Análise dos Perfis de Carregamento de Veículos Elétricos numa Estação de Carregamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rita Jorge Cerqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6200
Resumo: Portugal, em termos energéticos, caracteriza-se como um país de elevados índices de dependência externa, na medida em que importa mais de 70 % da energia primária que consome, principalmente, combustíveis fósseis. A volatilidade dos preços desses combustíveis e uma maior consciencialização ambiental são fatores que fazem crescer a dinâmica de implementação de energias renováveis com promoção de medidas de eficiência energética e que contribuem para o aumento da segurança energética nacional. O elevado número de população nas grandes cidades que utiliza veículos de combustão interna, faz deste meio um problema de saúde. A penetração dos veículos elétricos parece assim ser inevitável, uma vez que apresentam a capacidade de fazer tender para zero as emissões dos meios de transporte. De forma a tornar o veículo elétrico uma possibilidade real é necessário que existam as condições necessárias à sua implementação, criando estruturas de apoio, nomeadamente, estações de carregamento. Assim, os veículos totalmente elétricos ganharão uma capacidade de percorrer maiores distâncias e, consequentemente, maior atenção por parte dos consumidores. A massificação da eletrificação da mobilidade faz crescer preocupações e levanta questões acerca da qualidade da energia que a rede de distribuição elétrica é capaz de fornecer e o impacto que estes veículos poderão causar na rede. Com este trabalho, é pretendido realizar uma análise dos perfis de carregamento de um veículo elétrico em carregamento numa estação de carregamento protótipo, resultado de um protocolo entre a UBI e Enforce, Engenharia da Energia, S.A..
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