A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31654 |
Resumo: | O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projeto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização histórica/teórica da vihuela e do seu repertório tendo como objetivo demonstrar a importância desta literatura musical quando aplicada ao ensino. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório de vihuela através da guitarra clássica. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projeto decorreram na escola Curso de Música Silva Monteiro com a duração de cinco meses. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2019/ 2020 nesta mesma instituição. |
id |
RCAP_2924a3d5f7a567b65d79bb4554366a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássicaRenascimentoVihuelaGuitarra clássicaTranscriçãoOrquestra de guitarrasO presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projeto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização histórica/teórica da vihuela e do seu repertório tendo como objetivo demonstrar a importância desta literatura musical quando aplicada ao ensino. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório de vihuela através da guitarra clássica. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projeto decorreram na escola Curso de Música Silva Monteiro com a duração de cinco meses. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2019/ 2020 nesta mesma instituição.This Final Report of Supervised Teaching Practice component of the second year of Master’s Degree in Music Education of University of Aveiro is divided into two major sections: (I) Educational Project and (II) Report of Supervised Teaching Practice. The first section presents a historical and theoretical context of vihuela and its repertoire. The aim is to demonstrate the importance of this subject when applied through the process of teaching. The other main goal is to understand the possibilities to execute this repertoire on the modern classical guitar and develop an analysis of this process in educational context. The analysis of this procedure and the Educational Project took place at the school Curso de Música Silva Monteiro for five months long. The Report of Supervised Teaching Practice occurred in 2019/2020 school year, in this institution.2021-07-26T14:47:58Z2021-02-12T00:00:00Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31654porCurto, Romeu Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:11Zoai:ria.ua.pt:10773/31654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:31.300755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
title |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
spellingShingle |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica Curto, Romeu Ferreira Renascimento Vihuela Guitarra clássica Transcrição Orquestra de guitarras |
title_short |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
title_full |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
title_fullStr |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
title_full_unstemmed |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
title_sort |
A aplicação do repertório para vihuela de mano no ensino da guitarra clássica |
author |
Curto, Romeu Ferreira |
author_facet |
Curto, Romeu Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curto, Romeu Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Renascimento Vihuela Guitarra clássica Transcrição Orquestra de guitarras |
topic |
Renascimento Vihuela Guitarra clássica Transcrição Orquestra de guitarras |
description |
O presente Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, está dividido em duas partes: (I) Projeto Educativo e (II) Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte consiste numa contextualização histórica/teórica da vihuela e do seu repertório tendo como objetivo demonstrar a importância desta literatura musical quando aplicada ao ensino. Pretende-se igualmente compreender e sugerir estratégias de aproximação ao repertório de vihuela através da guitarra clássica. A análise deste procedimento em contexto escolar e a implementação deste projeto decorreram na escola Curso de Música Silva Monteiro com a duração de cinco meses. A segunda parte deste trabalho, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2019/ 2020 nesta mesma instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26T14:47:58Z 2021-02-12T00:00:00Z 2021-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31654 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137690771259392 |