Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, C.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Di Fátima, Branco, Miranda, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23035
Resumo: O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.
id RCAP_9af854f71185f367aa4acb958c0e199d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociaisMídiaFutebolFãsRedes sociaisFacebookO artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.Universidade Federal de Minas Gerais2021-08-11T15:03:17Z2021-01-01T00:00:00Z20212021-08-11T16:02:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23035por1983-365210.35699/1983-3652.2021.29714Gouveia, C.Di Fátima, BrancoMiranda, S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:21.525843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
title Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
spellingShingle Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
Gouveia, C.
Mídia
Futebol
Fãs
Redes sociais
Facebook
title_short Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
title_full Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
title_fullStr Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
title_full_unstemmed Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
title_sort Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais
author Gouveia, C.
author_facet Gouveia, C.
Di Fátima, Branco
Miranda, S.
author_role author
author2 Di Fátima, Branco
Miranda, S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, C.
Di Fátima, Branco
Miranda, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Futebol
Fãs
Redes sociais
Facebook
topic Mídia
Futebol
Fãs
Redes sociais
Facebook
description O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T15:03:17Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
2021-08-11T16:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23035
url http://hdl.handle.net/10071/23035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-3652
10.35699/1983-3652.2021.29714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134678728310784