Análise comparativa na aplicação de métodos expeditos para dimensionamento de pavimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23894 |
Resumo: | Mestrado de dupla diplomação com a Associação Educativa Evangélica - UniEvangélica |
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Análise comparativa na aplicação de métodos expeditos para dimensionamento de pavimentosMétodos de dimensionamentoMACOPAVDNERPavimentos flexíveisDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasMestrado de dupla diplomação com a Associação Educativa Evangélica - UniEvangélicaEste trabalho detalha um estudo académico sobre a análise e aplicação dos métodos de dimensionamento de pavimentos pelo manual brasileiro e manual português. Os pavimentos flexíveis são os mais representativos na rede de estradas tanto nacional quanto internacionalmente. O que faz com que, a cada dia as exigências de desempenho e qualidade dos pavimentos rodoviários cresçam, levando a repensar nas metodologias de dimensionamento utilizadas atualmente. Neste trabalho aborda-se a análise comparativa entre duas metodologias de dimensionamento. Os métodos a serem estudados são o Método empírico brasileiro DNER proposto pelo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem atuamente chamado de Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e o método expedito português MACOPAV (Manual de Concepção de Pavimentos para a Rede Rodoviária Nacional) proposto pela Junta Autónoma de Estradas (JAE) que atualmente se designa por Infraestruturas de Portugal (IP). Com base nos manuais referidos foram obtidas soluções de pavimento resultante de diversas situações de carregamento e de fundação, em termo de espessuras finais das camadas do pavimento, e após esta análise, realizaram-se comparações entre os métodos, abordando os tipos de estruturas, espessuras, materiais e vida útil do pavimento. Conclui-se que das variadas estruturas tipo resultantes, não se encontram diferenças significativas em termos de espessura e materiais utilizados, observa-se que o pavimento português é dimensionado para um tempo de vida útil de 20 anos onde este se torna um pavimento de custo elevado em sua fase de construção. Para o pavimento brasileiro este dimensionamento é feito para um período de 10 anos, visando um menor custo por tempo de vida útil de construção. Porém, este requer mais intervenções de conservação e reabilitação para uma vida útil correspondente do método português, gerando um custo mais alto que este.This work details an academic study on the analysis and application of pavement sizing methods by the manual standards and Brazilian manual and Portuguese manual. Flexible pavements are the most representative in the road network both nationally and internationally. Which makes the performance and quality requirements of road pavements grow every day, leading to rethinking the sizing methodologies currently used. This paper addresses the comparative analysis between two sizing methodologies. The methods to be studied are the Brazilian empirical method DNER proposed by the National Department of Roads and Routing, currently called the National Department of Infrastructure and Transport (DNIT); and the expeditious Portuguese method MACOPAV (Floor Design Manual for the National Road Network) proposed by the Autonomous Board of Roads (ex JAE), currently known as Infraestruturas de Portugal (IP). Based on the aforementioned manuals, pavement solutions resulting from various loading and foundation situations were obtained, in terms of the final thicknesses of the pavement floor layers, and after this analysis, comparisons were made between the methods, addressing the types of structures, thicknesses, materials and useful floor life of the pavement. It is concluded that of the various resulting type structures, there are no significant differences in terms of thickness and materials used, it is observed that the Portuguese pavement is designed for a service life of 20 years where it becomes a high-cost floor in its construction phase. For the Brazilian pavement, this design is done for 10 years, aiming at a lower cost per service life, but this requires constant maintenance, which ends up generating a higher cost compared to the other method.Minhoto, ManuelBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Rita de Cássia2021-09-08T14:12:44Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23894TID:202763218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:49.151097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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