Estudo comparativo de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, utilizando-se um sistema computacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Sebastião Batista dos.
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2216
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da análise comparativa entre o método de projeto de pavimentos flexíveis adotado pelo DNER, o método baseado na Teoria da Elasticidade e o método desenvolvido para Países Tropicais, através do progra ma computacional denominado "DIMP". Os resultados obtidos permitiram concluir que, com relação ao programa DIMP, pode ser utilizado nos dimensionamentos de pavimentos flexíveis, baseado no uso dos procedimentos analíticos, para quaisquer condições de carregamento e materiais, facilitando, desta maneira, investigar o maior número possível de situações que possam ser simuladas. Quanto aos resultados dos dimensionamentos, conclui-se que, a espessura total do pavimento independe do modulo de elasticidade da base e de CBR da base, para as condições analisadas, dependendo somente do CBR do sub-leito e de NOEP, quando dimensionados através dos métodos do DNER e do Tropical Inglês , bem como do modulo de elasticidade do sub-leito e sub-base e NOEP para o método baseado na Teoria da Elasticidade. Para as condições admitidas e analisadas de CBR's e módulos de elasticidade e valores de NOEP entre 10 a 5x10 6 , o método do DNER forneceu maior espessura total do pavimento, quando comparado com os métodos estudados. Enquanto para o trafego, variando entre 10 3 a 10 4 a 10 7 a 10 8 , o método do DNER apresentou menor espessura total do pavimento com relação ao método, baseado na Teoria da Elasticidade.Finalmente, o método Tropical Inglês apresentou menorespessura total do pavimento para todas as condições assumidas nesta pesquisa, quando comparado com os métodos estudados.
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Os resultados obtidos permitiram concluir que, com relação ao programa DIMP, pode ser utilizado nos dimensionamentos de pavimentos flexíveis, baseado no uso dos procedimentos analíticos, para quaisquer condições de carregamento e materiais, facilitando, desta maneira, investigar o maior número possível de situações que possam ser simuladas. Quanto aos resultados dos dimensionamentos, conclui-se que, a espessura total do pavimento independe do modulo de elasticidade da base e de CBR da base, para as condições analisadas, dependendo somente do CBR do sub-leito e de NOEP, quando dimensionados através dos métodos do DNER e do Tropical Inglês , bem como do modulo de elasticidade do sub-leito e sub-base e NOEP para o método baseado na Teoria da Elasticidade. Para as condições admitidas e analisadas de CBR's e módulos de elasticidade e valores de NOEP entre 10 a 5x10 6 , o método do DNER forneceu maior espessura total do pavimento, quando comparado com os métodos estudados. Enquanto para o trafego, variando entre 10 3 a 10 4 a 10 7 a 10 8 , o método do DNER apresentou menor espessura total do pavimento com relação ao método, baseado na Teoria da Elasticidade.Finalmente, o método Tropical Inglês apresentou menorespessura total do pavimento para todas as condições assumidas nesta pesquisa, quando comparado com os métodos estudados.This thesis shows the results of a comparative analysis between three flexible pavement design methods; the flexible pavement design method used by DNER (DNER method) the method based on the elasticity theory (elastic method) and another method developed for tropical countries (called "Tropical Inglês" method). All those methods use a computacional program called "DIMP". The obtained results showed that the DIMP program may be used for flexible pavement design under any loading system and any layer materials configuration, allowing the investigation of a larger number of possible solutions to be simulated. From the dimensioning results it may be conclude that, for the conditions of our investigation, the total thicknees of the pavement is affected neither by the elastic modulus of the base layer nor by its CBR value. This thickness depends only on the subgrade layer CBF, values and on the traffic level when both DNER and tropical ingles methods are used and that this total thickness depends on the elastic moduli of the subgrade and subbase layers and on the traffic level when the elastic method is used for design. The DNER method gave a higher thickness for all our tested conditions CBR and elastic moduli values of the layers when the traffic level was maintained between 10 5 and 5x10 6 vehicles/year. For a traffic level varying between 10 3 to 10 4 vehicles/year or between 10 7 to 10 8 vehicles/year, the DNER method gave a smaller total thickness of the conditions than the one given by the elastic method. The results showed that, under all the conditions of our investigations, the Tropical Ingles led to the smallest total thickness of the pavement.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGFERREIRA, Heber Carlos.FERREIRA, H. C.http://lattes.cnpq.br/1580591945385126BEZERRA, Raimundo Leidimar.BEZERRA, R. L.http://lattes.cnpq.br/1046305389288490DEMARTINECOURT, Jean Pierre.BRASILEIRO, Francisco Edmar.SANTOS, Sebastião Batista dos.1984-03-302018-11-19T13:21:06Z2018-11-192018-11-19T13:21:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2216SANTOS, Sebastião Batista dos. Estudo comparativo de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, utilizando-se um sistema computacional. 1984. 137f. 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