A operacionalização do poder estrutural americano através do FMI: análise dos eixos orientadores da economia política brasileira entre 1995 e 2016
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29865 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Relações Internacionais |
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A operacionalização do poder estrutural americano através do FMI: análise dos eixos orientadores da economia política brasileira entre 1995 e 2016The operationalization of American structural power through the IMF: analysis of the guiding axes of the Brazilian political economy between 1995 and 2016Poder Estrutural Americano;Economia Política Brasileira;Economia Política Internacional;Sistema Monetário Internacional e FMIAmerican Structural Power;Brazilian Political Economy;International Political Economy;International Monetary System and IMF.Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Relações InternacionaisEsta dissertação de mestrado analisa a influência do poder estrutural americano na condução da economia política brasileira de 1995 até 2016, utilizando o FMI como braço operador desse sistema. A tese do poder estrutural, defendida por Susan Strange, foi utilizada para nos fornecer subsídio teórico. Dessa forma, o poder estrutural e o poder relacional são pontos-chave para a compreensão do poder dos Estados Unidos da América (E.U.A) no final da II Guerra Mundial, em Bretton Woods. Neste contexto, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: a) investigar como se operacionaliza o poder estrutural americano no seio do FMI; b) verificar como algumas instituições públicas e privadas estadunidenses atuam para influenciar os programas de ajustamento estrutural proposto pelo FMI; c) analisar como se organiza a orientação ideológica do staff na condução do FMI e d) estudar como os governos brasileiros de 1995 até 2016 rececionaram as diretrizes do Consenso de Washington e a execução dos programas de ajuste estrutural. Após as nossas investigações, verificou-se que o poder estrutural é operacionalizado por intermédio do poder relacional ou instrumental através do Fundo. Constatamos que bancos privados, o G7, o tesouro e o congresso americano exercem influência nos destinos da organização internacional, objeto de nossa investigação. Essa instituição multilateral possui, em seus quadros de funcionários, pessoas com formação académica predominantemente oriunda de universidades euroamericanas. Os governos brasileiros rececionaram as diretrizes do Consenso de Washington, as “recomendações” de ajustes estruturais do Fundo, houve a introdução de leis favoráveis à diminuição da atuação do Estado e políticas de austeridade, conforme os interesses de Washington. Embora tenha havido uma inflexão entre 2003 e 2014, a austeridade continuou mesmo nos governos progressistas no Brasil. Verificamos também a centralidade dos E.U.A. no Sistema Monetário Internacional (SMI) graças ao poder do dólar, porém partilham a sua hegemonia com outros países do G7.This master's dissertation analyzes the influence of American structural power on the conduct of the Brazilian political economy from 1995 to 2016 using the IMF as the operating arm of this system. The thesis of structural power advocated by Susan Strange was used to provide us with theoretical support. Consequently, structural power and relational power are key to understanding U.S. power at the end of World War II. In this context, we developed the specific objectives: a) to investigate how American structural power is operationalized within the IMF; b) to verify how some public and private U.S. institutions act to influence the structural adjustment programs proposed; c) to analyze how the ideological orientation of the staff is organized in the conduct of the IMF d) to study how Brazilian governments from 1995 to 2016 have received the guidelines of the Washington Consensus and the execution of structural adjustment programs. After our investigations we found that structural power is operationalized through relational or instrumental power through the Fund. We have verified that private banks, the G7, the treasury, and the U.S. Congress exert influence on the destiny of the international organization that is the object of our investigation. This multilateral institution has on its staff people with academic background predominantly from Euro-American universities. The Brazilian governments received the guidelines of the Washington Consensus, the structural adjustments directly through the Fund, by pressure from the American government and the introduction of laws support the reduction of the role of the State with austerity policies. Although there was an inflection between 2003 and 2014, austerity continued even under leftist governments in Brazil. We also verified that the U.S. is in the center of the IMS with the predominance of the dollar, but shares its hegemony with G7.Carla Margarida Barroso Guapo Da CostaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Alex Rosa da2024-01-18T09:57:57Z2023-11-272023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29865TID:203470443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:35:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:39.851409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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