Gestão da Qualidade e sustentabilidade das organizações: o lado oculto da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luís António Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4482
Resumo: Este trabalho baseia-se num estudo de caso de uma organização do sector da construção civil e surge da minha preocupação em relação ao facto de que o sucesso das organizações depende da sua sustentabilidade e esta depende da regulação e da legitimidade organizacional. A certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) satisfaz estas duas condições, pois é vista como fonte de oportunidades para melhorar os processos e as práticas, reduzindo desperdícios operacionais, e para melhorar a identidade e a imagem organizacional junto das entidades interessadas, melhorando a aceitabilidade no mercado. Partindo deste pressuposto, adopto sistema teórico que focaliza a organização formal e a organização informal dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Para isso, começo por convocar a teoria da burocracia de modo a analisar a dimensão formal da gestão e certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Posteriormente, e para melhor entender a organização burocrática da qualidade, convoco a teoria sobre disfunções da burocracia, de modo a identificar efeitos não intencionados, o modelo da anarquia organizada, para abordar a dimensão mais incerta e ambígua da Gestão da Qualidade e, por fim, a teoria institucional para captar a importância da isomorfização e da hipocrisia organizacional. Deste modo, abordando a dimensão formal e informal e a complexidade da Gestão da Qualidade, esta pesquisa oferece leitura interrogativa e preocupante acerca da sustentabilidade organizacional, mais concretamente a relação entre Gestão da Qualidade e sustentabilidade organizacional.
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Partindo deste pressuposto, adopto sistema teórico que focaliza a organização formal e a organização informal dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Para isso, começo por convocar a teoria da burocracia de modo a analisar a dimensão formal da gestão e certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Posteriormente, e para melhor entender a organização burocrática da qualidade, convoco a teoria sobre disfunções da burocracia, de modo a identificar efeitos não intencionados, o modelo da anarquia organizada, para abordar a dimensão mais incerta e ambígua da Gestão da Qualidade e, por fim, a teoria institucional para captar a importância da isomorfização e da hipocrisia organizacional. Deste modo, abordando a dimensão formal e informal e a complexidade da Gestão da Qualidade, esta pesquisa oferece leitura interrogativa e preocupante acerca da sustentabilidade organizacional, mais concretamente a relação entre Gestão da Qualidade e sustentabilidade organizacional.This essay is based on a case study of an organization in the building construction sector and comes from my worry regarding the fact that the success of the organizations depends on their sustainability and this sustainability depends on the organizational regulation and legitimacy. The Quality Management Systems (QMS) certification meets these two conditions, because it is seen as a source of opportunities to improve processes and practices, reducing operational wastes and improving de organizational image and identity of the companies among interested organizations, improving their acceptability in the market. On this assumption, I adopt a theoretical system that focuses on the formal and informal organization of the Quality Management Systems. For this, I star to call upon the bureaucracy theory in order to analyze the formal dimension of the management and certification of the Quality Management Systems. After that, and to better understand the bureaucratic organization of the quality, I call upon the theory about the dysfunctions of bureaucracy, in order to identify unintentional effects, the organized anarchy model, to approach the most uncertain and ambiguous dimension of the quality management and, for last , the institutional theory to capture the importance of the isomorphism and organizational hypocrisy. In this way, approaching the formal and informal dimensions and the complexity of the Quality Management, this research provides a preoccupying and questioning reading about organizational sustainability, more specifically the relationship between Quality Management and organizational sustainability.Ce travail est basé sur une étude de cas d'une organisation de l'industrie de la construction et vient de mon inquiétude quant au fait que le succès des organisations dépend de leur durabilité et cela dépend de la légitimité réglementaire et organisationnel. Certification des Systèmes de Management de la Qualité (SMQ) répond à ces deux conditions, il est considéré comme une source d'opportunités pour améliorer les processus et les pratiques, en réduisant les déchets d'exploitation et d'améliorer l'image et l'identité organisationnelle avec les parties prenantes, l'amélioration de acceptabilité sur le marché. Dans cette hypothèse, j'adopte système théorique qui met l'accent sur l'organisation formelle et l'organisation informelle des Systèmes de Management de la Qualité. Pour ce faire, commencez par appeler la théorie de la bureaucratie d'examiner la taille de la gestion formelle et la certification des Systèmes de Management de la Qualité. Par la suite, et de mieux comprendre l'organisation bureaucratique de la qualité, que j'appelle la théorie des dysfonctionnements de la bureaucratie, afin d'identifier les effets non intentionnels, le modèle de l'anarchie organisée, d'aborder la dimension plus incertaine et ambiguë de la Gestion de la Qualité et, finalement, la théorie institutionnelle de saisir l'importance de l'isomorfisation et l'hypocrisie organisationnelle. Ainsi, s'adressant à la taille et à la complexité de la Gestion de la Qualité formelle et informelle, cette recherche propose interrogative lire et se préoccuper de la viabilité organisationnelle, plus précisément la relation entre la Gestion de la Qualité et de la viabilité organisationnelle.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoFonseca, Luís Miguel Ciravegna Martins daDomingues, IvoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Luís António Ferreira2014-06-04T13:32:55Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:20.750662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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