Análise dos Perfis de Carregamento de Veículos Elétricos numa Estação de Carregamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6200 |
Resumo: | Portugal, em termos energéticos, caracteriza-se como um país de elevados índices de dependência externa, na medida em que importa mais de 70 % da energia primária que consome, principalmente, combustíveis fósseis. A volatilidade dos preços desses combustíveis e uma maior consciencialização ambiental são fatores que fazem crescer a dinâmica de implementação de energias renováveis com promoção de medidas de eficiência energética e que contribuem para o aumento da segurança energética nacional. O elevado número de população nas grandes cidades que utiliza veículos de combustão interna, faz deste meio um problema de saúde. A penetração dos veículos elétricos parece assim ser inevitável, uma vez que apresentam a capacidade de fazer tender para zero as emissões dos meios de transporte. De forma a tornar o veículo elétrico uma possibilidade real é necessário que existam as condições necessárias à sua implementação, criando estruturas de apoio, nomeadamente, estações de carregamento. Assim, os veículos totalmente elétricos ganharão uma capacidade de percorrer maiores distâncias e, consequentemente, maior atenção por parte dos consumidores. A massificação da eletrificação da mobilidade faz crescer preocupações e levanta questões acerca da qualidade da energia que a rede de distribuição elétrica é capaz de fornecer e o impacto que estes veículos poderão causar na rede. Com este trabalho, é pretendido realizar uma análise dos perfis de carregamento de um veículo elétrico em carregamento numa estação de carregamento protótipo, resultado de um protocolo entre a UBI e Enforce, Engenharia da Energia, S.A.. |
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Análise dos Perfis de Carregamento de Veículos Elétricos numa Estação de CarregamentoEstação de CarregamentoPerfis de CarregamentoQualidade de EnergiaVeículo ElétricoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaPortugal, em termos energéticos, caracteriza-se como um país de elevados índices de dependência externa, na medida em que importa mais de 70 % da energia primária que consome, principalmente, combustíveis fósseis. A volatilidade dos preços desses combustíveis e uma maior consciencialização ambiental são fatores que fazem crescer a dinâmica de implementação de energias renováveis com promoção de medidas de eficiência energética e que contribuem para o aumento da segurança energética nacional. O elevado número de população nas grandes cidades que utiliza veículos de combustão interna, faz deste meio um problema de saúde. A penetração dos veículos elétricos parece assim ser inevitável, uma vez que apresentam a capacidade de fazer tender para zero as emissões dos meios de transporte. De forma a tornar o veículo elétrico uma possibilidade real é necessário que existam as condições necessárias à sua implementação, criando estruturas de apoio, nomeadamente, estações de carregamento. Assim, os veículos totalmente elétricos ganharão uma capacidade de percorrer maiores distâncias e, consequentemente, maior atenção por parte dos consumidores. A massificação da eletrificação da mobilidade faz crescer preocupações e levanta questões acerca da qualidade da energia que a rede de distribuição elétrica é capaz de fornecer e o impacto que estes veículos poderão causar na rede. Com este trabalho, é pretendido realizar uma análise dos perfis de carregamento de um veículo elétrico em carregamento numa estação de carregamento protótipo, resultado de um protocolo entre a UBI e Enforce, Engenharia da Energia, S.A..Portugal, in energy terms, is characterized as a country with high levels of external dependence, in that it imports more than 70 % of primary energy it consumes, mainly fossil fuels. The price volatility of the fuels and greater environmental awareness are factors that make grow the dynamic deployment of renewable energy with promoting energy efficiency measures and contribute to increased national energy security. The high number of population in large cities that use internal combustion vehicles, makes this vehicle a health problem. The penetration of electric vehicles seems so inevitable, since they have the ability to tend towards zero emissions from transportation. In order to make the electric vehicle a real possibility it is essential that there are the necessary conditions for its implementation, creating support structures, namely, charging stations. Thus, the all electric vehicles will gain greater autonomy and, consequently, greater attention by consumers. The massification of electrification of mobility is growing concern and raises questions about the quality of the energy that the electric distribution network is capable of providing, and the impact that these vehicles can cause back on the grid. This work is intended to perform an analysis of load and consumption profiles of an electric vehicle charging in a charging station prototype, resulting of an agreement between UBI and textsc Enforce, Energy Engineering, SA..Calado, Maria do Rosário AlvesuBibliorumPinto, Rita Jorge Cerqueira2018-09-05T14:11:27Z2014-6-232014-07-182014-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6200TID:201640279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:58.860466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Portugal, em termos energéticos, caracteriza-se como um país de elevados índices de dependência externa, na medida em que importa mais de 70 % da energia primária que consome, principalmente, combustíveis fósseis. A volatilidade dos preços desses combustíveis e uma maior consciencialização ambiental são fatores que fazem crescer a dinâmica de implementação de energias renováveis com promoção de medidas de eficiência energética e que contribuem para o aumento da segurança energética nacional. O elevado número de população nas grandes cidades que utiliza veículos de combustão interna, faz deste meio um problema de saúde. A penetração dos veículos elétricos parece assim ser inevitável, uma vez que apresentam a capacidade de fazer tender para zero as emissões dos meios de transporte. De forma a tornar o veículo elétrico uma possibilidade real é necessário que existam as condições necessárias à sua implementação, criando estruturas de apoio, nomeadamente, estações de carregamento. Assim, os veículos totalmente elétricos ganharão uma capacidade de percorrer maiores distâncias e, consequentemente, maior atenção por parte dos consumidores. A massificação da eletrificação da mobilidade faz crescer preocupações e levanta questões acerca da qualidade da energia que a rede de distribuição elétrica é capaz de fornecer e o impacto que estes veículos poderão causar na rede. Com este trabalho, é pretendido realizar uma análise dos perfis de carregamento de um veículo elétrico em carregamento numa estação de carregamento protótipo, resultado de um protocolo entre a UBI e Enforce, Engenharia da Energia, S.A.. |
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