Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alves, José Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23409
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de divulgar os principais resultados de um estudo multicaso desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Ca- tólica Portuguesa. O objetivo da investigação foi encontrar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em conta a sua melhoria. Escolheram-se três escolas muito diferentes, apesar da proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação mostram que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se limitam ao plano formal, assegurando objetivos que não se referem à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Estas avaliações foram interpretadas e vividas pelos atores entrevistados como oportunidade de gerenciamento de impressões face às pressões internas e externas de que as escolas eram alvo.
id RCAP_935734fc735b605f730da1d632d9efc0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressõesAvaliação de escolasRespostas estratégicaHipocrisiaIsomorfismoEntropiaInérciaEncenaçãoSchool assessmentStrategic responsesHypocrisyIsomorphismEntropyInertiaStagingO presente artigo tem a finalidade de divulgar os principais resultados de um estudo multicaso desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Ca- tólica Portuguesa. O objetivo da investigação foi encontrar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em conta a sua melhoria. Escolheram-se três escolas muito diferentes, apesar da proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação mostram que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se limitam ao plano formal, assegurando objetivos que não se referem à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Estas avaliações foram interpretadas e vividas pelos atores entrevistados como oportunidade de gerenciamento de impressões face às pressões internas e externas de que as escolas eram alvo.This paper aims to disseminate the main results of a multiple case study developed within the PhD in Educational Sciences from Portuguese Catholic University. The goal of the investiga-tion was to fi nd the impact of self-evaluation and external evaluation of schools, taking into account their improvement. We chose three very different schools, despite their geographical proximity, particularly with regard to the existence of self-assessment teams and the experien-ce of self-assessment and self-regulation. Research results show that the impacts produced by the external evaluation and self-assessment reduced to a formal plan. They ensure goals that are not about improving schools, but to the need of legitimize the statu quo. These evaluations were interpreted and experienced by actors interviewed as an opportunity to manage impres-sions due to internal and external pressures that schools were targeteUniversidade de ÉvoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCastro, Helena de Fátima Gonçalves deAlves, José Matias2017-11-15T14:45:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23409porCastro, H., Alves, J. M. (2013). Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões. Educação: Temas & Problemas, 12-13, 121-142.1646-2831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:08.016490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
title Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
spellingShingle Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Avaliação de escolas
Respostas estratégica
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
title_short Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
title_full Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
title_fullStr Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
title_full_unstemmed Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
title_sort Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões
author Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
author_facet Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Alves, José Matias
author_role author
author2 Alves, José Matias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Helena de Fátima Gonçalves de
Alves, José Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de escolas
Respostas estratégica
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
topic Avaliação de escolas
Respostas estratégica
Hipocrisia
Isomorfismo
Entropia
Inércia
Encenação
School assessment
Strategic responses
Hypocrisy
Isomorphism
Entropy
Inertia
Staging
description O presente artigo tem a finalidade de divulgar os principais resultados de um estudo multicaso desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Ca- tólica Portuguesa. O objetivo da investigação foi encontrar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em conta a sua melhoria. Escolheram-se três escolas muito diferentes, apesar da proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação mostram que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se limitam ao plano formal, assegurando objetivos que não se referem à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Estas avaliações foram interpretadas e vividas pelos atores entrevistados como oportunidade de gerenciamento de impressões face às pressões internas e externas de que as escolas eram alvo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-11-15T14:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23409
url http://hdl.handle.net/10400.14/23409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro, H., Alves, J. M. (2013). Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões. Educação: Temas & Problemas, 12-13, 121-142.
1646-2831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885424607232