Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2717
Resumo: Este estudo tem como objectivos principais: 1) Adaptar e aplicar um programa de Treino de Competências Sociais a adolescentes; 2) Averiguar se a aplicação do programa teve influência nas atitudes dos alunos sobre as competências sociais abordadas na intervenção; 3) Avaliar a satisfação dos alunos relativamente às sessões aplicadas. Nesta intervenção foram aplicadas sessões sobre as seguintes competências sociais: Dar e receber elogios; Expressar directamente os sentimentos e compreender os dos outros; Afirmar os direitos; Lidar com a autoridade; Negociação na resolução de conflitos e Resolução de problemas. Participaram nesta investigação treze alunos do 8ª ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito anos. A intervenção foi avaliada mediante o recurso a técnicas qualitativas, designadamente a aplicação de questionários com itens tipo Likert e de resposta aberta. Nas respostas aos questionários sobre cada uma das sessões, os alunos afirmaram ter gostado bastante das mesmas, considerando-as interessantes e elegendo as dramatizações como o aspecto que mais gostaram. Relativamente à influência da intervenção nas atitudes dos alunos para com as competências sociais abordadas, verificou-se em todas estas a mudança de uma atitude favorável, para uma atitude muito favorável.
id RCAP_9af93d722a414a641802ebf86360cb9a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básicoCompetências sociaisAdolescentesEste estudo tem como objectivos principais: 1) Adaptar e aplicar um programa de Treino de Competências Sociais a adolescentes; 2) Averiguar se a aplicação do programa teve influência nas atitudes dos alunos sobre as competências sociais abordadas na intervenção; 3) Avaliar a satisfação dos alunos relativamente às sessões aplicadas. Nesta intervenção foram aplicadas sessões sobre as seguintes competências sociais: Dar e receber elogios; Expressar directamente os sentimentos e compreender os dos outros; Afirmar os direitos; Lidar com a autoridade; Negociação na resolução de conflitos e Resolução de problemas. Participaram nesta investigação treze alunos do 8ª ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito anos. A intervenção foi avaliada mediante o recurso a técnicas qualitativas, designadamente a aplicação de questionários com itens tipo Likert e de resposta aberta. Nas respostas aos questionários sobre cada uma das sessões, os alunos afirmaram ter gostado bastante das mesmas, considerando-as interessantes e elegendo as dramatizações como o aspecto que mais gostaram. Relativamente à influência da intervenção nas atitudes dos alunos para com as competências sociais abordadas, verificou-se em todas estas a mudança de uma atitude favorável, para uma atitude muito favorável.Loureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumMatos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de2014-11-27T17:04:51Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:21.122710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
title Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
spellingShingle Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
Competências sociais
Adolescentes
title_short Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
title_full Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
title_fullStr Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
title_sort Treino de competências sociais no 3ºciclo do ensino básico
author Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
author_facet Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Andreia dos Santos Ramos Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Adolescentes
topic Competências sociais
Adolescentes
description Este estudo tem como objectivos principais: 1) Adaptar e aplicar um programa de Treino de Competências Sociais a adolescentes; 2) Averiguar se a aplicação do programa teve influência nas atitudes dos alunos sobre as competências sociais abordadas na intervenção; 3) Avaliar a satisfação dos alunos relativamente às sessões aplicadas. Nesta intervenção foram aplicadas sessões sobre as seguintes competências sociais: Dar e receber elogios; Expressar directamente os sentimentos e compreender os dos outros; Afirmar os direitos; Lidar com a autoridade; Negociação na resolução de conflitos e Resolução de problemas. Participaram nesta investigação treze alunos do 8ª ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito anos. A intervenção foi avaliada mediante o recurso a técnicas qualitativas, designadamente a aplicação de questionários com itens tipo Likert e de resposta aberta. Nas respostas aos questionários sobre cada uma das sessões, os alunos afirmaram ter gostado bastante das mesmas, considerando-as interessantes e elegendo as dramatizações como o aspecto que mais gostaram. Relativamente à influência da intervenção nas atitudes dos alunos para com as competências sociais abordadas, verificou-se em todas estas a mudança de uma atitude favorável, para uma atitude muito favorável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-27T17:04:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2717
url http://hdl.handle.net/10400.6/2717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136340815642624