Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2717 |
Resumo: | Este estudo tem como objectivos principais: 1) Adaptar e aplicar um programa de Treino de Competências Sociais a adolescentes; 2) Averiguar se a aplicação do programa teve influência nas atitudes dos alunos sobre as competências sociais abordadas na intervenção; 3) Avaliar a satisfação dos alunos relativamente às sessões aplicadas. Nesta intervenção foram aplicadas sessões sobre as seguintes competências sociais: Dar e receber elogios; Expressar directamente os sentimentos e compreender os dos outros; Afirmar os direitos; Lidar com a autoridade; Negociação na resolução de conflitos e Resolução de problemas. Participaram nesta investigação treze alunos do 8ª ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito anos. A intervenção foi avaliada mediante o recurso a técnicas qualitativas, designadamente a aplicação de questionários com itens tipo Likert e de resposta aberta. Nas respostas aos questionários sobre cada uma das sessões, os alunos afirmaram ter gostado bastante das mesmas, considerando-as interessantes e elegendo as dramatizações como o aspecto que mais gostaram. Relativamente à influência da intervenção nas atitudes dos alunos para com as competências sociais abordadas, verificou-se em todas estas a mudança de uma atitude favorável, para uma atitude muito favorável. |
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