Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Patrícia Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2643
Resumo: Este estudo aborda uma temática de especial relevância para a vida em sociedade, já que cada vez mais se percebe o importante papel que as competências sociais desempenham na vida e nas interacções sociais dos indivíduos. Como é cada vez mais frequente o recurso a estratégias de ensino alternativas, faz todo o sentido estudar a forma como a aprendizagem cooperativa pode ser considerada ou não uma mais-valia para dotar os alunos de competências sociais. Estas competências são consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto indivíduos. Neste sentido, a presente investigação apresenta como objectivo basilar verificar se a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa produz ou não efeitos no desenvolvimento das competências sociais dos alunos. Assim, a primeira parte deste trabalho centrou-se na recolha de bibliografia, focando os principais conceitos inerentes a esta temática. No que respeita à segunda parte, são apresentados os principais resultados do estudo de caso, no qual participaram quatro alunos, do 5º ano de escolaridade, comparando os resultados obtidos nesta investigação com aqueles apontados pelos diversos autores constantes na revisão da literatura.
id RCAP_f534d9cd8a7a1e8e4d632263eb9db559
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociaisAprendizagem cooperativaCompetência interpessoalEste estudo aborda uma temática de especial relevância para a vida em sociedade, já que cada vez mais se percebe o importante papel que as competências sociais desempenham na vida e nas interacções sociais dos indivíduos. Como é cada vez mais frequente o recurso a estratégias de ensino alternativas, faz todo o sentido estudar a forma como a aprendizagem cooperativa pode ser considerada ou não uma mais-valia para dotar os alunos de competências sociais. Estas competências são consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto indivíduos. Neste sentido, a presente investigação apresenta como objectivo basilar verificar se a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa produz ou não efeitos no desenvolvimento das competências sociais dos alunos. Assim, a primeira parte deste trabalho centrou-se na recolha de bibliografia, focando os principais conceitos inerentes a esta temática. No que respeita à segunda parte, são apresentados os principais resultados do estudo de caso, no qual participaram quatro alunos, do 5º ano de escolaridade, comparando os resultados obtidos nesta investigação com aqueles apontados pelos diversos autores constantes na revisão da literatura.This study presents an issue of particular importance to social life. Now more than ever, people realize the important role that social skills have in the life and social interactions of individuals. As is increasingly common the use of alternative teaching strategies, makes sense to study how cooperative learning can be regarded as an asset to endow students with social skills. These skills are considered essentials to their development as individuals. In this sense, the main objective of this research is to verify if the implementation of cooperative learning methods produces or not an influence on the development of student’s social skills. So, the first part of this work focused on the collection of literature, focusing on key concepts inherent to this subject. The second part presents the main results of the case study, which was attended by four students from 5th grade, comparing the results of our study with the results listed in the literature reviews.2013-08-26T11:01:11Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2643pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Carla Patrícia Carvalhoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:35.663354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
title Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
spellingShingle Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
Vieira, Carla Patrícia Carvalho
Aprendizagem cooperativa
Competência interpessoal
title_short Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
title_full Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
title_fullStr Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
title_sort Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais
author Vieira, Carla Patrícia Carvalho
author_facet Vieira, Carla Patrícia Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carla Patrícia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Competência interpessoal
topic Aprendizagem cooperativa
Competência interpessoal
description Este estudo aborda uma temática de especial relevância para a vida em sociedade, já que cada vez mais se percebe o importante papel que as competências sociais desempenham na vida e nas interacções sociais dos indivíduos. Como é cada vez mais frequente o recurso a estratégias de ensino alternativas, faz todo o sentido estudar a forma como a aprendizagem cooperativa pode ser considerada ou não uma mais-valia para dotar os alunos de competências sociais. Estas competências são consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto indivíduos. Neste sentido, a presente investigação apresenta como objectivo basilar verificar se a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa produz ou não efeitos no desenvolvimento das competências sociais dos alunos. Assim, a primeira parte deste trabalho centrou-se na recolha de bibliografia, focando os principais conceitos inerentes a esta temática. No que respeita à segunda parte, são apresentados os principais resultados do estudo de caso, no qual participaram quatro alunos, do 5º ano de escolaridade, comparando os resultados obtidos nesta investigação com aqueles apontados pelos diversos autores constantes na revisão da literatura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-08-26T11:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2643
url http://hdl.handle.net/10348/2643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137121471037440