Gerações, como repertório a ser aplicado no âmbito da Orquestra de Guitarras da Academia de Música de São João da Madeira. Refletir-se-á acerca das consequências da utilização de repertório das Novas Gerações na sala de aula e sobre a relevância dos arranjos (realizados pela professora da disciplina e autora deste trabalho) adaptados às necessidades dos alunos. Este documento descreve e contextualiza as diversas fases da investigação e implementação deste projeto na aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras.This dissertation was developed within Educational Project, a subject in the Masters Course in Music Education at Universidade de Aveiro. The Educational Project aims to stimulate and analyze the involvement between the classroom of Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras and the musical culture of young teenagers. It will be observed the effectiveness of adaptation of songs from the New Generation for Orchestra of Guitars in Academia de Música de São João da Madeira. It will be reflected, the consequences of the use of repertoire from the New Generation in classroom and the relevance of the arrangement (performed by the teacher and the author of this work) tailored to student’s needs. This document describes and contextualizes the various stages of the investigation of the implementation of this project in the Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras.Universidade de Aveiro2017-10-31T09:44:25Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18665porLino, Vera Lúcia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:11Zoai:ria.ua.pt:10773/18665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:37.383635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
title |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
spellingShingle |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações Lino, Vera Lúcia Pereira Ensino de música Guitarra - Orquestras - Ensino Arranjo musical |
title_short |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
title_full |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
title_fullStr |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
title_full_unstemmed |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
title_sort |
O arranjo para orquestra de guitarras: temas das novas gerações |
author |
Lino, Vera Lúcia Pereira |
author_facet |
Lino, Vera Lúcia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Vera Lúcia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Guitarra - Orquestras - Ensino Arranjo musical |
topic |
Ensino de música Guitarra - Orquestras - Ensino Arranjo musical |
description |
O trabalho integra-se na disciplina de Projeto Educativo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Este Projeto Educativo tem como objetivo estimular e analisar o envolvimento entre a sala de aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras e a cultura musical dos jovens adolescentes. Observar-se-á a eficácia da adaptação de músicas das Novas Gerações, como repertório a ser aplicado no âmbito da Orquestra de Guitarras da Academia de Música de São João da Madeira. Refletir-se-á acerca das consequências da utilização de repertório das Novas Gerações na sala de aula e sobre a relevância dos arranjos (realizados pela professora da disciplina e autora deste trabalho) adaptados às necessidades dos alunos. Este documento descreve e contextualiza as diversas fases da investigação e implementação deste projeto na aula de Classe de Conjunto – Orquestra de Guitarras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-10-31T09:44:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18665 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137587877642240 |